Que outros problemas causam incomodo na garganta além de inflamação e irritação?

1 respostas
Que outros problemas causam incomodo na garganta além de inflamação e irritação?
A garganta - ou faringe - é um órgão onde há a passagem de alimentos e ar - e exposto a microorganismos, variações de temperatura, entre outros. Por isso, apesar dos mecanismos naturais de defesa, pode estar suscetível a incômodos!
Além de infecções - mais comum por vírus, mas também por bactérias - outras situações podem levar ao desconforto na garganta.
* Refluxo: o alimento passa pela garganta, é direcionado ao esôfago e por fim o estômago. O refluxo faringo-laríngeo, ou produção excessiva de ácido pelo estômago que toma o "caminho de volta" do alimento e chega até a garganta. E, sendo ácido, deixa-a irritada. Essa é uma das causas mais comuns de irritação na garganta.
* Rinites e alergias: irritações de fundo imune - mudanças bruscas de temperatura, exposição a produtos químicos, poeira - podem afetar a via aérea superior, que é toda a região que engloba a passagem de ar, incluindo a garganta. Isso pode levar à irritação. É o caso das pessoas que tomam gelado e ficam roucas
* Muscular: Há inúmeros músculos no pescoço. Mesmo a musculatura da cabeça e das costas está intimamente ligada a ele. Distensões e lesões em alguns destes músculos podem levar a desconforto na garganta
* Emocional: sabe quando se sente uma emoção forte e fica com algo ou alguém "entalado na garganta"? A inervação da faringe correlaciona-se ao estado emocional. Em casos de depressão ou ansiedade, pode haver a sensação de algo preso, entalado, a que chamamos de globus.
Há outras causas, mas estas são as mais comuns.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.