Quem toma xarelto precisa fazer exame de sangue para controlar o nível de coagulação? Já tomei 4 cai

8 respostas
Quem toma xarelto precisa fazer exame de sangue para controlar o nível de coagulação? Já tomei 4 caixas de 15mg e vou tomar 2 caixas de 20mg.
Dr. Paulo Sergio Russo
Cardiologista, Internista
São Paulo
Boa noite, o Xarelto ( nome comercial da Rivaroxabana) é um novo anticoagulante oral, genericamente conhecido pela sigla NOAC ( do inglês, novos anticoagulantes orais).
Por ter um mecanismo de ação diferente do anticoagulante tradicional que é a Warfarina ( inibidor da Vitamina K ), não requer controle laboratorial para controle da coagulação.
Caso permaneça com alguma dúvida, fique à vontade para nos questionar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Edson Blanco de Oliveira Junior
Cirurgião vascular
Cascavel
A nossa coagulação possui duas vias. O Xarelto age onde essas duas vias se encontram, logo ele não precisa de controle através de exame de sangue.
Olá
Com o uso da xarelto não há necessidade de controle da coagulação!
Dr. Marcos Augusto de Araujo Ferreira
Angiologista, Cirurgião vascular
São Paulo
Boa noite. É uma vantagem do Xarelto não precisar fazer controles com exames de sangue.
Dra. Ana Gabriela Caldas
Cardiologista, Médico clínico geral
Ji-Paraná
Olá. Em teoria você pode realizar o exame de sangue sim, porém não é necessário. A vantagem desta medicação é justamente não necessitar fazer este controle rotineiramente, evitando tirar sangue. Oriento realizar o exame de coagulação apenas em caso de algum problema específico, como sangramentos.
Dr. Fernando Warley Costa Machado
Cardiologista, Médico clínico geral
Belo Horizonte
Não é necessário realização de controle de coagulação
Dra. Claudinelli Alvarenga Aguilar
Cardiologista, Médico acupunturista
Goiânia
Xarelto faz parte de um grupo intitulado Novos Anticoagulantes (NOACs) onde uma das vantagens, além do seu perfil de eficácia e segurança ser maior, é poder dispensar a avaliação através de exames, pois utilizam outras vias de anticoagulação de um modo diferente dos antigos anticoagulantes do mercado.
Dr. Luis Anibal Larco Patino
Cardiologista, Cirurgião cardiovascular
São Paulo
Justamente é essa a vantagem do uso de essa nova geração de Anticoagulantes orais, não há necessidade de controle do INR para ajuste de medicação. Porém o uso destes novos anticoagulantes não está indicado ainda para aqueles pacientes que utilizam próteses valvares mecánicas; existem pesquisas em andamento sobre esta indicação, más ainda não foram concluídas, nas outras indicações o uso do Xarelto e similares sem dúvida é mehor e mais confortável, principalmente se tiver que ser suspensa por necessidade de indicação de alguma cirurgía eletiva, não precisa aguardar 10 días em media como é o caso do Marevan, apenas 48 horas em media já é suficiente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1476 perguntas sobre Xarelto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.