Que consequências existem em casos de anorexia nervosa?

8 respostas
Que consequências existem em casos de anorexia nervosa?
A anorexia é um serio problema com severas consequências ao sujeito, podendo levar ate a morte. A avaliação do psicólogo e do nutricionista é o primeiro passo, podendo ser necessária também a procura do psiquiatra e a internação hospitalar em caso de acentuada perda de peso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se formos pensar nas consequências clínicas (físicas) da anorexia, podemos perceber diversas alterações no corpo e no metabolismo, dependendo da intensidade e da gravidade da doença, incluindo o tempo de evolução e a idade do paciente.
Podem ter alterações dos hormonios tireoidianos, na parte cardíaca (com alterações no eletrocardiograma), mudança nos ions do corpo (magnesio, zinco, fosforo, etc), amenorreia (interrupção da menstruação), osteopenia ou mesmo osteoporose (problemas na densidade do cálcio nos ossos), constipação intestinal(intestino preso), frio muito aumentado (também por conta da pequena quantidade de gordura no corpo), pele seca e pressão muito baixa. Pode ocorrer quedas no cabelo também. Temos que lembrar que muitas vezes estes pacientes abusam de laxantes também, que podem causar ainda mais complicações clínicas. Ou seja, pode trazer uma gravidade que implica em tratamento imediato, médico, psicoterápico, nutricional e lembrando da particularidade de cada caso.
A anorexia é um transtorno com múltiplas consequências. No caso das físicas, o emagrecimento é o mais evidente e pode ser, dependendo do grau, muitíssimo grave. Diversas podem ser as deficiências nutricionais de quem se priva de alimentação. Além disso, as consequências psíquicas e sociais também merecem atenção. Por exemplo, muitas vezes o paciente se priva de contatos sociais, como sair com amigos para restaurantes e bares, para evitar comer, este tipo de comportamento pode tornar o paciente cada vez mais isolado. A família deste paciente também passa por um processo de intenso stress, devido à preocupação com a manutenção do peso de seu ente querido e diversos conflitos podem surgir a partir disso. O ideal é que o paciente diagnosticado com anorexia seja acompanhado por médicos, nutricionista e psicólogo.
As principais consequências são psíquicas e corporais, clínicas. Podem haver constipação, perda de peso importante, distúrbios hidroeletrolíticos, problemas dentários, osteopenia ou até osteoporose, arritmias cardíacas, desmaios, tontura;fraqueza até morte.
O prejuízo orgânico, psíquico, social, emocional ocorrem como já fora citados. As perdas são grandes, afetando as relações interpessoais e profissionais. A família pode também apresentar trauma vicariano. Um sofrimento devido o adoecimento de um de seus membros. Por isso, todos cuidados e medidas devem serem tomadas para ajudar o paciente.
Além das consequências físicas já mencionadas, o paciente com anorexia nervosa tem grande prejuízo emocional e social, uma vez que pode se privar de eventos sociais em que a comida que ele evita estará presente, além de não estar em paz com o próprio corpo e com a alimenttação. É uma pessoa que não se permite de uma forma geral.
A anorexia é um transtorno que afeta tanto a saúde física quanto a psíquica. O sujeito que sofre deste transtorno tende a ter uma percepção de si como se estivesse acima do peso real, apesar de esta abaixo do peso. A pessoa na busca de tentar chegar ao peso “ideal”, segundo suas percepções. Fazem uso de laxantes, tenha rotinas de purgação, tem o habito de controlar a quantidade de gramas dos alimentos ingeridos, entre outros. Devido a falta de alimentação por parte do sujeito, ele sofre com perca de peso excessiva, queda de cabelo por falta de nutrientes, o corpo começa a aumentar a quantidades pelo corpo com o intuído de mantê-lo aquecido, baixa energia para realizar as tarefas diárias, entre outros. Muitas pessoas desenvolvem este transtorno com o intuído de obter um corpo “perfeito”, onde através deste corpo, a pessoa irá obter o reconhecimento e ser aceitas por outras pessoas. É necessário que o sujeito com anorexia procure um psicólogo para compreender um pouco melhor sobre as causas que a levaram a desenvolver este transtorno, como também um nutricionista para um acompanhamento alimentar. Em alguns casos é necessário que o sujeito procure um psiquiatra, pois devido ao transtorno ele pode desenvolver uma depressão.
A palavra ´´Anorexia´´ significa perda ou falta de apetite. A pessoa que possui anorexia pode perder peso, porém, precisa de outros sintomas além desse para ser chamada de Anorexia Nervosa. Mas qual a diferença? A anorexia nervosa é considerada um transtorno. Quem possui esse tipo de anorexia se recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo adequado a idade e a estatura. Além disso, tem uma distorção da imagem corporal e um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal. Esse transtorno gera sérias consequências físicas, como osteoporose, plenitude gástrica, hipotermia, bradicardia, hipotensão, lanugem, edemas e hipoglicemia.
Quais são os comportamentos mais comuns? Esconder alimentos, não comer na presença de outras pessoas, usar roupas em excesso... Se você se identificou ou reconheceu alguma pessoa no que foi dito, procure uma ajuda psicológica e psiquiátrica.

Especialistas

Shirley Menezes

Shirley Menezes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daianny Teófilo

Daianny Teófilo

Psicólogo

Recife

Suzana Rodrigues de Carvalho

Suzana Rodrigues de Carvalho

Psicólogo

Natal

Ana Carolina Colares

Ana Carolina Colares

Psiquiatra

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Daniel Kazahaya

Daniel Kazahaya

Psicólogo

Osasco

Andréa Tomé

Andréa Tomé

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.