quem sofre dos sintomas fisicos da ansiedade, como dor no estomago, dor no peito, na cabeça etc.. deve

8 respostas
quem sofre dos sintomas fisicos da ansiedade, como dor no estomago, dor no peito, na cabeça etc.. deve tomar anti depressivos obrigatoriamente? ou so com terapias com psicologos pode se curar ?
Olá,
Não é obrigatório o uso de antidepressivos. Entretanto, você precisa passar pela avaliação de um psiquiatra ou um psicólogo. Dependendo do nível de ansiedade, apenas um psicólogo pode ajudar, agora se a ansiedade estiver em um grau avançado, o trabalho conjunto de um psiquiatra e um psicólogo pode ser mais efetivo. Se não for possível a melhora dos sintomas apenas com a psicoterapia, talvez seja o caso do uso de medicamentos junto com a psicoterapia.
Espero que fique bem!
Um forte abraço,
Karina Silva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O acompanhamento medicamentoso é aconselhado nos casos em que o paciente não apresenta condições para lidar com os sintomas. Antes da medicação, vale a pena tentar técnicas que ajudem no controle da ansiedade. Procure um psicólogo, ao avaliar seu caso fará as indicações mais adequadas
A psicoterapia cognitivo. Comportamental tem excelentes técnicas para identificação e manejo das crises de ansiedade, com resultados muito bons. Contudo, em casos mais resistentes, o apoio medicamentoso faz toda a diferença. A pessoa não precisa ficar usando a medicação pelo resto da vida, pois a terapia vai ajudar no desenvolvimento de estratégias mais saudáveis e adaptivas de enfrentamento das crises. É muito importante ter o acompanhamento médico, junto com a terapia e a atividade física.
Nem sempre é necessária a intervenção medicamentosa. A psicoterapia ajudará a pessoa a entender o que está causando a ansiedade. Identificado o motivo, poderão ter realizadas técnicas a fim de controlar a sensação, dominando-a.
Primeiramente você deve procurar apoio psicológico, acredito ser o primeiro passo para a demanda. A psicoterapia é importante por que vai te ajudar na compreensão e entendimento sobre você, isto é, facilitando a busca do autoconhecimento, além de possibilitar uma investigação mais profunda sobre sua mente e seu funcionamento. Assim, dependendo da complexidade da problemática, o apoio psiquiátrico, bem como as ações medicamentosas serão importantes aliados no controle do transtorno.
Os anti-depressivos só devem ser utilizados a partir da avaliação de um médico psiquiatra, em casos de extrema necessidade. A medicação alivia os sintomas,mas não mudam o comportamento, o pensamento e o sentimento da pessoa em relação a uma situação desconfortável. O psicólogo irá auxiliar o cliente a compreender o seu sofrimento e encontrar formas de superá-lo. Bons resultados serão obtidos através da combinação de anti-depressivos e psicoterapia.
Os pacientes psicossomáticos precisam de um acompanhamento multiprofissional, primeiro deve-se investigar as dores e desconfortos, paralelamente o acompanhamento psicológico é imprescindível e em casos mais graves um acompanhamento psiquiátrico também deverá ser levado em conta.
Olá, sugiro que você procure um psiquiatra, para que ele possa te avaliar e avaliar a necessidade de uma medicação ou não para o seu caso. Em paralelo, é importante que busque um psicólogo, pois a terapia vai te ajudar a entender o que está por trás dessa ansiedade, te permitindo ter um controle maior sobre si. Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição!

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 398 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.