Quero saber se durante um ataque de pânico a pressão diastólica aumenta? A sistólica sei que aumenta

8 respostas
Quero saber se durante um ataque de pânico a pressão diastólica aumenta? A sistólica sei que aumenta lógico. Um dia eu sai pra rua e estava com coração um pouco acelerado devido ao medo e crise de pânico. Eu sai de bicicleta fazendo esforço. Quando cheguei a pressão tava 14/11
Saudações! Terapia EMDR pode curar o pânico. Há registros clínicos de resultados significativos de melhora com apenas 3 meses de terapia. Sinta-se livre para saber mais sobre o assunto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Faz parte do ataque de pânico uma série de sintomas inclusive pressão alta. A linha de conduta cognitiva comportamental fará em pouco tempo que esses sintomas sejam eliminados. Então você tem que procurar um psiquiatra e tomar remédios por pouco tempo também e deve marcar consulta com um psicólogo tb. Deve tomar essa providência urgente porque pressão alta é algo perigoso que pode desencadear outros problemas físicos graves. Estou à sua disposição caso queira marcar uma consulta.
Olá! Assim como existe uma flutuação do estado ansioso, existe também um funcionamento alterado do organismo, o que pode alterar sim a sua pressão. Contudo, acredito que a constante do hábito de aferir sua pressão, assim como de buscar estar tão apegado ao seu ritmo cardíaco já é justificativa o bastante para se procurar um profissional que o ajude a aprender a lidar com essa situação.

Muitas pessoas acabam se dando conta dos seus ritmos cardíacos e mesmo de nossa pressão arterial por eventos em que a vida ficou sob risco, algum parente ou conhecido teve algum evento cardíaco e é normal o medo aparecer.

O pânico se relaciona ao medo e à antecipação desse medo.

Contudo, existem modos para se aprender a lidar com esse medo.

Caso tenha mais dúvidas ou precise de ajuda, fico a sua disposição.
A crise de pânico pode sim levar o organismo a reações como esta. E também algumas outras como dormencia e formigamento nas mãos e sudorese.
Por isso é importante o quanto antes você procurar uma psicoterapia e assim compreender melhor o que está se passando com você.
A ansiedade, assim como diversos outros fatores, podem alterar a pressão arterial, tanto a sistólica quanto a diastólica podem aumentar ou até mesmo diminuir. Se você em um momento de medo/ ansiedade faz atividade que gera esforço sua pressão ficará ainda mais alterada.
Seria importante consultar seu clinico para fazer um diagnóstico completo.
Você não diz se faz algum tratamento contra a ansiedade. Se sim, você está no caminho certo para controlar e se curar desse medo e ansiedade que geram grande mal estar. Se não, sugiro que procure um psicologo e um psiquiatra. O psiquiatra irá te prescrever uma medicação, se necessário, para tratar dos sintomas fisicos. O psicólogo irá te ajudar a entender e identificar o que está gerando os ataques de pânico e desenvolver habilidades para lidar com essas situações e sentimentos até que você fique curado dos ataques de pânico.
Ola! A Simdrome do Pânico pode interferir na pressão sanguínea porque nossas emoções estão em conexão com nosso funcionamento fisiológico (cardio-respiratório, endócrino etc). Além do tratamento com fármaco é fundamental a psicoterapia para criar uma educação emocional e promover uma melhor relação com o corpo e a psique. Abraço
Olá! Quando se dá um ataque de pânico, todo o organismo reage ! A pressão arterial aumenta. Tudo isso, esse pânico, vem de uma ansiedade muito elevada. quando a ansiedade chega a uma intensidade muito elevada, aparece o pânico.
Seria de muito bom senso procurar um cardiologista e conversar sobre seu pânico e ansiedade, referindo a esse aumento da pressão arterial. Com certeza deverá pedir exames para verificar se há algum problema de pressão alta ou se deve simplesmente a um estado emocional.
Olá, algumas pessoas com transtorno ansiosos como no caso da síndrome do pânico relata uma preocupação muito particular com a pressão arterial. Pense na possibilidade de fazer psicoterapia. Espero ter ajudado,

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.