Quero saber qual profissional procurar. Sinto que tenho pensamento acelerado, sempre acho que tomo a

34 respostas
Quero saber qual profissional procurar. Sinto que tenho pensamento acelerado, sempre acho que tomo as piores decisões profissionais e amorosas. Ultimamente tenho sentido reações físicas, como cansaço sem ter feito esforço, falta de sono e dificuldade para acordar de manhã. Sinto desânimo constante, desinteressse com a maioria das coisas, e ao mesmo tempo, inquietação. Devo procurar psicólogo ou psicanalista?
Olá,
É um relato que descreve uma somatização e que é de fundamental importância ter um acompamento psicológico, já a aboradagem fica a seu criterio, ou seja, a escolha.
Assim como a psicanalise, psicologia comportamental, fenomenologia, psicologia congnitiva são indicada para o seu caso.
Boa sorte.

Olá bom dia, é importante procurar um psicologo/a seja qual for a abordagem, a psicanalise é uma entre tantas; Da tua fala percebe-se que está no inicio de uma depressão a causa do desanimo, desinteresse e inquetação. Procure ajuda de um psiquiatra para ter um diagnostico mais preciso e em seguida procurar um psicologo/a.
Entre as terapias sugiro que procure algúem que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, pode ser que num tempo menor consiga ter um beneficio na recuperação do desanimo e desinteresse. Espero ter ajudado.
Olá. Seria bom procurar um psicologo e um psiquiatra. Sua descrição parece ansiedade, o que deixa a pessoa bastante confusa e esgotada. A psicoterapia lhe ajudará a conhecer as causas dos comportamentos ajudando a minimizá-las e o psiquiatra poderá lhe medicar de forma adequada para superar esses momentos iniciais. Boa sorte
Olá, pelo seu relato , realmente precisa de ajuda .O tratamento com profissional psicólogo Cognitivo Comportamental , aliada a terapias complementares , ajudará muito no seu tratamento , eliminando esses sintomas de ansiedade , depressão, promovendo o equilíbrio e bem estar .Estou a disposição para ajudar ,
Olá! Procure um profissional que você consiga se sentir à vontade, garanto que se conseguir um bom vínculo terapêutico, nas primeiras sessões vai se sentir melhor. Após isso, estará buscando a questões centrais dos sintomas citados, resolva passo a passo, mas precisa começar em algum momento. E lembre-se que tudo passa!
Olá, a psicanálise é uma das abordagens da Psicologia (apesar de haver psicanalistas que não são psicólogos). Indico procurar psicólogo devidamente credenciado, seja psicanalista, terapeuta cognitivo-comportamental, ou humanista, que são as abordagens mais comuns. A depressão e a ansiedade que está sentido podem ser o problema principal ou podem ser apenas os sintomas de um padrão de funcionamento mais arraigado e que deve ser tratado com psicoterapia. O psicólogo saberá encaminhar para o psiquiatra, se for necessário. Outro caminho é ir primeiro no psiquiatra e ele poderá medicar e indicar psicoterapia.
Esperto ter ajudado.
Olá! Independente da abordagem, sugiro sim que você procure orientação psicológica, pois pelos sintomas que apresentas parece estar com um quadro de ansiedade. Procure ajuda profissional e se os sintomas forem se agravando, busque auxílio também de um psiquiatra. Estou à disposição para mais esclarecimentos.
Olá, sempre sugiro procurar um medico; pra descartar qq problema orgânico. Caso não tenha nenhuma alteração e os sintomas persistam busque atendimento psicológico ( psicologo clínico). Apos a avaliação psicológica, se houver necessidade o profissional fará encaminhamento para um psiquiatra para entrar com a terapia medicamentosa.Estou a disposição para esclarecer alguma duvida. Att.
Bom dia! Pelos sintomas descritos sugiro procurar o psiquiatra para avaliação diagnóstica e medicação para dar suporte para iniciar Psicoterapia. Algumas abordagens interessantes são EMDR e Brainspotting, que tem base na neurociência, mas qualquer psicólogo poderá lhe ajudar nessa situação e melhorar sua qualidade de vida. Espero ter ajudado.
Procure um psicólogo da abordagem Cognitivo-comportamental.
A Psicologia tem diferentes vertentes teóricas e metodológicas, assim como a Psicanálise.
Se quiser, você pode buscar saber mais sobre uma abordagem específica, porém o importante é você vincular com o profissional e este ser ético.
