quem tem transtorno depressivo pode ter alucinações?

7 respostas
quem tem transtorno depressivo pode ter alucinações?
Em casos como depressão psicótica apresenta alucinações e delírios. A depressão psicótica é uma forma grave da doença.

Sim. Existem alguns tipos de transtornos depressivos e, dentre eles, há a depressão com sintomas psicóticos.

De forma geral, as síndromes depressivas podem apresentar os seguintes sintomas: rebaixamento do humor (tristeza, apatia, tédio), presença de sentimentos de angústia, desesperança e menos valia, alterações físicas (insônia ou muito sono, perda ou aumento do apetite, diminuição da libido), alterações ideativas (pessimismo, ruminações), alterações cognitivas (déficits de atenção e memória), dentre outros.

No caso das depressões com sintomas psicóticos, o transtorno depressivo pode vir acompanhado TAMBÉM por alucinações (perceber um objeto que não está presente), ilusões (perceber de forma alterada um objeto que está presente) e/ou delírios (ideias patologicamente falsas).
concordo com Fabiana. Quando a depressão é psicótica o cliente tem alucinações, ilusões ou delírios, podem vir juntos ou somente acontecer um só, dependendo do caso. O correto é procurar um profissional habilitado para avaliar em que grau se encontra sua depressão, e que tipo de tratamento deve ser empregado.
Olá, tudo bem?
Sim, uma pessoa que tem transtorno depressivo pode ter alucinações. As alucinações podem ser congruentes ou incongruentes com o humor, ou seja, o conteúdo das alucinações pode ser coerente ou incoerente com o s temas depressivos típicos.
Assim como os colegas mencionaram, sugiro que busque um psiquiatra e/ou psicólogo para realizar uma avaliação.
Fico a disposição! Abraço
Há vários tipos de depressão, alguns encostam mais nos distúrbios neuróticos e outros nos psicóticos. Estes podem apresentar quadros delirantes e alucinações. Por isto, o melhor acompanhamento para essa doença é medicação, que controla muito bem os sintomas e psicoterapia, que ajuda a pessoa a entender sua doença, que sempre tem sintomas comuns a todos, mas é uma doença personalizada, envolve questões da história do paciente.
Atenciosamente.
Sim, a alucinação é possível em caso de depressão, ressaltando que a alucinação é substituto da percepção depois que se perde ou se lesa o juízo da realidade objetiva.
As alucinações são eventos mais comuns do que julgamos, nem sempre ligadas aos quadros de adoecimento mais severos. Trata-se da percepção de algum estímulo (visual, sonoro, tátil, gustativo) que não está de fato presente. Apesar de frequentemente ser assimilada aos quadros psicóticos, a Depressão, a privação de sono, ou até mesmo uma situação de stress significativa podem causar alucinações.