Quem é hipocondríaco pode sentir sintomas que não tem? Ou potencializar sensações impercetíveis para

26 respostas
Quem é hipocondríaco pode sentir sintomas que não tem? Ou potencializar sensações impercetíveis para alguém saudável? Sentir formigamento ou falta de sensibilidade sem estar de fato sofrendo com isso?
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Santa Maria
Bom dia. O seu relato esta dentro dos sintomas da doença. A hipocondria é um transtorno que se caracteriza por uma preocupação constante e obsessiva com a própria saúde. A pessoa está convencida de que tem alguma doença grave (ou várias) e isso acontece ao fazer uma interpretação totalmente equivocada dos sinais corporais e possíveis sintomas. Sugiro buscar uma avaliação psicológica e iniciar um tratamento para entender e desenvolver novos padrões de comportamento frente a doença. Sem tratamento você pode desenvolver quadros de transtorno de ansiedade e ter perda significativa em qualidade de vida e relacionamentos. Com um psicoterapeuta especializado você pode sentir-se melhor com o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Talita Cristina Pereira Cano
Psicólogo
São Paulo
Os sintomas de uma pessoa hipocondríaca estão ligados ao medo intenso e prolongado de ter uma doença grave e preocupação de que sintomas pequenos indiquem algo grave. Buscam inclusive consultar ou mudar de médico com frequência.
Os hipocondríacos podem ter um tipo de dor causada por fatores psicológicos, ansiedade ou ataque de pânico e também é muito comum o comportamento compulsivo, medo de contrair uma doença, palpitações, repetição incessante de pensamentos ou sensação de formigamento.
Neste caso é super recomendado tratamento psicológico.
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo

