Quem tem TDAH adulto e depressão, como saber se a depressão é do TDAH, ou a depressão é separada?

10 respostas

Quem tem TDAH adulto e depressão, como saber se a depressão é do TDAH, ou a depressão é separada? para saber se apenas com remédio para TDAH tudo fica bem..... ou teria que também ter o medicamento para depressão, ou seja, uma comorbidade no caso.
O ideal é a buscar um psicólogo ou psiquiatra para um correto diagnóstico e verificação das causas dessas comorbidades.
Para só assim, ter um correto tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria bom você fazer o diagnóstico através de uma Bateria Neuropsicologica com pedido de Neurologista ou Psiquiatra para investigar as forças funções cognitivas e verificar seu grau de ansiedade e depressao, para que juntos lhe dariam um diagnóstico consistente até para verificar quanto á comorbidade.
Abraços
 Geísa Batista de Freitas
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Os medicamentos tratam os sintomas, não a causa. Não existe causa orgânica para TDAH tampouco para depressão. Uma única causa orgânica para depressão é conhecida: o hipotireoidismo. Já TDAH raramente pode advir de lesões cerebrais. A questão que se impõe é como foi feito o seu diagnóstico? Foram solicitados os exames da tiróide? Foi feito um scan do cérebro? Se as causas orgânicas estão afastadas, então é preciso tratar as causas psíquicas, cujo tratamento baseia-se numa investigação da história do sujeito, a partir de seu próprio relato. Assim, será possível analisar as formações do inconsciente, sintomas, sonhos e lapsos, permitindo ao sujeito ter acesso a esse saber e a partir daí, implicar-se com o seu tratamento de forma responsável, levando a cabo as mudanças que deseja.
Dra. Rossana Braghini
Psicanalista, Psicólogo
Indaiatuba
O diagnóstico psiquiátrico é muito diferente do diagnóstico psicanalítico. Por exemplo, a depressão dentro a psicanálise é vista caso a caso, com o paciente em consulta.
 Valéria Medeiros Da Silva
Psicólogo, Sexólogo
São Bernardo do Campo
Os sintomas são diferenciados na depressão e no TDAH, recomendo você procurar um profissional para avaliar a depressão e o TDAH, ambos tem tratamento, o correto é realizar um acompanhamento com psicólogo e psiquiatra pois terá que tratar em psicoterapia e com a ajuda de medicamento se necessário. Estou á disposição.
 Rita K  A  Costa
Psicólogo
São Paulo
A depressão costuma ser uma das comorbidades do TDAH. Quando o rebaixamento de humor é acentuado, há casos em que é feita associação, para compensar tanto o TDAH quanto medicamento para depressão.
O profissional que o acompanha, avalia a sintomatologia e seu ciclo de duração e intensidade, para optar pelo tratamento de ambos os quadros com medicações específicas.
Grande abraço
 Fabrícia Vieira
Psicólogo
Uberlândia
É preciso realizar uma avaliação para identificar o início dos sintomas. O TDAH é um transtorno com vários sintomas dentre eles a dificuldade para manter o foco, atenção, concentração, planejamento, organização, resolução de problemas, controle dos impulsos e das emoções. Esses sintomas prejudicam várias áreas importantes da vida do indivíduo como estudos, trabalho, relacionamentos, vida social. Diante de tantos fracassos em áreas importantes pode ocorrer que o indivíduo desenvolva uma visão negativa sobre si e sobre o seu futuro, ter baixa auto-estima, pessimismo e desesperança, fatores que estão entre as causas do desenvolvimento da depressão. É importante que os dois problemas sejam tratados, com medicamentos e psicoterapia. Os medicamentos poderão aliviar os sintomas, porém, os pensamentos negativos e a visão negativa sobre si e o futuro que o individuo desenvolveu em decorrência dos prejuízos que podem ter sido causados pelo TDAH precisam ser tratadas com a psicoterapia.
 Léa Michaan
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Mais importante do que a medicação em ambos os casos; TDAH e depressão. É desenvolver a capacidade em focar; ou seja: tenha sempre papel ou agenda em mãos. Quando estiver lendo, estudando ou realizando qualquer atividade que demande foco e atenção. Procure manter o foco, e sempre que tiver algum pensamento, que disperse, anote-o para depois. Assim, a mente saberá que você irá se ocupar desse pensamento num momento possível e você se liberta desse pensamento. No início é difícil, mas, com o tempo e o treino, você amplia bastante sua capacidade de concentração.
A depressão surge por conta da qualidade de seus pensamentos que são desanimadores e retiram o sentido das coisas. Para sair da depressão, será necessário observar seus pensamentos e discernir os construtivos dos destrutivos. Descarte os pensamentos disfuncionais.
Um grande abraço,
Lea
 Celso Socorro Oliveira
Psicólogo
Bauru
O tratamento farmacológico deve ser prescrito por um psiquiatra que fará a avaliação baseado nos sintomas orgânicos, preferencialmente com o suporte em exames. A conjunção de depressão e TDAH nos aspectos psicológicos não deve ser vista como um dividir para conquistar e resolver o problema. A frustração de situações advindas do TDAH pode com a reincidência causar depressão, mas não deve ser a única causa e sim sobreposição de efeitos. As contingências locais podem estar contribuindo para a conjunção e análise psicológica deverá considerar cada uma individualmente e a conjunção de ambas para um tratamento adequado.
 Maria Ângela Guzzi
Psicólogo
São Paulo
Olá. Você necessita sim de acompanhamento “médico e psicoterápico”. O TDAH é um transtorno que dificulta demasiado a concentração, interfere na manutenção do foco/atenção, no controle da impulsividade, apresentando dificuldade na organização, no planejamento e emoções. A somatória desses sintomas irão afetar a sua rotina de vida, impossibilitando-o de levar o seu dia a dia de forma mais saudável, leve, sem sofrimento.
Essa depressão pode ser em decorrência do TDAH ( comorbidade) e precisa ser também tratada. Procure ajuda profissional e certamente se sentirá não só assistido como acolhido!
Um grande abraço!

Especialistas

Ticiana Chiarastelli Salomão

Ticiana Chiarastelli Salomão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Maristela Poubel Araujo

Maristela Poubel Araujo

Psicólogo, Sexólogo, Terapeuta complementar

Tijuca

Agendar uma visita
Maria Tereza G. Rosa

Maria Tereza G. Rosa

Psiquiatra

Atibaia

Ivan Terra Recco

Ivan Terra Recco

Psicólogo

Maringá

Amine Barbella Saba

Amine Barbella Saba

Pediatra, Intensivista, Nutrólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 454 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.