Quem tem Transtorno de Ansiedade, corre o risco de ter problemas no coração?

7 respostas
Quem tem Transtorno de Ansiedade, corre o risco de ter problemas no coração?
Prezado!
A ansiedade não vem acompanhada por questões de hipertensão ou cardiopatia.
Sintomas podem ser confundidos como taquicardia, boca seca, tremores, falta de respiração, sufocamento etc.
Se incomoda você é ser de ordem genética terá que ser avaliado por um Cardiologista. Mas tratando-se de ansiedade deverá procurar um Psicólogo que irá ajudá-li neste momento de grande ansiedade.
Abraços
Neuropsicóloga

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A verdade é que ansiedade é algo sério,real e duradoura,faz parte de nossa herenca biológica e tem grande impacto na vida.Frequentemente se tornam incapazes de trabalhar de modo eficaz, ter vida social, de viajar ou ter relações estáveis, em geral nao dormem bem. Mas o problema nao termina aí, tem maior tendência a se tornar clinicamente deprimido, vindo a sofrer de duas condiçoes debilitantes ao mesmo tempo. Restam poucas duvidas q um transtorno de Ansiedade nao faça mal para saúde, tem sido associado a problemas cardíacos, hipertensao, doencas gastrointestinais, etc.. Hoje a psicologia aprendeu muito sobre como supera_la.

Um gde Abraço,
Maria
Muitos pacientes com Transtornos de Ansiedade podem ter o que chamamos de Ataque de Pânico ou Ataque de Ansiedade, que é uma crise onde uma série de sintomas fisiológicos acontecem entre eles taquicardia e respiração ofegante. Se a pessoa já foi em um Cardiologista e nada foi detectado de forma clínica, um Ataque de Pânico não tem influência para gerar um problema cardíaco, ou seja mesmo o paciente achando que pode ter um ataque cardíaco ele nunca terá exclusivamente pela ansiedade.
Olá! Para descartar qualquer problema no coração é necessário que você faça inicialmente uma avaliação com um cardiologista. Se após a avaliação o profissional descartar a possibilidade de problema cardíaco, provavelmente é de fator emocional. Desta forma, é importante que você busque um psicoterapeuta para investigar o que está lhe deixando ansiosa e trabalhar técnicas para reduzir a sua ansiedade.

Quando a ansiedade é excessiva, é comum a pessoa achar que tem algum problema cardíaco, por isso é imprescindível buscar ajuda de um profissional que possa trabalhar técnicas que promovam a redução de sua ansiedade, diminuindo assim o seu sofrimento. Boa sorte!
Conforme os colegas já descreveram acima, picos de ansiedade e pânico desencadeiam sensações física, muitas vezes levando o indivíduo a acreditar que está tendo um ataque cardíaco. A primeira atitude é descartar qualquer problema de ordem física consultando um médico/ exames.
O que acho importante salientar, é que muitas vezes a Ansiedade pode tornar a pessoa estressada e isto faz com que o corpo produza mais cortisol (hormônio do estresse) que afeta sim o coração. Procurar a ajuda de um psicólogo lhe permitirá aprender a lidar com seus pensamentos, emoções e comportamentos trazendo equilíbrio para si.
Muitas pessoas acreditam que por se sentirem bastante ansiosas podem sofrer um ataque cardíaco ou um AVC. No consultório costumo aconselhar que a pessoa busque um cardiologista e faça seus exames de rotina como parte do acompanhamento. Um dos transtornos de ansiedade denominado Transtorno do Pânico é capaz de causar taquicardia, suores, tremores, mal-estar geral, mas nenhum desses sintomas estão relacionados a problemas biológicos/orgânicos que pudessem justificar um problema cardíacos. Tantos sintomas podem ser produzidos apenas por ansiedade...Um abraço!
A ansiedade em termos fisiológicos alteram os hormônios através do sistema simpático e do hipotálamo. Pode ocorrer alteraçao de substâncias como a adrenalina responsável pela taquicardia que sente-se nos momentos de ansiedade. Porém, há diversas formas de "acalmar" estes sintomasão atraves de ajuda de um Psicoterapêutico que irá identificar quais são os fenomenos desencadeadores da ansiedade. Pode-se também associar medicamentos quando a ansiedade é bastante grave e pode sim trazer prejuízo físico, mas somente um médico poderá receitar. Espero ter colaborado em esclarecer sua dúvida...

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.