A hipocondria é a focalização compulsiva do pensamento e das preocupações sobre o próprio estado de saúde, freq. acompanhada de sintomas que não podem ser atribuídos a nenhuma doença orgânica. Hipocondria é o quadro em que se tem um medo excessivo e NÃO realista de ter algum sintoma ou condição de saúde que pode ameaçar sua vida e ainda não foi diagnosticado. Nesses quadros, o hipocondríaco tende a ficar ansioso com a doença, mesmo se nenhuma evidência médica justifique a preocupação ou acreditar que qualquer sintoma simples pode evidenciar um problema terrível. Por exemplo: uma dor de cabeça certamente significará um tumor cerebral. Nesse sentido pode sentir o que vier à imaginação que está sentindo, e poderá ser qualquer um dos sintomas acima. A hipocondria tem cura, com
psicólogo e caso precisar com medicamentos psiquiátricos mas sempre com a psicoterapia para descobrir a origem que geralmente provém de falhas na infância.
 Ana Célia Mayrink
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Pelo que relata, sim. Uma pessoa hipocondríaca pode idealizar sintomas e doenças, mas há uma razão por trás, que é a origem do medo de adoecer. Para tal, pode-se sim, procurar um profissional para ajuda.
 Meire Santos
Psicólogo
São Paulo
Sim,pois a pessoa hipocondríaca sofre com intensa ansiedade,o que gera pensamentos repetitivos e sensações fisiológicas similares a doenças reais.Busque psicoterapia para identificar a origem desse conflito e melhora desse comportamento/sentimento.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite concordo com quanto meus colegas explicaram e sugeriram de frequentar uma psicoterapia para conseguir compreender as causas desse problema e te ajude a encontrar novas forma de olhar pra vida e saber valorizar o bom e o belo que ela te oferece; Busque ajuda!
Sim. Embora haja uma contradição na sua colocação. Hipocondria faz as pessoas sofrerem e isso deve, antes de tudo, ser validado. O tratamento indicado é a Terapia EMDR e o Gerenciamento da Dor.
Pode sim! Mas, se os sintomas persistirem é importante que a pessoa procure um médico. A hipocondria é um transtorno que se caracteriza pela preocupação excessiva em ter ou contrair uma doença grave. Como há um alto nível de preocupação com a saúde, o indivíduo entra facilmente em estado de alarme em relação às suas reações e percepções fisiológicas. Assim, desenvolve comportamentos excessivos de busca por sinais e sintomas físicos. Esses indivíduos sofrem muito com a medo e ansiedade em relação a ideia de estar doente e busca por medicalização. É importante consultar-se com um psicólogo e psiquiatra para que juntos cheguem a um diagnóstico e implementem um plano de tratamento.
Oi!
Sim, concordo com os colegas, mas é importante procurar um médico, antes de qualquer coisa.
Se não houver comprovação efetiva para os sinais e sintomas. Procure uma psicoterapia.
Olá! Você mesmo já diz que é hipocondríaco e descreve seus sintomas. Concordo com os colegas que seria importante você buscar um acompanhamento psicológico para avaliar as causas de supervalorizar e criar sintomas físicos. Uma terapia certamente lhe será útil.
 Gabriel Bernardi
Psicólogo, Psicanalista
São Leopoldo
Boa noite. Para uma pessoa hipocondríaca, seus pensamentos tem uma força acima do comum. Ou seja, se ela imagina que está acometida de alguma doença, ela sentirá uma angústia muito grande e procurará formas de se automedicar, podendo até apresentar sintomas físicos por se pensar enferma (p.ex.: cefaléia por achar, sem indícios reais, que tem um tumor no cérebro). Por outro lado, no consultório, quando um paciente relata um sintoma orgânico, se eu não tenho certeza de estar relacionado às suas questões psicológicas, busco indicar que também se consulte com um médico da área. Mas essa distinção é muito delicada de ser feita, sendo necessário já estar vinculado com o paciente, entendendo melhor a sua dinâmica. Como você não relata estar de fato com alguma doença grave, recomendo primeiro buscar um(a) psicólogo(a) e, com ele(a), analisar melhor os rumos a serem tomados, dentro da própria terapia ou com alguma assistência a mais. Por fim, antes de tomar alguma atitude que possa gerar uma doença de verdade, como tomar remédios sem saber realmente se você está doente, busque ajuda. Abraço e boa semana!
 Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Esses sintomas podem qualifica_lo no diagnóstico de transtornos e ansiedade.Pessoas que apresentam este transtorno sofrem bastante e precisam de ajuda psicológica e em alguns casos a medicação auxilia no tratamento. Formigamentos , dificuldades para respirar (descartando outros problemas) costumam ser comuns, nesse transtorno. O tratamento com terapia cognitiva comportamental tem um resultado satisfatório, levando em muitos casos o desaparecimento dos sintomas e o paciente passa a levar uma vida normal.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Denise Bernardi
Psicólogo
Curitiba
Olá, a hipocondria é um transtorno que se caracteriza por uma preocupação excessiva com a própria saúde. Os sintomas de uma pessoa hipocondríaca estão relacionados, em especial, ao medo de ter uma alguma doença. Sugiro que você procure um profissional para uma melhor avaliação. Permaneço à disposição, caso você resida na região de Curitiba e queira agendar uma consulta. Abraços
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! como os colegas todos disseram, o hipocondríaco pode sentir o que não existe pela qualidade dos seus pensamentos que são obsessivos e um medo muito grande de ficar doente. É muito importante buscar tratamento psicológico, para entender o que não foi dito e portanto, não simbolizado por essa pessoa. Busque ajuda!
