Quem tem aneurisma do septo interatrial (sem shunt) pode ter arritmia e AVC?

2 respostas
Quem tem aneurisma do septo interatrial (sem shunt) pode ter arritmia e AVC?
Olá!

A presença de aneurisma do septo interatrial sem shunt não aumenta o risco de arritmia ou AVC.

Olá! Entendo sua preocupação com a presença de um aneurisma do septo interatrial e os possíveis riscos associados.

O aneurisma do septo interatrial é uma condição em que há uma dilatação do tecido na parede entre os dois átrios do coração. Quando não há shunt (fluxo anômalo de sangue entre os átrios), o aneurisma em si geralmente não está associado a um aumento significativo do risco de arritmias ou acidentes vasculares cerebrais (AVC).

No entanto, é importante monitorar a condição regularmente com um cardiologista, pois a presença de um aneurisma do septo interatrial pode, em algumas situações, estar associada a outras anomalias cardíacas ou predispor a formação de coágulos sanguíneos que podem aumentar o risco de AVC, mesmo que este risco seja baixo.

É essencial manter um acompanhamento médico regular, realizar exames de rotina e discutir qualquer sintoma novo ou preocupante com seu cardiologista. O médico pode recomendar medidas preventivas específicas, caso necessário, e garantir que você esteja tomando as precauções adequadas para sua saúde cardiovascular.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Cuide-se bem e siga as orientações do seu médico para garantir sua saúde e bem-estar. Fico à disposição para qualquer outra questão que você possa ter.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!