Quem tem pedra nos rins. O q pode e o que não pode comer?

5 respostas
Quem tem pedra nos rins. O q pode e o que não pode comer?
O importante é consumir no mínimo 2,5 de água por dia.
Reduzir o consumo de sal e o consumo exagerado de carnes, evitar embutidos (salsichas, linguiças), beterraba, batata doce, amendoim, pimenta, chá preto.
Consumir alimentos ricos em cálcio, iogurtes, leite, laranja, banana, aveia, alimentos integrais...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal é avaliar o tipo de calculo mais comuns( cálcio, ácido úrico ou oxalato) para orientação e solução da causa.
Principalmente hidratação adequada deve ser um hábito mantido de maneira contínua, dietas ricas e cálcio (obtidos especialmente dos laticínios) tem sido associadas com menor formação de cálculos renais (pedras nos rins), moderar com o consumo de proteína ao longo do dia (leia-se fracionar quantidades e não exagerar, nada de excluir), cuidado com o consumo de sódio em excesso (evitar embutidos como salsicha, mortadela, salame, nuggets...).
Consumo adequado de água (urina sempre transparente); equilíbrio no consumo de sódio (rico nos alimentos industrializados como os salgadinhos, bolachas, embutidos); não consumir refrigerantes; evitar álcool e ter uma alimentação diária saudável, rica em verduras, legumes e frutas e com baixo consumo de industrializados. Alguns chás também auxiliam para não formar esses cálculos como chá de Uva-Ursi, por exemplo. Porém é importante descobrir do que é suas pedras para que a dieta seja mais específica. No caso por exemplo de pedras de cálcio, é importante um equilibrio na absorção do seu consumo de cálcio. Afinal, se não está absorvendo esse cálcio e virando pedra pode ser devido a falta de outros minerais que auxiliam na absorção desse mineral como por exemplo magnésio, vitamina K e vitamina D. Procure ajuda nutricional. Abraço
Quem tem pedra nos rins deve evitar alimentos ricos em oxalato, como espinafre e beterraba, e limitar o consumo de sal e proteínas animais. É recomendável aumentar a ingestão de água e consumir frutas e vegetais com baixo teor de oxalato, como maçã e cenoura. Consultar um nutricionista para orientações específicas é sempre importante.

Especialistas

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Carolina Mywa Tomita

Carolina Mywa Tomita

Nefrologista

Maringá

Hugo Tadeu Amaral

Hugo Tadeu Amaral

Nefrologista

São Carlos

Mayara Oliveira Freitag

Mayara Oliveira Freitag

Nefrologista

Apucarana

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 427 perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.