Que especialista faz rinoplastia?

4 respostas
Que especialista faz rinoplastia?
A rinoplastia pode ser realizada por um Cirurgião Plástico ou por um Otorrinolaringologista, desde que sejam profissionais competentes. Geralmente quando as queixas são mais estéticas; tais como giba óssea, nariz grande, ponta nasal mal definida, é mais recomendado o Cirurgião Plástico.
Quando as queixas são mais funcionais, como difculdade respiratória e nariz entupido, o ideal é procurar um Otorrino. Muitas vezes os dois especialistas fazem cirurgia em conjunto para um resultado mais adequado.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto o otorrinolaringologista quanto o cirurgião plástico podem realizar a rinoplastia desde que possuem experiência e competência para tal.
O conceito mais atual é que a rinoplastia deve ser estético e funcional, ou seja, os dois aspectos devem ser abordados na mesma cirurgia.
Dependendo de sua escola e formação, há cirurgiões plásticos que além de abordarem a parte estética do nariz também corrigem o aspecto funcional. O mesmo ocorre para alguns otorrinos, que além de corrigirem a parte funcional podem também realizar a parte estética.
Em tese, tanto o Otorrino quanto o Plástico estão habilitados a realizar Rinoplastia. Da mesma forma que há cirurgiões plásticos que não operam face, há otorrinos que não fazem a parte estética. Nos Estados Unidos e na Europa, a Rinoplastia é mais comumente feita por Otorrinos, mas como a escola da especialidade cirurgia plástica é muito boa aqui no Brasil, esta especialidade tem realizado mais nas últimas décadas tal procedimento. Em geral, o Otorrino que se propõe a fazê-la, além do domínio da técnica e das noções de antropometria facial que permitem o resultado estético, também irá prover-te, de uma abordagem funcional, visto que possui partucular domínio da fisiologia e anatomia do órgão nasal. .
Não se pode falar em fazer qualquer cirurgia do nariz sem um exame detalhado DENTRO das fossas nasais. A videorinoscopia pode revelar desvios de septo, hipertrofia de cornetos,adenoides, pólipos, tumores e etc. Só após essa avaliação, feita por um Otorrino, pode-se recorrer a um cirurgião de qualquer das duas especialidades, treinado específicamente em Rinoplastias. Os Otorrinos filiados à ABCPF tem formação para realizar ambos procedimentos ao mesmo tempo

Especialistas

Luis Fernando Gomes

Luis Fernando Gomes

Cirurgião plástico, Otorrino

Brasília

Agendar uma visita
Renata Pereira Tavares

Renata Pereira Tavares

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Marcello Simão de Aquino

Marcello Simão de Aquino

Cirurgião plástico

Campinas

Agendar uma visita
Walter Koiti Matsumoto

Walter Koiti Matsumoto

Cirurgião plástico

São Paulo

Agendar uma visita
James Melo

James Melo

Cirurgião plástico

Natal

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 464 perguntas sobre Rinoplastia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.