Que nome se dá à condição física em que o corpo fica desabituado de qualquer exercício físico?

6 respostas
Que nome se dá à condição física em que o corpo fica desabituado de qualquer exercício físico? Estive internado no hospital e após ter alta meu médico disse para não fazer exercício físico pesado porque meu corpo esteve muitos meses parado e até uma simples caminhada me deixava cansado. Grato.
Prezado (a), suas queixas são conhecidas pela Síndrome do Imobilismo. Com o tempo de acamado a musculatura perde massa, que tem que ser reposta aos poucos com um profissional ao seu lado para acompanhar. O protocolo consiste em ganho de massa, equilíbrio, melhorar marcha e exercícios de força, caso tenha queixas respiratórias, será incluído no protocolo (que normalmente os exercícios são associados a respiração). Após alta da fisioterapia específica, poderá ser encaminhado para educador físico para dar continuidade ao tratamento.

Espero ter ajudado, melhoras

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Síndrome do Imobilismo ! Comece realizando exercícios suaves até ter uma resposta favorável do organismo. Sugiro que faça mediante a orientação e supervisão de um profissional , ou seja fisioterapeuta ou educador físico .
Olá, boa tarde.
Após um período hospitalizado, o corpo necessita de atividade física, porém seu retorno se dá de forma gradativa, focando a atenção para frequência, intensidade e tempo.
Se faz necessária uma avaliação personalizada com um fisioterapeuta, para a prescrição correta do tratamento para visar a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aptidão física e evolução progressiva das suas atividades.
Atenciosamente.
Concordo com os profissionais acima.Com um profissional que entenda voce se recupera.
Olá! Chama -se Síndrome da imobilidade no leito. Para evitar e tratar a Síndrome da imobilidade no leito é importante iniciar fisioterapia respiratória e motora precose. Aconselho procurar um profissional habilitado.
Melhoras!
Prezado(a), conforme bem explicado pelos colegas acima, provavelmente, você está sentindo as repercussões da síndrome da imobilidade. Cabe acrescentar que o repouso prolongado, tão característico da hospitalização, começa a fazer efeito nas primeiras horas de internação. A gravidade de suas repercussões depende de vários fatores, tais como: sua idade, o tempo de permanência no hospital, a gravidade da sua doença, do tratamento fisioterapêutico e de sua periodicidade (no caso, a fisioterapia minimiza e mesmo previne os efeitos da imobilidade). No caso,como você permaneceu muitos meses parado, convém retornar a atividade física, porém, com exercícios de baixa intensidade. A musculatura sempre responde a exercícios e você pode, gradualmente,melhorar o vigor físico. Entretanto, deve haver o cuidado para não se sobrecarregar e progredir lentamento com o nível de esforço.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Fisioterapia Motora
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.