Quem tem ansiedade de desempenho é melhor fazer terapia enquanto vivencia o problema ou antes?

16 respostas
Quem tem ansiedade de desempenho é melhor fazer terapia enquanto vivencia o problema ou antes?
Olá! Antes, pois para a psicanálise todo sintoma é uma forma do nosso inconsciente vir á tona, por isso, a análise oferece um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, outras formas das questões inconscientes se presentificarem e fazendo com que o sintoma relatado possa cair em desuso. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Oi oi!! É melhor fazer terapia assim que você perceber a ansiedade de desempenho, seja antes ou durante a situação. A terapia pode te ajudar a entender e lidar com a ansiedade, seja para prevenir ou enfrentar o problema. Quanto mais cedo você começar, mais ferramentas terá para gerenciar a situação A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar identificando os pensamentos negativos que causam a ansiedade de desempenho e ensinando maneiras de enfrentá-los. Com técnicas específicas, você aprende a desafiar essas crenças e a desenvolver habilidades para lidar melhor.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Bom dia. Acredito que vai ocorrer em ambas as situações. Quanto mais cedo buscar uma terapia psicológica ou analise melhor. A ansiedade de desempenho pode prejudicar muitas oportunidades, o autoconhecimento através da terapia traz fortalecimento emocional, clareza e assertividade. Melhorar-se é um trabalho continuo. A disposição.
Iniciar a terapia antes do evento para desenvolver habilidades e estratégias gerais, e continuar a terapia durante o evento para lidar com os desafios específicos, pode ser uma abordagem muito eficaz. Se você está enfrentando ansiedade de desempenho, não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde mental. A terapia pode ser uma ferramenta poderosa para superar esse desafio e alcançar seus objetivos.

Atuo com abordagem TCC, onde ofereço ferramentas e técnicas eficazes para lidar com a ansiedade.
Você pode iniciar a terapia antes de ter ansiedade e durante o evento para aprender a lidar com ela através de técnicas que na abordagem (TCC) Terapia cognitiva comportamental pode te ajudar. Busque ajuda profissional.
Resposta: nos 2 momentos.
Se existe a ansiedade, ela está atrapalhando a sua vida. Você deve procurar terapia agora mesmo. Você vai se conhecer melhor, entender como funciona a SUA ansiedade e se apropriar de algumas ferramentas que irão ajudar a lidar com ela.
Invista em você! Procure um psicólogo!
É indicada tanto para quem já está vivenciando a ansiedade quanto para quem deseja se preparar para lidar com essa questão no futuro. Se o problema já está acontecendo, a terapia oferece um espaço para explorar essa ansiedade no momento em que ela se manifesta, ajudando a pessoa a compreender os fatores que intensificam o desconforto e a encontrar formas mais autênticas de lidar com a situação. Já antes de vivenciar o problema, a terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver maior consciência sobre seus medos e inseguranças, fortalecendo-a para enfrentá-los quando surgirem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
A psicoterapia irá ajudar a entender as possíveis razões de sua ansiedade. Através da TCC serão utilizadas ferramentas que lhe ajudarão a lidar melhor com suas questões e ter um desempenho melhor e reduzir essa ansiedade. Mas para isso é preciso conhecimento, tanto sobre a própria ansiedade, como as possíveis questões que podem estar levando a ela.
Olá! O melhor momento para procurar uma processo de psicoterapia ou psicanálise é quando surge alguma questão (como essa que você nos coloca) para trabalhar num espaço seguro de escuta. Se a questão já está presente quer dizer que esse já é o momento! Estou à disposição! Um abraço.
Olá, é possível que se realize em ambos os tempos separados ou juntos. Poderá ser uma interrogação o porque agora, o porque depois, assim como o porque não agora ou o porque somente depois. O crucial para o início de um trabalho psicanalítico/psicoterapêutico se norteará também pelo desejo de início do paciente junto ao que lhe mobiliza em suas tomadas de decisões. O que prefere? Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, é uma questão que envolve o reconhecimento. O quanto antes buscar tratamento é tempo de vida que se ganha. Indico a Psicanálise e me coloco a disposição para acolher e ajudar no que for preciso.
Olá! Se já conseguiu identificar que apresenta sintomas ansiosos em situações de desempenho, o ideal seria buscar a terapia, preferencialmente na abordagem cognitivo-comportamental, para conseguir desenvolver estratégias para lidar. Através do acompanhamento, serão identificados os pensamentos automáticos que surgem quando está submetido a estas situações e que estão gerando sofrimento, junto com algumas estratégias de relaxamento e manejo emocional, pode-se estabelecer uma proposta de exposição a estes eventos a fim de reduzir a ansiedade.
Olá, como você está?

É possível ser realizada nos dois tempo, tanto antes da situação, quanto após, entretanto com desdobramentos diferentes da situação. Durante o processo terapêutico buscamos entender a razão dessa cobrança que passa a ser incômoda, o que a mantém e de que forma pode se reelaborar essa forma de existir no mundo, para que assim, se tenha uma vida mais leve. Caso precise, estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online - R$ 130
Olá! O que é ansiedade de desempenho pra ti? Como ela acontece? Não há uma temporalidade colocada de fazer o seu processo psicoterapêutico antes ou depois dos eventos, mas talvez seja importante começar quando tu entender que isso está lhe causando desconforto.
Espero ter auxiliado e estou à disposição para uma conversa!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Se você já está enfrentando situações que geram ansiedade de desempenho, iniciar a terapia pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com esses momentos. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar suas preocupações e aprender técnicas de enfrentamento.

Por outro lado, se você tem consciência de que a ansiedade de desempenho está se tornando um problema e quer preveni-la, começar a terapia antes pode ser uma boa escolha. Isso pode ajudá-lo a entender melhor suas emoções e a desenvolver habilidades para enfrentar desafios futuros.

O ideal é conversar com um psicólogo sobre sua situação específica e decidir juntos o melhor caminho a seguir. O importante é buscar apoio e trabalhar a ansiedade de forma construtiva!

Olá, como está?
A resposta da sua pergunta é bem simples, eu diria, faça terapia enquanto vivencia ou antes, o momento que você decidir que quer saber mais sobre, elaborar, falar sobre essa ansiedade em torno de um desempenho será o melhor momento.
Caso esteja se sentindo ansioso, busque um psicólogo, mesmo que seja uma pequena ansiedade, não dá para saber o que vem daí. Caso esteja se sentindo muito, busque também.
Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!