Quem toma pondera tem que tomar para sempre?

2 respostas
Quem toma pondera tem que tomar para sempre?
Usando como exemplo o tratamento de depressão, a média de episódios depressivos durante a vida é de 4 a 5. O primeiro episódio é tratado de 1 a 2 anos. Depois se busca a retirada da medicação lentamente e observa-se se tem ou não o retorno dos sintomas.

Isso DEPENDE de cada caso, da gravidade dos sintomas inicias, e de outros fatores sitados pelo colega na resposta anterior.

O que ainda não podemos responder é quem poderá ter apenas 1 episódio durante a vida ou ficará no outro extremo com 10 episódios durante a vida.

Acompanhamento psiquiátrico é portanto fundamental para ter uma boa qualidade de vida, em todos os casos!

Boa sorte!

Dr. Leonardo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tempo de tratamento psiquiátrico depende do diagnóstico, de história prévia (pessoal e/ou familiar) de transtornos mentais, do tempo dos sintomas, da resposta ao tratamento específico, de aspectos psicodinâmicos. Por exemplo, pessoas com depressão recorrente (mais de 3 episódios) geralmente são tratadas como uma doença crônica, com uso de medicação sem prazo para retirada. Uma pessoa com depressão grave, sem rede familiar, com tentativas de suicídio graves, associadas a doenças crônicas ou que usem imunomoduladores e que tenham limitações associadas, muitas vezes vão ser tratadas de maneira contínua por vários anos. Um primeiro episódio depressivo geralmente é tratado, após a pessoa ficar bem por 9 meses a 2 anos, TOC por pelo menos 2 anos. DEPENDE.
Converse com seu médico para entender o raciocínio clínico dele. Qualquer coisa estamos a disposição!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1322 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.