Quem tem nic 3 pode passar para o parceiro? Tem como saber como pegou?

5 respostas
Quem tem nic 3 pode passar para o parceiro? Tem como saber como pegou?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. A lesão de alto grau no colo uterino ou NIC 2/3 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora de câncer, isto é, se você não cuidar pode virar um câncer.
Se o Papanicoloau veio sugestivo da lesão de alto grau, você terá que realizar a biópsia guiada pela colposcopia. Se a biópsia confirmar a lesão de alto grau, você deverá fazer a conização ou cirurgia de alta frequência. Esse procedimento irá tratar a lesão de alto grau e fazer o diagnóstico definitivo da lesão.
Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.
Todos os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico. Eles podem ter o HPV e lesões pelo vírus. O HPV está associado a câncer de colo uterino, de vagina, de vulva, de reto, de anus, de orofaringe e de pênis.
A vacina contra o HPV pode evitar a recidiva da lesão de alto grau no colo uterino.
O HPV pode estar associado a câncer de colo uterino, de vagina, de vulva, de reto, de ânus, de pênis e de orofaringe.
Mesmo tratando a lesão de alto grau em colo uterino ou NIC 3, você tem grande risco de manter uma infecção crônica pelo HPV. A lesão pode retornar. Você pode transmitir o vírus.
Use o preservativo.
Mantenha o seguimento periódico conforme orientação do seu médico com colposcopia e Papanicolaou.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
precisamos avaliar melhor o caso presencialmente. o que posso dizeré que se o nic 3 vem decorrente de hpv,aí sim pode haver a transmissão do hpv.
o nic 3 deverá ser tratado pelo protocolo já bem estabelecido e que tem bons resultados, quando se tratou rapidametne.
NIC 3 lesão do colo do útero relacionada ao HPV, constitui uma lesão precursora de câncer. Considerada uma DST. Pode em alguns casos encontrar já carcinoma in situ, isto é dentro da célula, portanto deve ser urgentemente realizado sua remoção urgente com conizaçao ou amputação parcial do colo uterino
Diante de um nic III, a próxima conduta é realizar uma colposcopia e biópsia dirigida. Aguardamos o resultado da biópsia e se confirmar essa lesão, o próximo passo é a conização (remover uma quantidade de tecido com formato de cone do colo do útero) ou caf com um instrumento que lembra uma alça. Essa lesão é causada pelo HPV, vírus transmitido sexualmente.
Em caso de NIC 3 a paciente tem HPV. E o HPV pode ser transmitido ao parceiro sim.
Em caso de NIC 3, ideal é realize a colposcopia com biópsia e após resultado será avaliado a necessidade de uma conização.

Especialistas

Charles Arruda de Souza

Charles Arruda de Souza

Ginecologista

Lages

Deborah Lieff  de Campos

Deborah Lieff de Campos

Ginecologista

São Paulo

Ricardo Mendes Alves Pereira

Ricardo Mendes Alves Pereira

Ginecologista

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Neoplasias Do Colo Do Útero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.