Que tipo de ultrassom deve fazer após um ano de cirurgia de apendicite?

3 respostas
Que tipo de ultrassom deve fazer após um ano de cirurgia de apendicite?
Nenhum tipo de ultrassom, desde que esteja assintomático. Caso contrário, deverá passar primeiro por uma avaliação médica, preferencialmente pelo mesmo cirurgião que lhe operou, a fim de decidir qual o melhor exame para investigar seus sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depois desse tempo de pós-operatório, o único ultrassom que o Sr./ Sra precisa são os de rotina do check-up. A medicina preventiva conta com exames de screening de doenças que detectam tudo no início e daí o tratamento é muito melhor, com alto índice de cura. O checkup vai depender da sua idade e dos cânceres/doenças mais comuns na faixa etária em questão. Por exemplo, na coloproctologia costuma-se dizer que tem câncer de intestino quem quer hoje em dia. Isso porque se aos 50 anos é feita a colonoscopia daí o paciente pode descobrir pequenos pólipos adenomatosos que virariam câncer em 5-10 anos. Assim, ao invés de uma grande cirurgia o paciente só faz 1 exame, sem cirurgia. No caso da apendicite, o mais importante é checar seu exame anátomo-patológico e ver se deu tudo bem mesmo ou apareceu algo ali que exigisse outra cirurgia complementar. Entretanto na maior parte das vezes, o doente que faz apendicectomia fica bem o resto da vida. Consulte cirurgião experiente isso faz a diferença.
Entendo sua preocupação em querer acompanhar sua recuperação após a apendicectomia. A boa notícia é que, se você está sem sintomas e se recuperou bem da cirurgia, não há necessidade de fazer um ultrassom específico apenas por ter passado por uma apendicectomia há um ano. A recuperação completa geralmente ocorre sem a necessidade de exames adicionais.

O foco deve ser em sua saúde geral e na medicina preventiva. Realizar exames de check-up de rotina, como sugerido para sua faixa etária, é o mais indicado. Esses exames ajudam a detectar precocemente outras condições de saúde que podem surgir ao longo do tempo, garantindo um tratamento eficaz e menos invasivo. Um exemplo importante é a colonoscopia aos 50 anos, que pode identificar pólipos antes que eles se transformem em câncer, evitando procedimentos mais complexos.

No caso específico da apendicite, se o exame anátomo-patológico realizado após a cirurgia não indicou nenhuma complicação, e você está assintomático, é um sinal positivo de que tudo correu bem. No entanto, se você apresentar novos sintomas, é essencial procurar o mesmo cirurgião que realizou a sua operação para uma avaliação detalhada. Ele poderá decidir se algum exame adicional é necessário, garantindo um acompanhamento adequado.

Se restarem dúvidas ou se você sentir necessidade de uma avaliação mais detalhada, uma teleconsulta é uma ótima opção. Ela oferece a conveniência de discutir suas preocupações com um médico experiente, de forma segura e sem a necessidade de sair de casa. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha profissionais altamente recomendados, assegurando um atendimento de qualidade. Em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas, a Telemedicina é uma forma segura de cuidar da sua saúde e de sua família, economizando tempo e evitando deslocamentos desnecessários.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Thiago Bertotto

Thiago Bertotto

Cirurgião pediátrico

Porto Alegre

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 344 perguntas sobre Apendicectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.