quem sofre dos sintomas fisicos da ansiedade, como dor no estomago, dor no peito, na cabeça etc.. deve
8
respostas
quem sofre dos sintomas fisicos da ansiedade, como dor no estomago, dor no peito, na cabeça etc.. deve tomar anti depressivos obrigatoriamente? ou so com terapias com psicologos pode se curar ?

Olá,
Não é obrigatório o uso de antidepressivos. Entretanto, você precisa passar pela avaliação de um psiquiatra ou um psicólogo. Dependendo do nível de ansiedade, apenas um psicólogo pode ajudar, agora se a ansiedade estiver em um grau avançado, o trabalho conjunto de um psiquiatra e um psicólogo pode ser mais efetivo. Se não for possível a melhora dos sintomas apenas com a psicoterapia, talvez seja o caso do uso de medicamentos junto com a psicoterapia.
Espero que fique bem!
Um forte abraço,
Karina Silva.
Não é obrigatório o uso de antidepressivos. Entretanto, você precisa passar pela avaliação de um psiquiatra ou um psicólogo. Dependendo do nível de ansiedade, apenas um psicólogo pode ajudar, agora se a ansiedade estiver em um grau avançado, o trabalho conjunto de um psiquiatra e um psicólogo pode ser mais efetivo. Se não for possível a melhora dos sintomas apenas com a psicoterapia, talvez seja o caso do uso de medicamentos junto com a psicoterapia.
Espero que fique bem!
Um forte abraço,
Karina Silva.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

O acompanhamento medicamentoso é aconselhado nos casos em que o paciente não apresenta condições para lidar com os sintomas. Antes da medicação, vale a pena tentar técnicas que ajudem no controle da ansiedade. Procure um psicólogo, ao avaliar seu caso fará as indicações mais adequadas

A psicoterapia cognitivo. Comportamental tem excelentes técnicas para identificação e manejo das crises de ansiedade, com resultados muito bons. Contudo, em casos mais resistentes, o apoio medicamentoso faz toda a diferença. A pessoa não precisa ficar usando a medicação pelo resto da vida, pois a terapia vai ajudar no desenvolvimento de estratégias mais saudáveis e adaptivas de enfrentamento das crises. É muito importante ter o acompanhamento médico, junto com a terapia e a atividade física.

Nem sempre é necessária a intervenção medicamentosa. A psicoterapia ajudará a pessoa a entender o que está causando a ansiedade. Identificado o motivo, poderão ter realizadas técnicas a fim de controlar a sensação, dominando-a.

Primeiramente você deve procurar apoio psicológico, acredito ser o primeiro passo para a demanda. A psicoterapia é importante por que vai te ajudar na compreensão e entendimento sobre você, isto é, facilitando a busca do autoconhecimento, além de possibilitar uma investigação mais profunda sobre sua mente e seu funcionamento. Assim, dependendo da complexidade da problemática, o apoio psiquiátrico, bem como as ações medicamentosas serão importantes aliados no controle do transtorno.

Os anti-depressivos só devem ser utilizados a partir da avaliação de um médico psiquiatra, em casos de extrema necessidade. A medicação alivia os sintomas,mas não mudam o comportamento, o pensamento e o sentimento da pessoa em relação a uma situação desconfortável. O psicólogo irá auxiliar o cliente a compreender o seu sofrimento e encontrar formas de superá-lo. Bons resultados serão obtidos através da combinação de anti-depressivos e psicoterapia.

Os pacientes psicossomáticos precisam de um acompanhamento multiprofissional, primeiro deve-se investigar as dores e desconfortos, paralelamente o acompanhamento psicológico é imprescindível e em casos mais graves um acompanhamento psiquiátrico também deverá ser levado em conta.

Olá, sugiro que você procure um psiquiatra, para que ele possa te avaliar e avaliar a necessidade de uma medicação ou não para o seu caso. Em paralelo, é importante que busque um psicólogo, pois a terapia vai te ajudar a entender o que está por trás dessa ansiedade, te permitindo ter um controle maior sobre si. Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição!
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Acredito que tenho ansiedade, mas nunca passei por nenhum médico especialista, minha dúvida é por onde começar? Com psicólogo ou psiquiatra? Tenho dificuldade pra respirar, tenho é pensamentos acelerados que me perturbam noite e dia, não consigo me alimentar direito, sinto tontura, dor de cabeça e um…
- Gostaria de saber o que é transtorno de ansiedade? E o que afeta na pessoa?
- Tenho insuficiência respiratórias quando vem a crise faço xixi toda hora é normal?
- tive uma crise de ansiedade semana passada, com isso nos dias seguintes depois do ocorrido tive algumas reações, por exemplo quando eu ia me deitar para dormir meus musculos da cabeça e do braço começavam a tremer como se eu estivesse com medo ou com frio, outra coisa é peso nas pernas sem vontande de…
- Dor no peito , coração disparar à noite quando estou deitada, dor no tórax , fadiga, sensação grande de ansiedade,susto durante toda a noite . Não durmo nem um minuto,fico com tremor por dentro.
- A hipinose pode resolver o meu medo de chuva? Tenho muito medo de chuva tá muito difícil viver assim
- Quais são os principais tipos de transtornos de ansiedade?
- Gostaria de saber o que provoca o transtorno de ansiedade?
- Estou com dor em cima do peito,fas três semanas já é dor que vai e vem,pode ser da ansiedade? eu sofro da ansiedade tomo sertralina.
- Além dos sintomas depressivos e ansiosos, agora, sinto medo de sair de casa sozinha. E, este último começou após a morte do meu pai, porém antes do falecimento dele saia normalmente de casa. Quero saber o por que isto aconteceu e o que devo fazer para reverter este quadro???? Já estou em tratamento psiquiátrico,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 404 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.