Quem tem TDAH, caso estude de forma exagerada, acima de 12 horas por dia (sem distração), consegue s

3 respostas
Quem tem TDAH, caso estude de forma exagerada, acima de 12 horas por dia (sem distração), consegue se igualar no rendimento nos estudos a quem não tem este problema? Ou a única forma de conseguir ter sucesso é somente tomando medicamento para conter os desvios cerebrais?
Caso estude de forma exagerada você provavelmente não fixará conteúdo, não terá retenção adequada de conhecimento e a fadiga vai comprometer seu aprendizado. Quem possui TDAH pode, mas é raro, ter bom rendimento no estudos, sem precisar de ajuda medicamentosa ou psicológica. Isso se o sintoma do TDAH for relacionado a aprendizagem. Entretanto quem tem que avaliar isso é um profissional capacitado para auxiliar. Ter sucesso é outro ponto muito subjetivo que depende de como cada pessoa define sucesso. Procure um profissional capacitado que avalie junto com você, diagnostique de forma adequada, descartando outras causas, e faça o tratamento conforme suas preferências discutindo benefícios e entraves de cada caminho a seguir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Isso varia muito para cada indivíduo. Mas, se você pensar em uma pessoa estudar 12 h por dia, independente de ter TDAH ou não, o rendimento não necessariamente será adequado. Nem todos os indivíduos irão precisar da medicação. Isso deve ser avaliado por um médico.
Estudar de forma exagerada, mesmo que por muitas horas, pode não ser suficiente para alcançar o mesmo rendimento acadêmico de alguém sem TDAH, pois o transtorno pode afetar a forma como a pessoa processa e retém informações. Embora estudar muito possa ajudar, o tratamento medicamentoso para TDAH pode melhorar significativamente a capacidade de concentração e organização, facilitando um aprendizado mais eficiente. O medicamento não é a única solução, mas muitas vezes é uma parte importante do tratamento que, combinado com estratégias de estudo e suporte, pode ajudar a alcançar melhores resultados acadêmicos.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.