Querer ficar sempre sozinho é sintoma de autismo?

8 respostas
Querer ficar sempre sozinho é sintoma de autismo?
Um único sinal ou sintoma não define transtorno algum.
Para que um diagnóstico sobre autismo seja fechado é necessário um tempo de avaliação para que seja realizados vários exames clínicos e avaliações psicológicas e de outros profissionais, através de uma equipe multidisciplinar, para que assim o diagnóstico sege feito de forma uma segura e confiável.

Querer ficar sozinho é sintoma de muitas coisas diferentes e se for somente isso pode ser apenas uma característica da pessoa e não uma patologia.
Se tem suspeitas de autismo, por outros motivos, procure por um psiquiatra e um psicólogo para fazerem um diagnóstico em conjunto.
Mas se o relato de quer ficar sozinho tem mais relação com o sentimento de melancolia e tristeza, provavelmente não será autismo, mas um psicólogo poderá lhe ajudar a evitar que isso se agrave.
O isolamento pode estar presente em diversas indicações diagnósticas, no entanto precisaria ocorrer associado á outro sintomas. O ideal é buscar avaliação técnica, objetivando os esclarecimentos necessários.
Como descreveu Minkowski, o Autismo é o "ser para si".

Do grego autos, significa"de si mesmo".

O "querer ficar sempre sozinho" é um dos sintomas do autismo, mas tal característica pode estar presente em dezenas de outros transtornos.
Depende da importância e de que forma você lida com isso. Se for algo comum que não lhe prejudique ou não seja incomodo, tudo bem.
Se for uma questão ou por causa do afastamento lhe traga algum sofrimento, problema, constrangimento, procure um profissional.
Geralmente, quando é algo que prejudique, raramente as pessoas procuram auxílio.
Olá, querer ficar sozinho não define qualquer tipo de transtorno ou patologia. Depende de que forma este "gostar de ficar sozinho" interfere na sua vida. É importante ressaltar que você diz GOSTAR de ficar sozinho, o que é diferente de querer e não conseguir ficar próximo as pessoas por outros motivos.
Procure um Psicólogo para falar sobre esta questão, existem diversas outras situações que levam a pessoa a querer ficar sozinha. Cuidado com os diagnósticos prontos baseados em sintomas isolados. Cuide-se!
Essa questão de querer ficar sempre sozinho não é o suficiente para podermos averiguar se há um caso de Autismo verídico. Essa questão de querer ficar sozinho pode ser um traço de introversão, traço este que todos os seres humanos tem em baixo ou alto grau. O que tem que ser visto neste ponto de estar sozinho é se isso causa um sofrimento ou se a pessoa está bem com isso.
Se isso lhe causa uma angustia ou curiosidade em saber de onde vem esse traço de querer estar sozinho, procure um terapeuta e inicie um Tratamento psicológico.
Cuide-se.
Olá!
Isolamento social é um sintoma pouco específico, pode estar relacionado com vários transtornos psiquiátricos ou, a depender da frequência e da intensidade, a traços normais de personalidade (introversão). Assim, é necessário que se realize uma consulta com um especialista para que se avalie outros sintomas - caso existam - e se dê o diagnóstico correto. Vale ressaltar que pessoas com autismo não necessariamente querem isolamento social - dificuldades qualitativas podem ser mais importantes do que a quantidade das interações sociais.