Quem tem cisto vaginal pode usar coletor menstrual? Obs: Cisto indolor, benigno, acompanhado semest

3 respostas
Quem tem cisto vaginal pode usar coletor menstrual?
Obs: Cisto indolor, benigno, acompanhado semestralmente.
Olá. A melhor pessoa para responder à está pergunta é seu médico, após a realização do exame ginecológico.
A resposta correta para essa pergunta necessita de mais Informações a respeito do cisto.
Mas a princípio se o cisto não impedir a colocação do coletor menstrual, este pode ser usado.

Está orientação não substitui uma consulta médica. Agende uma consulta com seu médico.

O coletor vaginal é um copo de plástico colocado na vagina para coletar o sangue menstrual. Como a vagina é contaminada , e o que protege a vagina de infecção é o pH ácido, provocado pelas bactérias intravaginais. Entretanto, durante a menstruação, o sangue, que é básico, transforma o pH ácido em pH básico, favorecendo a proliferação de bactérias intravaginais, que provocam várias doenças na mulher.
Se você colocar um copo de plástico, que impede qu o sangue saia, e fa com que ele fique dentro da vaginal, proliferando as bactérias, por mais de 4 horas, a chance de ocorrer uma infecção vaginal, que pode se alastrar para o útero e o restante da barriga e do corpo, cresce muito. Dependendo do tempo que o copo ficou na vaginal, da higiene que você fez, para lavar o copo, e nas mãos antes da introdução na vagina e as vezes que você evacuou ou urinou, as bacterias podem se replicar, provocando infecções e até levando a infertilidade. Por isto não é aconselhável usar o coletor vaginal, principalmente se você pretende ter filhos, pois a infecção uterina pode levar a salpingite e esterilidade.
Os absorventes internos, já alertam na bula que não devem ser usaos por mais de 4 horas, o contrário do coletor vaginal. Imagine um copo com sangue estagnado, por mais de 4 horas, num ambiente úmido e fechado, contendo várias bactérias??? Ao contrário do que diz o fabricante, a vagina não é estéril, e contem várias bactérias, assim como a boca. Outro dado importante, é que o coletor vaginal não forma um vácuo, pois não há como retirar o ar que entra junto com o copo na vagina. Cuidado: para evitar o descarte de algo contaminado na natureza, você está correndo o risco de manter o objeto contaminado dentro do seu corpo, e proliferando as bactérias e causando uma série de doenças, que podem só se manifestar quando você for querer engravidar, e perceber que as trompas estão obstruídas.Não corra riscos. è o mesmo que reutilizar uma seringa , sem estar esterilizada. O coletor vaginal NUNCA é ou foi esterilizado, e por isto contem germes que no ambiente propicio, que é a vagina podem se multiplicar.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Existe diversas lesões e cistos que podem acometer a vulva e vagina: cisto sebáceo, cisto de inclusão, cisto de Bartholin, cisto de Skene, cisto de Gardner, etc.
A maior parte dos cistos é tratada pelo ginecologista.
Não necessariamente o cisto irá crescer. Possivelmente ele não irá desaparecer sozinho.
A cirurgia nem sempre é necessária. É possível acompanhar cistos que não estejam provocando sintomas como dor na relação, dor pélvica ou sangramento.
Converse com o seu médico. Agende a sua consulta. Esclareça suas dúvidas.
O cisto vaginal assintomático não impede o uso do coletor menstrual.