Quem decidi parar de fazer terapia? É que fico na dúvida se devo parar ou não. O terapeuta falou que

16 respostas
Quem decidi parar de fazer terapia? É que fico na dúvida se devo parar ou não. O terapeuta falou que poderíamos tentar continuar a terapia depois de eu confessar que sinto algo diferente por terapeuta.
Olá! Para a psicanálise não existe alta da terapia, pois enquanto houver confiança no psicanalista e desejo de continuar a análise haverá trabalho a ser realizado porque sempre existirá inconsciente para ser investigado, diante disso, considero importante levar essa questão para sua terapia para que possam pensar juntos sobre esse assunto. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Olá! Um bom ponto de partida é se questionar por que parar a terapia. Se é porque as demandas iniciais que te levaram a buscar terapia já foram resolvidas e você não quer continuar para além disso; ou se você sente que o vínculo com esse profissional não está sendo interessante para você e deseja trocar de terapeuta; ou se há alguma questão que você sente receio de trabalhar nesta terapia... entre outras inúmeras possibilidades. Encerrar ou pausar a terapia pode ser uma opção sim, até porque o processo depende do seu desejo de continuar frequentando esse lugar, mas ela não é a única. Estou à disposição!
Decidir parar a terapia é algo que vem do paciente, mas deve ser discutido de forma aberta com o terapeuta. Sentir algo diferente pelo terapeuta, como uma transferência afetiva, é super comum e faz parte do processo terapêutico. Continuar a terapia pode ser uma oportunidade de entender o que esses sentimentos estão revelando sobre você e suas dinâmicas internas, sem agir sobre eles. Converse sinceramente com seu terapeuta sobre isso, e veja se faz sentido explorar mais a fundo ou se é o momento de seguir em frente.
Olá!! Bem pertinente sua pergunta.
A decisão e responsabilidade é sempre de quem busca pela ajuda. Se você decidir parar, mesmo não estando pronta para isso, é importante que você assuma essa decisão com tranquilidade, sabendo que há pros e contras.
Mas é uma decisão que poderá ser tomada também em conjunto com seu terapeuta.
Temos sempre o dever de deixar claro para o paciente o que pode acontecer caso essa decisão seja tomada antes de você estar preparada.
Mas confie sempre em você. Você é a que melhor sabe sobre as razões por essa decisão.
E isso não te impede de em outro momento buscar ajuda novamente.
Não tem certo e errado!
Um abraço!
Estou à disposição!
Olá, seria importante levar essa questão para o seu processo, mas enquanto houver desejo de fala e demandas a serem trabalhadas, naturalmente o processo tende a seguir.
Por princípios éticos que regem a profissão, nenhum paciente deve ser obrigado ou sequer sentir coagido a continuar nenhum processo que não tenha desejo de permanecer. A decisão é sua, mas indico que avalie: se você sente que o vínculo foi prejudicado e que seus sentimentos por seu terapeuta atrapalham seu processo como por exemplo, esconder situações, omitir sentimentos/pensamentos ou até mesmo utilizar do espaço para ficar mais perto dele do que do seu foco terapeutico, então a indicação correta é encerrar o processo e buscar por outro psicólogo, levando esta demanda para outro espaço. A psicoterapia séria e comprometida deve ser um espaço de trabalho conjunto e colaborativo, não há como funcionar se houverem ressalvas ou receios sobre o vínculo, motivações para o processo ou mesmo foco de trabalho.

A partir do momento que existe o relato da paciente para com seu psicoterapeuta sobre esses sentimentos, o vínculo terapêutico poderá ser comprometido, ou seja, sofrer impactos dessa nova situação, que pode ser ocasionada por uma transferência. Não cabe aqui julgar a conduta do profissional que te acompanha, pois se ele (a) tiver ética, subsídios teóricos e desenvoltura com a abordagem irá saber lidar com a temática, fazendo com que a possível transferência seja objeto de análise sem comprometer a terapia e ainda contribuindo com outros aspectos que possam ter impulsionado sua busca pela psicoterapia.
Olá!
A alta na terapia geralmente vem acompanhada de uma evolução do paciente. Ou seja, são considerados os avanços em relação às suas sensações, à capacidade de se expressar melhor e assim por diante. Em outras palavras, é uma decisão conjunta – paciente e terapeuta. Por isso, é importante alinhar com o profissional e compartilhar as expectativas, frustrações e vontades, para que o tratamento seja conduzido da forma correta.
Em casos nos quais a alta é iminente – por parte do paciente ou do terapeuta –, é importante que as sessões não acabem de um dia para o outro, por exemplo. O ideal é conduzir o desligamento de forma gradual e não quebrar o vínculo formado entre paciente e terapeuta de forma abrupta. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Você tem liberdade de tomar suas decisões. Por que você quer parar a terapia? Se você se apaixonou e não se sente mais à vontade isso pode ser trabalhado com outro profissional. O mais importante são seus resultados terapêuticos e o profissional ter neutralidade com você, dentro do código de ética. Se vc não está mais à vontade busque outro profissional para continuar sua terapia. A disposição
Olá. A decisão de parar de fazer a terapia é sua.
Olá, compreendo que esse é um momento delicado para você. Se está em dúvida sobre continuar a terapia, pode ser útil refletir sobre seus sentimentos e objetivos. Conversar abertamente com o terapeuta sobre suas preocupações e como isso afeta sua experiência pode ajudar a esclarecer o caminho a seguir. A decisão deve priorizar seu bem-estar e o que você sente que será mais benéfico para o seu crescimento. Lembre-se, buscar apoio e explorar essas questões é parte do processo. Cuide-se e priorize o que for mais saudável para você.
Olá! A decisão de parar de fazer terapia é, em última análise, uma escolha pessoal que deve ser feita em conjunto entre o paciente e o terapeuta. Se você está pensando em parar, é sempre uma boa ideia discutir com seu terapeuta para garantir que é o momento certo e que você se sinta preparado para seguir adiante. Lembrando que, você pode voltar a fazer terapia caso ache necessário em um outro momento. Isto é perfeitamente normal acontecer. Espero ter ajudado.
A decisão em seguir ou parar a terapia é sua. Lembrando que nada está escrito em pedra, caso deseje, futuramente, retornar ao processo terapêutico, não há impedimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá! A decisão de parar a psicoterapia é algo combinado entre o paciente e psicólogo, mas o paciente tem total autonomia de ter a iniciativa de paralisar. Geralmente o processo psicoterapêutico paralisa quando as questões trazidas pelo paciente estão sendo resolvidas. Nesse caso, o psicólogo inicia o processo de espaçar as sessões para quinzenais/mensais até paralisar os atendimentos. Vale mencionar que é bem comum o paciente ter interesse em retomar o processo psicoterapêutico em outros momentos da vida, justamente porque o vínculo de confiança continua existindo e os desafios mudam com o passar do tempo.
O que você está sentindo de diferente por ele? Pelo seu relato entendo que você precisa analisar melhor o que está sentindo por ele, ou seja, se você está percebendo que está apaixonada por ele, por exemplo, não é possível dar continuidade no tratamento. Converse com ele abertamente sobre o que está acontecendo e tenho certeza que conseguirão entrar num acordo.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
O desejo de parar a terapia ou manter é seu de acordo com seu desejo. Avalie se é o momento propício.
Olá, um profissional, ético, jamais poderá forçar um paciente a continuar a psicoterapia, a decisão de parar a psicoterapia, neste caso, é sua.
Se você relatou que deseja parar, e que tem sentimentos pelo profissional, talvez seja interessante buscar outro profissional, me coloco a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!