Quem tem Alzheimer percebe que está sendo agressivo com os outros?

5 respostas
Quem tem Alzheimer percebe que está sendo agressivo com os outros?
 Renata Alves Paes
Psicólogo
Rio de Janeiro
A doença de Alzheimer é neurodegenerativa. Existem estágios e dependendo do estágio a pessoa não tem capacidade de automonitoria e auto controle. Pessoas que já apresentavam um padrão mais agressivo com o avançar da doença agrava-se. Neste caso é necessário que tenha um neurologista para acompanhamento e caso necessário uso de medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Thiago Monaco
Geriatra
São Paulo
Nem sempre percebe, mas pode perceber. Como a D. de Alzheimer é uma doença progressiva, é possível que no início da doença a pessoa ainda mantenha algum grau de percepção, porém não é tão comum que a pessoa apresente comportamentos agressivos logo no início da D. de Alzheimer (diferentemente de outras síndromes demenciais, como as frontotemporais ou o Lewy). No entanto, à medida em que a a Doença de Alzheimer progride, as alterações de comportamento, incluindo a agressividade, tornam-se mais comuns, ao mesmo tempo em que a auto-percepção piora. Desta forma, na maioria dos episódios de agressividade, que ocorrem em um estágio moderado de doença, dificilmente a pessoa tem a real percepção do que está ocorrendo. Pode, inclusive, apresentar um comportamento agressivo justamente pela dificuldade de entender o mundo à sua volta.
Dr. Renato Laks
Médico clínico geral, Geriatra
São Paulo
A Doença de Alzheimer é uma doença progressiva que leva a deterioração da memória e comportamento do doente.
Nas fases iniciais é comum que o paciente ainda perceba que está diferente, o que frequentemente causa sintomas de ansiedade e depressão.
No entanto, quando a doença evolui para fases mais avançadas, ele perde a capacidade de perceber que o seu comportamento está alterado.
As pessoas reagem com agressividade quando se sentem agredidas, isso é um instinto. Portanto, a melhor forma de agir com um portador de Alzheimer agressivo, é tentar entender o motivo dessa agressividade para que o paciente se sinta mais seguro e, consequentemente, mais calmo. Apenas em algumas situações que são necessários medicamentos.
 Priscila Chaves Teixeira
Psicólogo
Brasília
O Doença de Alzheimer é neurodegenerativa e possui 3 estágios de desenvolvimento: a fase inicial, a moderada e a grave. Em estágios iniciais a pessoa pode ter consciência que possui alteração comportamental. Já em fase moderada para grave apresenta quadro de anosognosia, ou seja, a falta de consciência do seu déficit, dificultando assim que perceba sua agressividade.
 Marina Souza Duarte Alvarenga
Psicólogo, Terapeuta complementar
Belo Horizonte
Conforme dito anteriormente, a agressividade ocorre devido a dificuldade que a pessoa passa a ter em expressar seus sentimentos e se posicionar diante das situações. Recomendo que você e sua família busque, a cada episódio, a construção de estratégias para contornar as situações. Evite o confronto! Pode ser, que vocês encontrem uma excelente estratégia que funcione muito bem por um bom período, mas é comum que surja a necessidade de elaboração de novas estratégias ao longo do tempo.

Especialistas

Ademar Vieira Filho Junior

Ademar Vieira Filho Junior

Neurologista

Goiânia

Daiane Asevedo

Daiane Asevedo

Fisioterapeuta

Vila Velha

Isabelle Cacau

Isabelle Cacau

Fisioterapeuta

São Bernardo do Campo

Janniny Figueiredo

Janniny Figueiredo

Médico de família

Montes Claros

Natália Faverzani

Natália Faverzani

Nutricionista

Porto Alegre

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 198 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.