Quem tem muita ansiedade e compulsão alimentar deve procurar quem um psicólogo ou psiquiatra?
16
respostas
Quem tem muita ansiedade e compulsão alimentar deve procurar quem um psicólogo ou psiquiatra?
Olá! O ideal é que busque os dois e uma nutricionista também. Tendo essa equipe multidisciplinar ao seu lado as chances de sucesso são maiores! Boa sorte!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É preciso avaliar mais informações a respeito do seu caso como há quanto tempo você apresenta os sintomas, intensidade, possíveis situações que colaboram para o quadro, se há algum prejuízo em alguma área da sua vida, seu nível de sofrimento. Sugiro que busque um psicólogo e juntos definam as ações a serem tomadas a partir dessas informações e se necessário buscar um psiquiatra. Espero ter ajudado. Melhoras!
Olá!! O tratamento da compulsão alimentar como qualquer outro transtorno é feito com a associação de medicação que só poderá ser dada por um psiquiatra e psicoterapia (psicólogo), pois o tratamento medicamentoso ajudará a controlar a compulsão e, a psicoterapia irá trabalhar os fatores emocionais que estão levando a compulsão e tudo que ela está acarretando na sua qualidade de vida.
Procure logo a ajuda!Qualquer coisa, estou a disposição!
Procure logo a ajuda!Qualquer coisa, estou a disposição!
Bom dia! O ideal é um acompanhamento multidisciplinar, ou seja, com ambos os profissionais.
O Psicologo irá ouvir sua queixa e entender como esses sintoma foram aparecendo, o motivo de ainda permanecerem e criar alternativas para que eles cessem.
Já o psiquiatra ira compreender sua queixa e auxiliar com o acompanhamento através de medicamentos direcionados para diminuir os sintomas.
Assim, o acompanhamentos dos dois é muito importante, para que o problema seja resolvido desde a sua fonte. Pois, o medicamento entra para diminuir os sintomas, mas não entram na resolução profunda do problema, e é neste ponto que o trabalho do psicologo se faz fundamental.
Estou à disposição para ajudar.
O Psicologo irá ouvir sua queixa e entender como esses sintoma foram aparecendo, o motivo de ainda permanecerem e criar alternativas para que eles cessem.
Já o psiquiatra ira compreender sua queixa e auxiliar com o acompanhamento através de medicamentos direcionados para diminuir os sintomas.
Assim, o acompanhamentos dos dois é muito importante, para que o problema seja resolvido desde a sua fonte. Pois, o medicamento entra para diminuir os sintomas, mas não entram na resolução profunda do problema, e é neste ponto que o trabalho do psicologo se faz fundamental.
Estou à disposição para ajudar.
Olá, boa tarde! Neste caso é importante que você procure um psicólogo e um psiquiatra. O primeiro o ajudará a entender quais motivos emocionais estão te levando a se sentir ansioso e a comer compulsivamente. Olhando para sua história de vida e buscando quando se deu a origem desses sintomas. Já o psiquiatra irá fazer uma avaliação, para ver se há a necessidade do tratamento medicamentoso. O ideal é que ocorra um tratamento multidisciplinar, incluindo psicólogo, psiquiatra e talvez um nutricionista, dependendo do seu caso. Procure ajuda!
Pode contar comigo. Espero ter ajudado.
Pode contar comigo. Espero ter ajudado.
Olá! É importante que você procure ajuda dos dois profissionais. Em casos de ansiedade, o tratamento multidisciplinar é fundamental, pois o psiquiatra é capaz de indicar a necessidade de tratamento medicamentoso (e quais os medicamentos mais adequados para o seu problema), enquanto o psicólogo irá te acompanhar em sessões mais frequentes (semanais, no mínimo) a fim de te auxiliar a identificar a origem do problema e a desenvolver novos repertórios para lidar com o que te aflige. Espero ter ajudado!
Boa noite! O ideal é fazer o tratamento combinado da psicologia com psiquiatria, pois cada um terá uma função diferente na evolução do seu caso. Claro que, dependendo das especificidades, pode ser que não seja necessário o uso de medicamentos, mas somente o psiquiatra poderá precisar isso. Já o acompanhamento psicológico é imprescindível tanto sendo, quanto não sendo necessária a utilização de remédios, pois irá atuar diretamente nos fatores emocionais e comportamentais que te levam ao seu transtorno, olhando com cuidado para os fatores familiares, adaptativos, sua história de vida, entre outros fatores que podem estar influenciando na sua qualidade de vida e auto-imagem atualmente. Espero ter ajudado! Estou à disposição!
A compulsão alimentar, é um diagnóstico muito delicado, pois está muito interligado com o que a pessoa absorveu de experiências em sua vida, como ela interpretou e agora como tem respondido a elas. Por isso sugiro um tratamento multidisciplinar, a psicologia lhe ajudará a entender e traduzir seus sentimentos e o que o levaram ao distúrbio alimentar, a nutricionista lhe ajudará a manter o nível correto alimentar para o seu organismo, o psiquiatra lhe ajudará se houver necessidade de reposição medicamentosa. Se precisar de maiores esclarecimentos me procure. Abraços
Olá! Os dois profissionais ajudarão nas suas queixas. O trabalho do(a) Psicólogo(a) consistirá em compreender como os sintomas se instauraram, o que os mantém e principalmente o que será necessário para mudar o quadro. A psicoterapia favorece o aprendizado de novos repertórios para lidar com a ansiedade e a compulsão alimentar. O(a) Psiquiatra também compreenderá o funcionamento do quadro e receitará medicamento(s) para a diminuição/ausência dos sintomas. É fundamental o acompanhamento com equipe multidisciplinar para o a conquista e manutenção de resultados satisfatórios. Tanto a Ansiedade quanto a Compulsão Alimentar são quadros que descrevem sintomas, o tratamento adotado será específico para cada paciente que os apresenta, dada a complexidade que cada pessoa vivencia, sente e lida com os acontecimentos de sua vida. Espero ter ajudado! Abraço!
