Quem toma remédios psiquiátricos diariamente precisa tomar quantos litros de água por dia?

3 respostas
Quem toma remédios psiquiátricos diariamente precisa tomar quantos litros de água por dia?
Não há este tipo de especificação. Primeiramente, quando você considera o que qualquer pessoa deve beber de água, deve levar em conta idade, peso, atividade física, estado de saúde e outras variáveis. Em segundo lugar, quando se calcula a quantidade de líquido necessária, não se leva em conta apenas a água, mas também o líquido contido nos vários alimentos, como sopas, molhos, leite, café etc. Especificamente em Psiquiatria, talvez o único "caveat" seja que pessoas que tomam lítio devem evitar suar muito e repor apenas com água, pois devem tomar cuidado também com a reposição de sódio ("sal"), pois o lítio, assim como o suor, levam a eliminação deste elemento, o que pode levar a intoxicação. Mas, trata-se de uma questão apenas no caso do uso de lítio e muito calor ou atividade física. Desconheço que qualquer outra medicação psiquiátrica requeira diferenças no consumo de água.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe uma resposta pronta pra isso, além de que depende do remédio e da pessoa que está tomando.

O seu médico pode ajudar a esclarecer melhor.
Olá, a princípio o uso de medicamentos implica em uma ingestão adequada de água, mas não necessariamente maior que o habitual recomendado. Então, no mínimo seria importante ingerir 35ml de líquidos por Kg comporal, em média 2,0 L para maioria das pessoas. Há algumas medicações que merecem mais atenção a ingestão de líquidos, como o Carbonato de Lítio.
Sempre que houver dúvidas procure seu psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança no uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.