Como qualquer outro profissional de saúde, caso você não goste do atendimento, procure outro até encontrar alguém que você sinta confiança.
Olá! Pelo seu relato parece ser um quadro de ansiedade associada à depressão, contudo, somente uma avaliação mais minuciosa para verificar o que de fato está te acometendo. Recomendo que, inicialmente, você busque psicóloga/o para fazer acompanhamento. Não deixe de se cuidar. Abraço! Esther Araújo
Ola,
procure por um psicólogo capacitado e com quem você puder constituir um bom vínculo de confiança. A grande maioria dos psicanalistas sāo também formados em psicologia, usando a psicanálise como abordagem no trabalho psicoterápico.
Cuide se!
Ja ouviu falar do EMDR ? Busque videos explicativos no youtube, e qq pergunta pode me procurar
Olá, bom dia!
A procura de um psicólogo irá lhe ajudar a identificar a causa destes sintomas e até fazer um diagnóstico mais detalhado, possibilitando assim um tratamento mais adequado.
Olá, boa tarde! A procura por um psicólogo ou um psicanalista irá depender da sua identificação com cada linha, destacando que nos dois casos você poderá obter melhora em seus sintomas, porém cada linha tem uma forma de trabalho diferente. Sugiro que busque mais informações sobre as linhas de tratamento psicológico e tome sua decisão de acordo com o que mais se identificar. O mais importante é que não deixe de buscar ajuda, pois de acordo com o seu relato entendo que esteja em sofrimento e que um acompanhamento psicológico possa te ajudar com essas questões. Espero te ajudado. Att. Carolina
É importante esclarecer as diferenças de formação entre psicólogos e psicanalistas.

A rigor, o psicólogo possui formação em psicologia, cujo curso contempla disciplinas de psicanálise e outras abordagens (ex.: fenomenologia, análise do comportamento, etc.). Porém, só a graduação em psicologia, não garante o título de psicanalista (ou de especialista em outras áreas).

O psicanalista, por sua vez, necessita de formação específica área, podendo ser graduado em outros cursos além da psicologia (ex.: medicina, enfermagem, filosofia, sociologia, etc.).
Tanto o psicólogo quanto o psicanalista podem te ajudar.O importante é vc procurar um profissional que te escute e que te ajude a encontrar resposta a tantas perguntas que te acometem!
Tu descreve um grande desconforto com os sintomas que apresenta. A psicanálise pode ajudar a lidar com o sofrimento, organizar teus pensamentos e emoções. Se os sintomas forem de grande resistência pode ser necessário o apoio de medicamentos psiquiátricos que não descartarão um processo mais subjetivo que um tratamento psicanalítico propõe.
Olá. Primeiramente procure um psicólogo para avaliar o seu caso. Se houver a necessidade esse profissional te encaminhará ao psiquiatra. Atenciosamente.
Olá! Independente da abordagem, procure um profissional que você sinta confiança para falar da suas questões. Sugiro em pimeiro lugar procurar um psicólogo, e se este achar necessário te encaminhará para um psiquiatra. Entrar em contato com o que está incomondando é essencial. Dê o primeiro passo! Fique bem!
Olá! seria interessante você procurar um psicólogo que você possa ficar à vontade para conversar sobre essa situação a fim de planejar um tratamento adequado. Boa sorte.
Olá! Independente do profissional que decidir buscar, o importante é que você dê o primeiro passo em direção ao autocuidado. Você pode testar várias abordagens até encontrar aquela que mais se identifica. O vínculo que você irá desenvolver com o profissional será um fator decisivo para o sucesso do tratamento. Tanto o Psicólogo como o Psicanalista poderão te ajudar. Caso seja necessário você também pode dar início a terapia medicamentosa com um Psiquiatra. Cuide-se bem!
Olá! Um acompanhamento psicológico é muito eficaz neste caso. Encontro-me a sua disposição.
Boa tarde! Procure um psicólogo e ele te oferecerá suporte adequado para compreender a causa desses sintomas e conseguentemente trata-los. Procure ajuda. Abraço
Olá! Como vai? O psicólogo e o psicanalista possuem ferramentas para auxiliar no enfrentamento de várias questões relacionadas ao sofrimento psíquico. Há uma infinidade de abordagens dentro da psicologia, a psicanálise é uma delas. Assim, qualquer profissional nesse viés conseguirá realizar diagnostico, em sendo o caso, auxiliar na prevenção e tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais/estresse e de personalidade. Ele é o profissional responsável no auxílio da boa saúde psicológica do indivíduo. Dessa forma, escolha o profissional com o qual você se sinta a vontade e inicie seu acompanhamento.
Olá, a psicanálise é uma vertente da psicologia, mas é necessário você ficar atento, pois nem todo psicanalista é psicólogo. E um tratamento psicológico independente da abordagem seria importante para você. Um abraço!
Olá! Nesse caso, o ideal seria você buscar um psicólogo. A Psicanálise é uma das abordagens da Psicologia, mas existem muitas outras que também são eficazes. Caso se faça necessário, o psicólogo pode fazer um encaminhamento para o psiquiatra.
Olá! O psicólogo é um profissional que fez faculdade de psicologia; faculdade em que se estuda a dimensão humana nos mais diversos aspectos. A psicanálise é uma corrente teórica que tem o seu olhar voltado à dimensão inconsciente do ser humano. Um psicólogo pode, assim, ter como sua principal linha teórica de orientação, a psicanálise. O psicanalista, por outro lado, pode não ser psicólogo. Pois a psicanálise é uma disciplina que pode ser estudada nas mais diversas áreas acadêmicas. Considerando os seus sintomas entendo que você deva sim procurar por ajuda profissional. Espero ter te ajudado a entender um pouco sobre a psicologia e a psicanálise, de forma que você possa então, fazer a sua escolha.
Oie! A junção de sintomas é recomendado claramente um acompanhamento psicológico, já a abordagem fica à sua escolha. Deveria experimentar uma consulta com Psicólogo com abordagem na TCC, focando os presentes acontecimentos e como melhorá-los. Estou á disposição!
Psicólogo ou psicanalista, o principal é a personalidade do profissional.
Olá!
Primeiramente quero parabenizá-la pela iniciativa em expor seu problema e partilhar sua angústia.
A psicoterapia é um dos métodos eficazes para lhe acompanhar no processo de autoconhecimento. É recomendável que você escolha um profissional que lhe transmita segurança e confiança para que você sinta os benefícios da terapia no seu dia a dia, independente da abordagem, o que mais é importante é a relação entre vocês. Caso contrário, é importante que você busque outro profissional até que se sinta a vontade. Um abraço
Os dois podem te ajudar. As abordagens dentro da psicologia e a psicanalise tem referenciais teóricos diferentes. Na minha opinião, se você não tem conhecimento ou preferencia por alguma linha em específico, busque um profissional baseado em quão bem você se sente com ele e com a sessão. Abraço.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Compreendo que esses sentimentos e sintomas que você está enfrentando podem ser bastante difíceis. Pensamentos acelerados, dúvidas constantes sobre suas decisões, e sintomas físicos como cansaço sem motivo aparente, falta de sono, dificuldade para acordar, desânimo e inquietação são sinais que indicam a necessidade de atenção profissional.
É normal ter dúvida sobre qual profissional procurar. Tanto psicólogos quanto psicanalistas podem oferecer suporte valioso, mas suas abordagens podem variar um pouco.
Os psicólogos trabalham com uma variedade de técnicas terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, hipnose, entre outras, que pode ser muito eficaz para lidar com pensamentos acelerados e questões relacionadas à tomada de decisões. Eles podem ajudar você a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para gerenciar melhor seus sintomas.
Os psicanalistas focam mais na exploração dos aspectos inconscientes da mente e das experiências passadas que podem estar influenciando seus comportamentos e sentimentos atuais. Esse tipo de terapia pode ser útil para quem deseja um entendimento mais profundo de si mesmo.
Diante dos sintomas que você está descrevendo também recomendo que você busque uma orientação médica para descartar outras questões físicas. Algumas alterações hormonais, por exemplo, podem gerar os meus sintomas descritos, entre outras questões físicas.
A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar seus sentimentos, entender as raízes dos seus problemas e desenvolver novas maneiras de lidar com eles.
Mais do que uma abordagem, é interessante sentir-se bem com o profissional. Claro, que compreendo mais sobre as técnicas você pode procurar um terapeuta que mais se encaixe com suas expectativas. Estou aqui para ajudar nesse processo. Se desejar, podemos agendar uma consulta para discutir mais detalhadamente suas preocupações e trabalhar juntos em direção ao seu bem-estar. Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve! Aguardo seu contato! Abraços, Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo