Quem é prė-diabético pode consumir açúcar demerara?

10 respostas
Quem é prė-diabético pode consumir açúcar demerara?
Os açúcares tem o mesmo potencial em liberação de glicose, o que muda são os micronutrientes e a pureza dentre eles. Diabéticos podem sim usar o demerara, porém com quantidades corretas e principalmente em momentos específicos. Essa orientação vale não só para o demerara, mas para quaisquer tipo de açúcar que seja consumido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Mariana do Valle
Nutricionista
Niterói
Olá, depende de cada paciente.
A boa noticia é que através de um plano alimentar individualizado, mudança de estilo de vida, pratica de atividades físicas a pré -diabetes pode ser revertida.
O ideal é que você procure um profissional para que ele te oriente de forma personalizada e adequada.
Att. Mariana do Valle
 Carolina Martins
Nutricionista
Porto Alegre
O açúcar demerara age no corpo do mesmo modo que o açúcar branco! Assim, a sua ingestão deve ser controlada por indivíduos pré diabéticos, porém, com um plano alimentar adequado, esse alimento pode ser encaixado!
Dra. Andreza Barros
Nutricionista
Recife
Prezado(a), a ação do açúcar no organismo é a mesma, seja o açúcar branco, demerara, mascavo, ou outro; todos elevam a glicose sanguínea e por consequência podem levar à resistência insulínica e ao diabetes. Se vc está pré-diabético, significa que sua glicemia já está alterada, muito provavelmente em virtude de hábitos alimentares equivocados, que precisam ser revistos o quanto antes! Além disso, o excesso de açúcar, pode ainda contribuir para a disbiose (desequilíbrio) da microbiota intestinal, o que traz várias outras consequências. Se faz necessário olhar para nutrição de forma mais ampla, ao invés de restringí-la a mera contagem de macronutrientes. Procure um(a) nutricionista com essa visão para orientá-lo(a) de maneira mais adequada.
Dra. Roberta Fagundes
Nutricionista
Rio de Janeiro
Açúcar cristal, demerara, mascavo, refinado/branco, açúcar de coco, xarope de milho, glucose de milho, melado...é tudo açúcar, portanto vai elevar a glicemia. Se pode consumir? Sendo pré-diabético o ideal é reduzir o açúcar e a gente começa pelo de adição que é mais fácil. Procure substituir por adoçantes (sucralose, stévia) ou por polióis (xilitol, eritritol)..mas sem exageros.
 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá, tudo bem?
O ideal seria não utilizar nenhum açúcar, mas se precisar de um tempo para acostumar suas papilas gustativas, sugiro que use o açúcar demerara em menor quantidade até conseguir zerar o uso do açúcar no café. Outros pontos importantes são: aumentar a ingestão de verduras - pelo menos 2x ao dia; ingerir frutas com casca e bagaço (maçã com casca, pêra com casca ou laranja com o bagaço) ou outras frutas acompanhadas de sementes (farelo de aveia, chia, linhaça, semente de girassol, semente de abóbora).
Espero que tenha te ajudado. Abraços
 Aliny Stumbo
Nutricionista
São Paulo
Pré diabetes é reversivel e é consequência de inflamação metabólica, tem que fazer defict calórico, perdendo gordura corporal. Quanto ao açúcar, só em pequenas quantidades, isso vale para qualquer tipo de açúcar. Busque um nutricionista para te ajudar.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Olá! O açúcar demerara, assim como qualquer outro tipo de açúcar (refinado, mascavo, de coco, mel), provoca um aumento na glicemia e, por isso, deve ser consumido com bastante moderação por quem é pré-diabético. Apesar de ser menos processado que o açúcar branco, ele ainda é açúcar e pode impactar no controle glicêmico. Além disso, muitas vezes, pelo fato de o açúcar demerara ter um poder de doçura um pouco menor, as pessoas acabam utilizando uma quantidade maior para adoçar, o que pode ser ainda mais prejudicial. O ideal é focar em uma alimentação equilibrada, rica em fibras, proteínas e gorduras boas, para evitar picos glicêmicos. Quer saber como adaptar sua alimentação para manter a glicemia sob controle? Marque uma consulta para receber um plano alimentar personalizado!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
O açúcar demerara para o diabético e o pré-diabético deve ser tratada igual a açúcar normal. Ela só tem um pouco menos de processamento, mas tem igual um alto índice glicémico e deve ser considerada como açúcar na quantidade e frequência de consumo.

Especialistas

Heloiza Muniz

Heloiza Muniz

Nutricionista

Campinas

Beatriz Leite

Beatriz Leite

Nutricionista

Aracaju

Tamiris Xavier

Tamiris Xavier

Nutricionista

São Paulo

Ester Machado

Ester Machado

Nutricionista

Monte Mor

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Estado Pré-Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.