Quem tem retardado mental é comum ser agressivo esquecido das coisas e não gastar dás pessoa princialmente

6 respostas
Quem tem retardado mental é comum ser agressivo esquecido das coisas e não gastar dás pessoa princialmente dos familiares? me ajuda com essa dúvida obrigada
Estes são comportamentos que podem aparecer diante de várias situações ou patologias. Para entender se essas alterações são decorrentes do retardo ou de outros fatores se faz necessário realizar uma avaliação detalhada e criteriosa levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos, emocionais, culturais e ambientais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A questão da agressividade e não gostar dos familiares depende de como a pessoa é tratada por estes. Se ela cresceu sendo motivo de chacota ou foi inferiorizada pela sua condição, a agressividade é uma resposta natural. Não gostar de pessoas tbm pode ser uma resposta às situações enfrentadas. O esquecimento deve ser melhor avaliado de acordo com a capacidade cognitiva, então não é possível dar uma resposta específica.
Tudo que você relatou é bem inespecifico. Ou seja, coisas que qualquer um poderia ter ou sentir. Pra te informar se a origem disso é o retardo ou não, somente levando essa pessoa pra uma avalição com profissionais qualificados.
A nomenclatura atual é Deficiência Intelectual(DI) A agressividade não faz parte dos critérios diagnósticos da Deficiência intelectual. Se uma pessoa com DI, está agressiva pode ser por ter alguma comorbidade como um transtorno, ou por conta de não saber se expressar verbalmente ou ainda por que aprendeu no seu contexto de vida. Abaixo relaciono os critérios diagnósticos da deficiência intelectual: -Funcionamento intelectual significativamente inferior à média; -Limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer e segurança. -O início deve ocorrer antes dos 18 anos de idade
A agressividade pode ser uma forma de demonstrar emoções que não se consegue expressar de uma outra maneira. Acompanhamento psicológico pode ajudar a externalizar as emoções de uma outra forma e aperfeiçoar sua comunicação que envolva um emocional mais tranquilo
A agressividade muitas vezes é um sintoma de falta de comunicação adequada, seja pela incapacidade de transmitir, seja pelo tipo de resposta que recebe. Falar alto ou gritar pode induzir a agressividade.

Especialistas

Santiago Ferreira Perez

Santiago Ferreira Perez

Psiquiatra

Passo Fundo

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Dagmar Fatima de Abreu

Dagmar Fatima de Abreu

Psiquiatra

Belo Horizonte

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Wenner Roberta Ramos Barbosa Tome

Wenner Roberta Ramos Barbosa Tome

Psiquiatra

Caldas Novas

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.