Que tipo de alimentação é indicada para quem tem gastrite crônica antral e fundica leve?

5 respostas
Que tipo de alimentação é indicada para quem tem gastrite crônica antral e fundica leve?
Olá! É necessário verificar previamente a alimentação atual, as causas da doença de base, bem como outros fatores nutricionais antes de orientar a alimentação. Para tanto, é necessário consulta e acompanhamento nutricional, para garantir que o tratamento seja efetivo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutrição online - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem?
Recomendo que se alimente da forma mais natural possível, evitando alimentos irritantes para o estômago, como: café, chá mate, chocolate, refrigerante, enlatados, embutidos, bebidas alcoólicas, pimenta-do-reino, fritura e alimentos gordurosos. No entanto, deve-se procurar uma nutricionista para um plano alimentar personalizado respeitando suas necessidades individuais.
Espero ter ajudado! Abraço!
Aqui algumas dicas que vão te ajudar: Mastigue 32 vezes os alimentos, não tome líquidos durante as refeições, beba água morna com limão pelas manhãs e utilize vinagre de maçã.
Existem chás que podem te auxiliar como espinheira santa, guaçatonga, gengibre, alecrim e marcela.
Dica extra, cuide da sua saúde emocional, busque entender quais as situações e problemas da vida você está engolindo e que estão prejudicando a sua digestão. Sobre os alimentos evite chocolate, café, álcool, pimentão e frituras.
Olá! É recomendado seguir uma dieta específica para minimizar os sintomas e promover a cicatrização da mucosa gástrica, por isso é aconselhado o acompanhamento com um profissional. Evite alimentos picantes, gordurosos, fritos, ácidos e condimentados, pois podem irritar a mucosa, faça refeições menores e mais frequentes ao longo do dia em vez de refeições grandes e pesadas e opte por alimentos leves, de fácil digestão, como carnes magras, peixes, aves, ovos, grãos integrais, legumes cozidos, frutas não ácidas, vegetais cozidos e laticínios com baixo teor de gordura. Evite também bebidas alcoólicas, gaseificadas, cafeinadas e com alto teor de açúcar, como café, refrigerantes, bebidas energéticas e mantenha-se hidratado bebendo água em quantidades adequadas ao longo do dia. Isso pode ajudar a diluir os sucos gástricos e aliviar os sintomas. Abraços!
Recomendo que se alimente da forma mais natural possível, evitando alimentos irritantes para o estômago e também observando as suas reações individuais a determinados alimentos.
Evite: Café, chá mate, chocolate, refrigerante (mesmo sendo o light), sal em excesso, enlatados, embutidos, bebidas alcoólicas, pimenta-do-reino, leite e derivados, frituras, gorduras em excesso.
As bebidas alcoólicas agridem diretamente as células estomacais, aumentando o estresse oxidativo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.