Quem sofre de ansiedade social, isso tem origem no que passou durante a infância, adolescência ou fa

19 respostas
Quem sofre de ansiedade social, isso tem origem no que passou durante a infância, adolescência ou faz parte da personalidade da pessoa?
Olá.

Os aspectos mais fundamentais de nossa personalidade são estruturados na infância. O que faz com que seja um período do desenvolvimento especialmente importante.

No entanto a ansiedade social, assim como qualquer outro sintoma psicológico, não necessariamente tem a ver com aspectos de nossa infância. Podem ocorrer eventos traumáticos em qualquer fase da vida que se desdobram em sintomas psíquicos. Os sintomas nascem, normalmente, não de um único evento traumático, mas de uma sequencia de eventos ou de situações contextuais estressantes que culminam no adoecimento ou sofrimento psíquico.

Buscar apoio especializado é a melhor forma de lidar com sintomas de ansiedade social.

Espero ter ajudado.

Boa tarde. A personalidade começa a se estruturar desde o ventre materno recebendo influencia do ambiente externo e familiar. Normalmente não é apenas uma causa, mas um conjunto de fatores que podem envolver fases do desenvolvimento, especialmente convivência familiar e social. Na idade adulta a personalidade já pode configurar introvertida ou extrovertida, teria que analisar também se é um bloqueio, timidez, trauma, baixa auto estima. Normalmente tem mais sintomas envolvidos. Sugiro buscar psicoterapia para superação e melhor qualidade de vida. A disposição.
A ansiedade social pode ter diversas origens e não há uma única causa universal. Pode ser influenciada por experiências durante a infância e adolescência, como por exemplo em situações traumáticas, bullying, experiências familiares ou eventos estressantes. Além disso, as características da personalidade também podem desempenhar um papel, como a sensibilidade emocional, a tendência ao perfeccionismo ou a insegurança, por exemplo.

Portanto, não há como definir algo sem conhecer o histórico de vida do indivíduo e tudo que ele vem passando, sendo assim, sempre indicamos o processo de psicoterapia, até para autoconhecimento e aprendizagem de como lidar com a ansiedade.
Olá. De um modo geral, nossos padrões de comportamento, sintomas, crenças, personalidade como um todo se iniciam na infância. Mas nosso cérebro é flexível, capaz de mudar! Podemos melhorar nossos sintomas, ressignificar nossa história :)
Olá. A ansiedade social pode ser proveniente de diversas coisas, inclusive de suas vivências e da maneira com lidou com elas na infância e adolescência. Um contexto familiar e/ou social muito rígido e inflexível podem contribuir, dentro desse contexto a sua personalidade ser mais introvertida pode colaborar também. O que sabemos é que nós, seres humanos, somos seres multifacetados e atravessados por diversos aspectos, sendo bem difícil determinar um único motivo.
Olá ! A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é um transtorno psicológico complexo mas que geralmente se manifesta na infância ou adolescência, mas também pode surgir em fases posteriores da vida. A causa em si ainda é muito complexa e pode ter vários fatores desde genético até ambientais ( como bullying, traumas ou situações constrangedoras em público)
certos trações de personalidade como timidez, introversão e perfeccionismo também podem tornar o indivíduo mais suscetível à ansiedade, portanto é importante lembrar que a ansiedade social não é simplesmente um traço de personalidade. É um transtorno psicológico complexo que requer tratamento profissional.
Se você está sofrendo com esse transtorno é importante buscar ajuda
Olá!
Não possuímos uma personalidade apriorística, isto é, constituída antes de efetivamente vivermos e experienciarmos o mundo, ou seja, os ambientes externos e de crescimento vão ter parte ativa e essencial na formação da nossa personalidade. Num processo psicanalítico buscamos justamente fazer esse caminho de descoberta, de onde veio (como se formou) tal quadro de ansiedade social e outros traços que podem influenciar para a manutenção dele; e trabalhar visando o seu desejo perante isso - por exemplo, como ressignificar essa vivências se estiverem lhe trazendo prejuízos. Fico a disposição! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 150
Dentre as causas mais fundamentadas do Transtorno de Ansiedade Social (TAS), ‭inclui a história evolutiva‬ da submissão às hierarquias e ao medo de estranhos. Desse modo há uma determinação genética moderada do TAS. ‭ ‬Durante a ‭ ‬infância, essa ‭ ‬disposição ‭ ‬herdada se ‭ ‬expressa ‭ ‬cedo na inibição e no medo de estranhos, bem como na sensibilidade à rejeição. Além disso, as pessoas que desenvolvem o TAS vêm de famílias que são excessivamente controladoras que não oferecem apoio e que são muito críticas.
Olá! Pelo viés psicanalítico o quadro sintomático é uma forma das nossas questões inconscientes se fazerem presentes e podem ter origem na infância ou outra fase da vida. Considero importante buscar investigação, pois o sintoma diz sobre o sofrimento, modo de funcionamento e história de vida do sujeito, a terapia é o lugar que poderá oferecer uma escuta técnica e sensível, proporcionando acolhimento ao indivíduo. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá, boa noite!
Desde a infância, começamos a formar nossas crenças. Se crescemos em um ambiente "desajustado", podemos internalizar crenças erradas, o que pode levar à fobia social. No entanto, mesmo quem teve uma infância boa pode desenvolver fobia social após um evento traumático em outra fase da vida. Se precisar de ajuda, estou aqui!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Olá! Espero lhe encontrar bem. Entendo sua preocupação e desejo de entender melhor o tema. A ansiedade social é uma condição complexa que pode ter múltiplas origens. Pode ser influenciada por experiências da infância e adolescência, assim como por traços de personalidade e fatores genéticos.
Durante a infância e adolescência, situações de bullying, críticas severas, rejeição ou falta de habilidades sociais adequadas podem contribuir para o desenvolvimento da ansiedade social. Por outro lado, traços de personalidade, como ser mais introvertido ou ter uma maior sensibilidade emocional, também podem aumentar a vulnerabilidade para essa condição.
A ansiedade social pode ser desencadeada por uma combinação desses fatores e pode variar de pessoa para pessoa. É importante entender que, independentemente da origem, existem formas eficazes de tratamento que podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Procurar ajuda profissional para um diagnóstico adequado e para descartar outras condições que possam estar contribuindo para os sintomas.
A psicoterapia pode proporcionar o apoio necessário para lidar com essa condição e melhorar sua qualidade de vida.
Agende uma consulta, me mande uma mensagem, estou à disposição para lhe ajudar no seu caminho de autoconhecimento e cura.
Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá, Em geral, a ansiedade social pode ser influenciada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos.

Experiências negativas ou traumáticas durante a infância ou adolescência, como bullying, rejeição, abuso ou humilhação, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da ansiedade social. Esses eventos podem criar associações negativas com situações sociais, levando a uma evitação dessas situações no futuro. O estilo de criação dos pais ou cuidadores também pode influenciar. Pais superprotetores ou excessivamente críticos podem limitar a exposição da criança a situações sociais, impedindo o desenvolvimento de habilidades sociais adequadas.

Independemente da origem, a ansiedade social pode ser tratada com psicoterapia. Sugiro que você procure um psicólogo se estiver experimentando esses sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A resposta não é OU, é E. Pode ser isso e aquilo e ainda mais, pode ser também que a pessoa é ansiosa por uma questão genética, porque o modelo de mente da mãe se torna o modelo de mente do filho. A pergunta é: tem como transformar a ansiedade em tranquilidade e paciência? SIM! Tenha em mente que a ansiedade é uma desarmonia do tempo externo e o tempo interno, e isso leva a pessoa a entrar na agonia, ou seja, a sensação que NUNCA irá conseguir realizar aquilo que quer AGORA! O caminho para transformar a ansiedade é desenvolver a confiança em si, no mundo.
Um abraço,
Lea
Olá!!! A ansiedade social pode ter múltiplas origens e manifestações, não sendo exclusivamente atribuível a um único fator, como experiências específicas na infância ou adolescência, ou à personalidade da pessoa. É frequentemente resultado da interação complexa entre predisposições genéticas, experiências de vida, ambiente familiar e social, além de traumas ou eventos estressantes ao longo do desenvolvimento.

É importante abordar cada caso individualmente, reconhecendo que a ansiedade social pode ser influenciada por diferentes elementos na vida de uma pessoa. A compreensão empática e o suporte profissional são essenciais para ajudar as pessoas que enfrentam esse desafio a desenvolver estratégias de manejo e crescimento pessoal.
Olá!
Para entender causas e inclusive tratar a ansiedade social é importante entender o caso a partir da sua singularidade.
Quando se trata de subjetividade humana, a escuta do sujeito se mostra fundamental.
Não há causas únicas nem receitas de bolo para cura.
Olá! A ansiedade social, como muitas questões de saúde mental, é multifatorial. Isso quer dizer que geralmente há diversas causas trabalhando em conjunto para fazer com que a pessoa sinta mais ou menos ansiedade social. Vários fatores podem estar influenciando, por exemplo: questões biológicas/genéticas de temperamento (algumas pessoas são naturalmente mais ansiosas, preocupadas socialmente do que outras); questões de desenvolvimento e história de vida (experiências infantis e adolescentes que fazem a pessoa temer situações sociais, incluindo influência de pais, parentes, professores, colegas, etc); questões culturais (normas culturais que impõem dificuldades para a pessoa se adaptar socialmente); situações atuais de estresse social (situações relacionadas a relações interpessoais atuais podem influenciar como reagimos às outras pessoas); questões de personalidade (aqui podem ser muitas coisas, como uma tendência mais evitativa, perfeccionismo, introversão, etc). Todos essas e muitas outras possíveis influências afetam na forma como a pessoa encara a si mesmo, as outras pessoas, e como ela reage a situações sociais. A personalidade e as experiências de vida não são totalmente separadas: as duas coisas se influenciam durante a vida da pessoa. No caso da ansiedade social, as causas são complexas e, caso você esteja passando por muitas dificuldades, o ideal é buscar atendimento com um psicólogo para explorar as que melhor explicam o quadro. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
A ansiedade é uma reação normal do organismo, vindo de um contexto e das nossas relações. Geralmente, os sintomas da ansiedade vêm por meio de fatores cotidianos que colocam o indivíduo em algum tipo de risco que lhe gera dúvidas, expectativas ou medo. No entanto, dois indivíduos podem ser acometidos pela mesma situação, e esta gerar ansiedade apenas em um deles. A maneira como a pessoa percebe determinado problema acarretará ou não a ansiedade. Essa percepção não está ligada somente ao real significado de perigo da situação, mas também à história de vida do indivíduo e seu aprendizado com experiências passadas.

A ansiedade social, também conhecida como transtorno de ansiedade social ou fobia social, é uma condição complexa que pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo experiências na infância e adolescência, traços de personalidade e até mesmo genética. Vamos explorar cada um desses aspectos:

Experiências na Infância e Adolescência: Muitos estudos sugerem que experiências negativas durante a infância e a adolescência, como bullying, rejeição pelos pares, críticas constantes dos pais ou professores, ou eventos traumáticos, podem contribuir para o desenvolvimento da ansiedade social. Essas experiências podem ensinar a criança a ver o mundo social como ameaçador ou perigoso, levando a sentimentos persistentes de medo e inibição em situações sociais.

Traços de Personalidade: Certos traços de personalidade, como timidez ou introversão, podem aumentar a propensão de uma pessoa para desenvolver ansiedade social. Embora esses traços por si só não causem ansiedade social, eles podem fazer com que a pessoa seja mais sensível ou mais propensa a se sentir desconfortável em situações sociais, o que pode contribuir para o desenvolvimento do transtorno.

Genética: Há também evidências que sugerem que a ansiedade social pode ter um componente genético. Estudos com gêmeos, por exemplo, mostram que se um gêmeo tem ansiedade social, o outro é mais propenso a ter o transtorno também, o que indica uma possível predisposição genética.

Desenvolvimento Neurobiológico: Pesquisas indicam que diferenças na química cerebral e nas estruturas cerebrais podem estar envolvidas na ansiedade social. Por exemplo, desequilíbrios nos neurotransmissores como serotonina e dopamina podem afetar a forma como as pessoas processam informações sociais e gerenciam o estresse emocional.

Fatores Ambientais: Além das experiências de vida, outros fatores ambientais, como a exposição a estressores crônicos ou a estilos parentais superprotetores ou críticos, também podem influenciar o desenvolvimento da ansiedade social.

É importante notar que a ansiedade social é tipicamente o resultado de uma interação entre múltiplos fatores, e não é causada exclusivamente por um único elemento. O tratamento eficaz muitas vezes envolve abordar esses diversos aspectos por meio de terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudar a modificar os padrões de pensamento negativos e desenvolver habilidades de enfrentamento para situações sociais. Em alguns casos, a medicação também pode ser usada para ajudar a gerenciar os sintomas.
Ola, bom dia
Ansiedade social tem relação com comportamentos aprendidos com pessoas proximas. Tem solução e vem do tratamento focado no problema. Sugiro procurar um psicólogo cognitivo comportamental experiente especialista transtornos de ansiedade

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!