Quem tem gastrite leve Pode tomar Pantoprazol com água e limão de manhã em jejum?

2 respostas
Quem tem gastrite leve Pode tomar Pantoprazol com água e limão de manhã em jejum?
Quem não conhece alguém com gastrite?

GASTRITES

=========================O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇAO.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.

Por que insisto tanto na experiência do Médico?

========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO. Mas nem todos os locais que fazem Endoscopia atentam para isso.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.

=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.

Quanto ao tratamento:
Este depende da causa. Se houver o H. pylori este deve ser eliminado. Se a Gastrite é por medicamentos, o Médico experiente sabe o que fazer. E se a Gastrite é atrófica, um caso mais complexo, é preciso um Médico acostumado a trata-las, especialmente se houver metaplasia.

Sobre a água com limão, que quer tomar com o Pantoprazol:
o remédio é cientificamente comprovado. Tem efeito nas gastrites.
A água com limão não tem a mínima comprovação científica. Virou moda. Mas nada há que comprove sua ação em uma gastrite.

Aliás, as famosas dietas(suco de couve, água com batata, água gelada, vinagre, etc) foram motivo de entrevista que dei na TVTem( Globo do interior de SP). Acho que vale a pena o senhor(a) ver.
Está na seção sobre Publicações no meu perfil

Se o senhor(a) quiser pode ver também no Google, e lá falo com mais detalhes sobre esses mitos da moda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Jessica Ribeiro

Jessica Ribeiro

Gastroenterologista, Generalista

Telêmaco Borba

Paulo Henrique Fachinello

Paulo Henrique Fachinello

Gastroenterologista

Chapecó

Júlio Chebli

Júlio Chebli

Gastroenterologista

Juiz de Fora

Lucas Ramos Guzatti

Lucas Ramos Guzatti

Gastroenterologista

Lages

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Allan Vieira Almeida Santana

Allan Vieira Almeida Santana

Gastroenterologista

Maceió

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Distúrbios do estômago
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.