Oi! O trabalho multidisciplinar entre o psicólogo e o psiquiatra vai trazer uma grande melhora no seu estado da compulsão alimentar. O Psicólogo vai trazer a terapia como aliado e o psiquiatra vai te avaliar e ver a necessidade da prescrição medicamentosa. Além desses profissionais você deve procurar um tratamento complementar com um nutricionista comportamental que vai te guiar numa relação mais positiva com os alimentos e apresentar novos conceitos sobre a alimentação e trazer mais qualidade de vida sem restrições alimentares ou terrorismo nutricional.
Olá, o melhor seria o tratamento com ambos os profissionais, se for uma ansiedade muito grande. Pois, nesses casos, o uso de medicamentos pode ajudar. O médico psiquiatra é que vai avaliar se há essa necessidade ou não. Independentemente se usar medicação ou não, a psicoterapia (com psicólogo) é muito importante para te ajudar a lidar com as questões que estão causando essa ansiedade e fazer com que você aprenda a conviver com o que precisar conviver e mudar o que você puder mudar para melhorar a ansiedade. Boa sorte e melhoras! Qualquer coisa, estou à disposição.
Procure um psicólogo indicado. Caso necessário, ele irá lhe encaminhar para um psiquiatra de sua confiança. Dessa maneira, é possível que o trabalho seja realizado simultaneamente, com a parceria desses profissionais.
Todo sintoma possui um fundo emocional, relacionado ao seu contexto, história de vida, experiências e relações.
Todo sintoma possui um fundo emocional, relacionado ao seu contexto, história de vida, experiências e relações.
Olá, tudo bem? Geralmente o tratamento da compulsão alimentar é feita pelos dois tipos de profissionais. A psicoterapia, aliada à medicação, pode ajudar o paciente a reduzir a ansiedade, bem como tratar os padrões que estão mantendo a compulsão, compreendendo as situações e gatilhos que a disparam. É importante entender o momento que a pessoa está vivendo, como a compulsão está se manifestando e se há algum outro tipo de transtorno associado. A pessoa pode iniciar o tratamento com o psiquiatra, mas a psicoterapia será fundamental para a compreensão e tratamento do quadro.
Olá! É importante verificar o que pode estar causando essa compulsão alimentar, você pode iniciar com a terapia e se for necessário medicação o próprio terapeuta irá te encaminhar ao psiquiatra. Ou buscar um psiquiatra sabendo da importância da terapia. Na maioria dos casos o tratamento é conjunto. Mas alguns pacientes apresentam um quadro de compulsão temporário devido à um trauma, luto e etc. Por isso é importante investigar.
Obrigada pela pergunta!
Obrigada pela pergunta!
O tratamento interdisciplinar é sempre mais eficaz. O psiquiatra poderá avaliá-lo quanto a necessidade de medicação e a psicoterapia irá ajudá-lo no autoconhecimento e controle da sua ansiedade.
Pense bem- fique bem!
cuide-se!
Pense bem- fique bem!
cuide-se!
boa tarde, a ansiedade é um comportamento sendo necessário avaliar as causas iniciais. O trabalho multidisciplinar sempre é o mais indicado. O nutricionista avaliará os tipos de alimentos que está consumindo que podem estar levando a falta de nutrientes, que neste caso pode gerar a busca por certos alimentos para ter energia rápida. E o psicólogo vai ajudá-la no seu auto conhecimento, e por consequencia suas reações frente aos conflitos, e medos. Busque ajuda dos profissionais para ter uma vida mais tranquila. bom final de semana
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Sou viciado em alimentos com alto índice de sódio. Não gosto de doces e tenho dificuldade de beber muita água. Como a nutrologia poderia me ajudar?
- Sou vegetariano e tenho conpulsão por carboidratos e como pouca proteina. Como a nutrologia poderia me ajudar nessas questoes?
- Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida. Posso ter algum transtorno? Devo procurar um psicologo?
- o escitalopram ajuda a controlar compulsão alimentar, consequentemente ajudando no emagrecimento?
- Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida. Posso ter algum transtorno?
- Compulsão alimentar pode ser sinal de hipomania pra quem tem transtorno bipolar? Ou será efeito colateral dos remédios?
- Minha psiquiatra me passou topiramato 50 mg para compulsão alimentar, ele serve mesmo para essa finalidade ?
- A bupropiona ajuda a controlar a compulsão alimentar?
- Estou tomando topiramato para tirar a compulsão por comidas o médico pediu para tomar a noite será que posso tomar depois do almoço?
- Oi estou com uma compulsão alimentícia a Amitriptilina pode resolver meu caso? Pois fui receituada com esse medicamento e vi na bula q ele aumenta o apetite estou com medo d usar.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Compulsão alimentar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.