Quero saber se ansioliticos e antidepressivos fazem mal ao estômago? Nao sei se é devido a ter fantas

4 respostas
Quero saber se ansioliticos e antidepressivos fazem mal ao estômago? Nao sei se é devido a ter fantas crises desenvolvi uma gastrite no estômago. O tratamento com medicamentos quando fazerem efeitos podem acabar com este sintoma de sensação quente e vazio no estômago?
Olá . Ansiolíticos e antidepressivos não causam lesões no estômago . Neste caso tomar a medicação com 1 copo de água para evitar agressão direta pelo comprimido ou pela cápsula .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Alguns remédios podem ter efeitos colaterais que se manifestam de forma diferente em cada indivíduo. É importante conversar com seu médico sobre esses sintomas que tem sentido e se for necessário como dito, solicitar exames para investigar a alteração gástrica. Também acho importante um trabalho em conjunto com um profissional da nutrição para fornecer uma alimentação em intervalos adequados para sua boa nutrição e auxiliar inclusive no tratamento principal se for depressão ou ansiedade, pois hoje temos alimentos com compostos que auxiliam na produção de serotonina e tem efeitos positivos no sistema nervoso e assim lhe proporcionar melhor qualidade de vida. Abraços.
Normalmente estas medicações não causam alterações no estômago. Porém excesso de medicamentos associado a outros comportamentos alimentares inadequados podem predispor ao que chamamos de dispepsia. Uma avaliação clínica deve ser realizada em em caso de suspeita realizar uma endoscopia digestiva para confirmar quadros compatíveis com gastrite. Procure um especialista.
Bom dia,

a melhor forma de avaliar se existe, ou não, uma alteração gástrica que exige tratamento é através de uma endoscopia digestiva alta.
O uso de medicação de forma abusiva pode contribuir para o desenvolvimento de gastrite, mas essa relação não é obrigatória.
O ideal nos casos de paciente que fazem uso crônico de medicações é fazer consultas periódicas ao médico assistente e a exposição ao mesmo dos sintomas que vem apresentando e, a partir daí, investigar e tratar as possíveis alterações

à disposição

dr francisco carlos
cirurgião oncológico e geral

Especialistas

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Médico clínico geral

Curitiba

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Rafael Cypriani

Rafael Cypriani

Cirurgião do aparelho digestivo

Piracicaba

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Paula Campolina Campos Ferreira

Paula Campolina Campos Ferreira

Gastroenterologista, Endoscopista

Divinópolis

Ana Carolina Sawaris Neto

Ana Carolina Sawaris Neto

Especialista em clínica médica

Campo Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1559 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.