Quem tem TOC pode ter neblina mental constantemente?

16 respostas
Quem tem TOC pode ter neblina mental constantemente?
Oi! eu não chamaria de neblina mental, mas sim uma junção de ruminação e culpa que trás sentimentos ruins e perda do foco. É possível sim...
Mas vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse possível TOC que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, precisaríamos inicialmente entender melhor o que você está definindo como Neblina Mental. O TOC está relacionado a ansiedade, na qual, o sujeito busca aliviar seus pensamentos através do externo (comportamentos). Se não tratado pode ir se intensificando e acelerando cada vez mais os pensamentos de dúvidas e a ruminação, o gera grande angústia. Procure ajuda profissional para descrever melhor seus sintomas e compreender se está ou não relacionado aos sintomas do TOC.
Concordo com a colega, por não ser um conceito do nosso meio fica difícil te afirmar algo. Um definição nos ajudaria aqui a lhe auxiliar com mais convicção.
Mas se "neblina mental" for o que o colega escreveu ali em cima, então sim, é possível.
O que tu acha de fazermos uma primeira sessão para esclarecer essa questão e quem sabe já te encaminhar para um tratamento que possa ser eficiente para ti?
Fico disposição, abraço!
Boa tarde! Para esclarecer suas dúvidas de forma correta, seria importante buscar ajuda de um profissional capacitado! Marque uma consulta com um Psicólogo!
Olá! O TOC é um transtorno mental de ansiedade, que causa muita angústia a quem o possui. Muitas vezes, uma pessoa fica fixa com uma ideia que não faz sentido real algum na cabeça por meses. Na psicanálise, fala-se em uma estrutura mental obsessiva ou em traços obsessivos de personalidade e a formação dos sintomas ocorre quando conflitos irremediáveis, recheados de afetos intensos e simultâneos de amor e ódio surgem e, por algum motivo, não se resolvem. Os pacientes entendem que esses sintomas compulsivos são irracionais, desnecessários, mas não conseguem controlá-los ou se livrar deles, levando à ansiedade e dor. Além disso, o TOC é caracterizado por intensa excitação emocional e deficiências do controle executivo. A Neurose Obsessiva compõe um dos principais quadros da clínica psicanalítica. No artigo, As Neuropsicoses de Defesa (1894), presente na obra Primeiras Publicações Psicanalíticas (1893 – 1899), Freud tenta formular uma teoria sobre a histeria adquirida, fobias, obsessões e algumas psicoses alucinatórias. O mais conhecido pelas pessoas, no entanto, é aquele que se conta o número de passos, confere-se por inúmeras vezes se realmente fechou a porta de casa ou escovou os dentes, por exemplo. Nesses casos, o pensamento obsessivo é acompanhado por um ato compulsivo, que tem o objetivo de aplacar a ansiedade gerada por aquele pensamento. A questão da Neblina mental, pode ser denominado como, "Nevoeiro mental" em adultos de 18 a 64 anos. Esse é um termo genérico que os cientistas usam para descrever quadros de confusão e esquecimentos, como se o raciocínio e a memória estivessem embaralhados. O objetivo do acompanhamento com um psicanalista, psicólogo e um psiquiatra é identificar os gatilhos que fazem com que os pensamentos obsessivos e os hábitos compulsivos surjam, diminuindo naturalmente os episódios ao longo do tempo. Fico à sua disposição, tudo caminha para o melhor!
Olá. O TOC costuma trazer muitos desconfortos e, não raro, compromete a rotina do paciente, levando-o muitas vezes ao isolamento e a desenvolver comorbidades que podem tornar sua vida disfuncional. A frequência dos sintomas depende de vários fatores e o acompanhamento profissional é imprescindível para o seu controle . Busque a ajuda de um psicólogo que certamente você melhorará sua qualidade de vida, diminuindo a incidência dos sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, a psicoterapia poderá lhe ajudar a compreender melhor sua queixa. Fico à disposição!
Olá! De certa maneira sim, pois como o nome do transtorno já sugere, a obsessão é uma característica presente. A ansiedade está na origem do problema. Isso deve ser explorado com afinco num tratamento. Observação: estou considerando que a "neblina mental" seja a dificuldade de pensar com clareza e/ou desfocar de um pensamento específico.
Boa noite.
Neblina mental?
TOC: transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são ideias, imagens ou impulsos recorrentes, persistentes, indesejados, que provocam ansiedade e são intrusivos.
Acredito que deva procurar uma psicoterapeuta.
O TOC faz parte do grupo dos transtornos de ansiedade, portanto ter o sentimento de ansiedade é algo presente no transtorno. E a ansiedade é uma emoção que provoca sintomas cognitivos, emocionais, fisiológicos e comportamentais.
Alguns dos sintomas cognitivos de ansiedade são: concentração deficiente, confusão, distração, dificuldade de raciocínio, dificuldade para manter o foco e atenção, memória deficiente, perda de objetividade. Por esse motivo a "neblina mental" é algo que pode estar presente na vida de quem tem TOC.
Olá, tudo bem? Caso você esteja perguntando sobre aolgo que você sente, sugiro que você faça psicoterapia para que possa trabalhar sua dúvida, pois em um chat fica impossível resolver isso. Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem? O transtorno obsessivo compulsivo, seria uma "neblina" caso esteja se referindo a um mal funcionamento comportamental, envolvendo hábitos ou rituais que que não apresentam uma função lógica com o que está se propondo conseguir com esses tais comportamentos, seria algo mais "disfuncional" para a vida da pessoa do que funcional. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.



Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem ter neblina mental constantemente. A neblina mental é um sintoma que se caracteriza por uma sensação de confusão mental, dificuldade de concentração e falta de clareza mental. É comum que pessoas com TOC apresentem esse sintoma, principalmente em momentos de intensa ansiedade ou quando estão tentando resistir a compulsões ou obsessões.

O TOC é um transtorno que se caracteriza pela presença de obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e intrusivos, que causam ansiedade ou desconforto. As compulsões são comportamentos ou ações repetitivas realizadas para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões. Esses sintomas podem causar um grande impacto na vida da pessoa, afetando suas atividades diárias e relacionamentos interpessoais.
É muito importante conhecermos qual seu entendimento sobre o TOC e sobre o que você chama de "neblina". O Transtorno obsessivo compulsivo é o transtorno da dúvida. Se faz necessário nesse caso fazermos uma psicoeducação para ajudar você a enxergar as evidências dos fatos, de forma que suas distorções congnivas sejam melhor compreendidas e possivelmente ressignificar tanto as dúvidas, compreender os medos e principalmente os possíveis erros de pensamentos.
Sim, pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem experimentar neblina mental (ou "brain fog") constantemente. A neblina mental é caracterizada por dificuldade de concentração, sensação de esquecimento, confusão e lentidão de raciocínio. Isso pode ocorrer em indivíduos com TOC devido a vários fatores: Ansiedade e Estresse: O TOC frequentemente está associado a altos níveis de ansiedade e estresse, que podem contribuir para a sensação de neblina mental. Ritualização e Pensamentos Intrusivos: Os pensamentos obsessivos e os rituais compulsivos podem consumir uma quantidade significativa de energia mental, resultando em fadiga cognitiva.
Privação de Sono: A ansiedade associada ao TOC pode levar a problemas de sono, como insônia, o que, por sua vez, pode causar neblina mental.
Medicação: Algumas medicações usadas para tratar o TOC, como certos antidepressivos, podem ter efeitos colaterais que incluem neblina mental.
A neblina mental pode variar em intensidade e frequência entre indivíduos com TOC, mas é uma queixa comum que pode impactar significativamente a qualidade de vida. É importante que pessoas com TOC discutam esses sintomas com seus profissionais de saúde para ajustar o tratamento conforme necessário. Espero ter ajudado. Abraços.
Boa noite! Sim, pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem experimentar neblina mental, também conhecida como "brain fog." Isso ocorre devido ao estresse e à ansiedade associados ao TOC, que podem afetar a concentração e a clareza mental. Buscar tratamento adequado, como a psicoterapia e, em alguns casos, medicação, pode ajudar a aliviar esses sintomas e melhorar a clareza mental. Espero ter ajudo, fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.