Que profissional devo procurar para abrandar a discalculia, neurologista ou psicopedagogo?

9 respostas
Que profissional devo procurar para abrandar a discalculia, neurologista ou psicopedagogo?
Olá! Você deve procurar por um bom neurologista e um bom oftalmologista. E no seu caso, um bom Psicólogo, para aprender a lidar com isso. Paz e bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Aconselho a procurar por neurologista e psicologo para conseguir lidar com essa patologia! Fico a disposição!
Se o diagnóstico já está fechado, imagino que tenha sido por algum médico, correto? Sugiro então a reabilitação neuropsicológica (com neuropsicólogo) ou psicopedagogo. Se for só uma suspeita, sem diagnóstico médico, sugiro uma avaliação neuropsicológica e, após a avaliação, o profissional deve orientar em relação aos próximos passos.
Olá, é importante buscar um médico neurologista para investigar e tratar. Você também pode buscar um psicólogo para ter um suporte e orientação emocional, o que pode te auxiliar nesse momento a lidar com isso melhor.
Olá!

Primeiramente, você deve fazer uma avaliação clínica multidimensional para descartar questões orgânicas (oftalmologista, otorrino, fonoaudiólogo).

Depois busque um neuropsicólogo para fazer uma avaliação completa sobre o caso. A partir daí, será traçado um plano de intervenção com psicólogo, neuropsicológo e psicopedagogo.

Espero ter ajudado.
Poderia ser um neurologista e um neuropsicólogo que é um profissional de psicologia especializado nessa área e pode te ajudar mais.
Se você já tem certeza que é discalculia, deve buscar um profissional especializado em reabilitação neuropsicológica. Esse profissional pode ter formação em Psicologia, Psicopedagogia, etc. Isso não é o mais importante. O que importa é que ele tenha conhecimento e experiência em reabilitação nessa área. Abraços
Os dois, digo que para uma avaliação diagnóstica fidedigna (de confiança), realize um acompanhamento avaliativo multidisciplinar com neuropsicólogo (lidar com a cognição), psicólogo (lidando com a própria discalculia e seus sintomas), psicopedagogo (compreensão no contexto de aprendizagem) e os contextualizado pelo profissional da psicologia em seu caso clínico.
Caso já tenha o diagnóstico fechado, o profissional que irá acompanhar é o Psicopedagogo. Caso não, o Neurologista é o profissional que vai diagnosticar, após uma bateria de exames. O mesmo pode encaminhar aos profissionais necessários para o caso.

Especialistas

Angela Mathylde Soares

Angela Mathylde Soares

Psicanalista, Psicopedagogo

Belo Horizonte

Andressa M. Antunes

Andressa M. Antunes

Psicólogo

Belo Horizonte

Priscilla Siqueira Bagio Scalabrini

Priscilla Siqueira Bagio Scalabrini

Psicopedagogo

Ribeirão Preto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Discalculia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.