Dr. Adriano M. Galocha
Psicólogo, Psicanalista
São José dos Campos
Sim, a hipocondria é uma preocupação irracional que gera intensa ansiedade, pensamentos de adoecimentos repetitivos e até sensações fisiológicas similares as doenças associadas.
A psicoterapia é o tratamento indicado que ajudará a identificar a origem da patologia e o manejo necessário para restabelecer a saúde emocional.
Ola, sim é normal.
 Yelris Cem Pessôa
Psicólogo
Olinda
Sim, o hipocondríaco acredita na presença de doença, reconhecem a presença de sinais e sintomas das mais variadas patologias no seu próprio corpo, entrando normalmente entra em estados de pânico. É tido como um distúrbio psiquiátrico , necessitando de ajuda psicoterapêutica e psiquiátrica.
Dr. Auri Mendes  Junior
Psicólogo
Rio de Janeiro
A hiponcondria merece atenção tanto psiquiátrica quanto psicológica , uma vez que a acentuação dos sintomas podem ser causar danos, impossibilitando o sujeito de cumprir as funções do dia-a dia .
 Valéria Mansur
Psicólogo
Rio de Janeiro
Uma pessoa que tenha sintomas somáticos, ou seja, sintomas que se evidenciam no corpo, pode se preocupar excessivamente com estes sintomas, temendo que sejam fruto de alguma doença séria e mesmo quando, após exames médicos, fica comprovado não haver qualquer causa física ou doença grave, podem continuar se preocupando. Isto pode gerar ansiedade e/ou depressão e aumentar as sensações corporais, bem como, criar novos sintomas. A hipocondria está associada a uma preocupação constante com a própria saúde, podendo gerar diversos sintomas e intensificar alguns. Cabe ressaltar, que pode haver, em uma minoria, a existência de hipocondria sem sintomas ou com sintomas leves. É importante buscar atendimento de um psicólogo.
 Marcia Regina Cardoso
Psicólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, sim é possível. Se estamos falando de um transtorno cuja característica principal é a preocupação excessiva com a própria saúde, haverá sim "sintomas" para justificar o auto diagnóstico. É necessário ajuda de um psicólogo ou psicanalista.
Para os casos mais graves sugiro um clínico geral visando descartar quaisquer causas orgânicas e um Psiquiatra para acompanhamento clinico e intervenção medicamentosa. Abraços
 Jaqueline Clementino
Psicólogo, Psicanalista
Taubaté
Olá! Pela sua descrição, sentir tudo isso deve lhe causar um grande sofrimento psíquico. Recomendo que busque ajuda. Em psicanálise, por exemplo, o processo buscará compreender esses sintomas, que foram uma “saída” que sua psique encontrou para lidar com algumas questões, e te auxiliar a buscar outros caminhos. É como desatar alguns nós que causam sofrimento.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, por mais que os sintomas de um hipocondríaco possam não ser realísticos, para o hipocondríaco eles são completamente reais e o corpo pode sim produzir sintomatologia sentida pela pessoa, mesmo que não seja comprovada com exames. Mas o mais importante é procurar tratar a hipocondria num tratamento psicoterápico psicanalítico. Estou à disposição!
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, é possível, chamamos de sintomas psicossomáticos.
Sim. Te indico estar em psicoterapia para estar mais atento nessas situações e não cometer overdoses (superdosagens) de medicamentos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, pessoas com hipocondria podem experimentar sintomas físicos que não têm, ou podem amplificar sensações normais e comuns, como um leve formigamento, transformando-as em algo mais intenso e preocupante. Esse fenômeno está relacionado a uma hiperfoco nas sensações corporais, o que pode aumentar a percepção de desconforto, gerando mais ansiedade. A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para explorar essas preocupações e entender melhor o impacto da ansiedade nas percepções do corpo. Ao trabalhar essas questões, você pode desenvolver uma relação mais tranquila com sua saúde, aprendendo a lidar com esses medos de forma mais equilibrada e a diminuir a ansiedade associada a sintomas físicos.
Dr. Leonir Troscki
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!
Na perspectiva da psicoterapia cognitivo-comportamental, compreendemos que indivíduos com hipocondria podem, sim, interpretar sensações corporais normais como sinais de doenças graves. Esse transtorno se caracteriza por uma preocupação excessiva com a saúde, levando a pessoa a perceber ou potencializar sintomas de maneira desproporcional. Por exemplo, sensações de formigamento ou falta de sensibilidade podem ser mal interpretadas como sinais de condições médicas sérias, mesmo na ausência de evidências clínicas.

É importante entender que essas experiências são reais para o indivíduo, embora não correspondam a problemas médicos diagnosticáveis. A terapia cognitivo-comportamental ajuda a pessoa a identificar e desafiar esses pensamentos distorcidos, promovendo uma interpretação mais equilibrada das sensações corporais.

Reitero a importância do acompanhamento profissional para o manejo adequado desse quadro. Estou disponível para apoio e esclarecimentos adicionais. Para mais informações, acesse meus perfis no Doctoralia: Leonir Troscki no Doctoralia e no meu site: Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Patricia Santos Nascimento

Patricia Santos Nascimento

Psicólogo

São Paulo

Cinthia Bernardo

Cinthia Bernardo

Psiquiatra

Florianópolis

Agendar uma visita
Luciane Denti

Luciane Denti

Psiquiatra

Erechim

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Hipocondríase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.