Que tipo de tratamento deve ser feito, por um profissional, ao paciente que tiver um índice de apnéia/hipopnéia

3 respostas
Que tipo de tratamento deve ser feito, por um profissional, ao paciente que tiver um índice de apnéia/hipopnéia de 47 (nr/h) sendo 38 apnéia/h e 9 hipoapnéia/h e índice de distúrbio respiratório IDR 47 (nr/h) ???
Existem algumas opções de tratamento, a depender da anatomia, das comorbidades e da aceitação do paciente. Podemos indicar cirurgias faríngeas (Uvulopalatofaringoplastia/Faringoplastia lateral) associadas ou não a cirurgias nasais, cirurgia esquelética (avanço combinado maxilo-mandibular) e CPAP.
O mais importante é lembrarmos que cada um destes tratamentos deve ser individualizado. Nem todos os pacientes são candidatos a cirurgia e, da mesma forma, nem todos os pacientes se adaptam bem ao CPAP.
Procure um otorrinolaringologista para uma avaliação pormenorizada e para receber as orientações mais direcionadas ao seu caso. Não deixe de procurar tratamento, pois, de acordo com o que expôs aqui, você está exposto a fatores de risco cardiovasculares a longo prazo.

Existem diversos tratamentos para a Sd da Apneia do Sono. Variam desde procedimentos cirúrgicos até o uso de uma aparelho chamado CPAP. Somente uma avaliação adequada de seu caso é que o médico tomará a devida conduta.
Até o momento, o único tratamento dessa condição com garantia de eficácia de acordo com a literatura mundial é o uso dos aparelhos de pressão positiva, contínua ou multi-nível.
Evidentemente uma boa parte dos pacientes não suporta tal tratamento ou não apresenta condições financeiras para arcar com ele.
Dependendo das condições clínicas, dos resultados completos da polissonografia (não se pode esquecer o índice de fragmentação, de dessaturação durante a noite e outros) pode se indicar outras modalidades que vão desde o uso de aparelhos intra-bucais de avanço mandibular até procedimentos cirúrgicos.
A avaliação completa deve ser realizada por especialista em medicina do sono.