quanto tempo sertralina demora pra fazer efeito?

8 respostas
quanto tempo sertralina demora pra fazer efeito?
Concordo com a colega e gostaria de acrescentar que junto com a medicação o acompanhamento psicológico é importante nesse período de adaptação sendo complementar durante todo tratamento da depressão.

O pico de ação da função total da medicação ocorre entre 15 e 18 dias. Período este em que o paciente pode sentir os efeitos colaterais, podendo haver ajuste da dose da medicação. Quando o paciente está em acompanhamento psicológico ocorre uma melhor eficácia na interação com a medicação e os resultados esperados são mais rápidos.
Pode levar de 2 a 4 semanas nos casos da depressão e um pouco mais nos casos da síndrome do pânico e há poucos dados sobre o tempo de uso para o tratamento. É importante lembrar que o médico que acompanha o paciente deverá será ser informado se não houver uma melhora dos sintomas do paciente após um certo período para que ajustes de dosagem e até troca de medicamento possa ser feita. Vale ressaltar que o sintomas não desaparecem de imediato, como muitos pacientes esperam.
De um a oito semanas, neste interim a dose pode ser ajustada.
Nem um antidepressivo faz efeito antes de 15 dias, é importante seguir a prescrição medica, em caso de qualquer intercorrência procurar o medico que receitou o medicamento. A Sertralina tem ótima eficacia quando o paciente se adapta a medicação. Contudo, a depressão deve ser tratada com psicoterapia simultânea ao medicamento. Pois, na maioria das vezes a causa não e orgânica.
Em geral, os efeitos terapêuticos da sertralina levam cerca de 15 dias para aparecerem. No entanto, alguns efeitos colaterais podem aparecer antes disso. Também é possível que os efeitos terapêuticos desejados demorem um pouco mais para aparecer, sendo necessários vários ajustes da dosagem para que o alívio dos sintomas possa ocorrer. Por isso, é essencial o acompanhamento médico de perto, além de ser altamente recomendável o tratamento psicológico, que pode ser útil na fase de adaptação ao medicamento. