Queria saber qual é a técnica mais adequada para a cirurgia de turbinectomia? É errado retirar por

3 respostas
Queria saber qual é a técnica mais adequada para a cirurgia de turbinectomia? É errado retirar por completo os cornetos nasais inferiores?
Olá,
A Septoplastia é uma cirurgia funcional que visa corrigir os desvios do septo nasal "por dentro do nariz". Salvo em algumas excessões (cirurgias que envolvam desvios septais caudais que possam alterar de alguma forma discreta a ponta nasal), NÃO muda, NÃO mexe em nada no nariz por fora.
Pacientes com queixas estéticas (nariz "torto", nariz "adunco", nariz "com giba", etc) merecem ser avaliados a fim de serem submetidos a uma rinosspetoplastia. Esta é uma cirurgia estética e funcional do nariz, mais delicada, que visa corrigir os distúrbios da respiração e buscar a harmonia estética nasal procurada por estes pacientes.
Um otorrinolaringologista com experiência em cirurgia estética nasal está apto a realizar esta cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem duas técnicas principais: a turbinectomia parcial e a turbinoplastia. A turbinectomia é a remoção de parte do corneto geralmente uma parte óssea e outra mucosa.Na turbinoplastia é feito um corte, removido parte óssea por dentro e depois reposicionada a mucosa. Cada técnica tem suas vantagens em geral o cirurgião escolhe junto com o paciente. A remoção total deve ser sempre evitada (exceto casos de tumores malignos) por risco de ocasionar sensação de nariz vazio, pois os cornetos têm função de umidificar e aquecer o ar inspirado.
Quando se quer melhorar a respiração nasal, não se remove todo o corneto, geralmente. Costumamos deixá-lo menor, mas não remover todo ele.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 163 perguntas sobre Turbinectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.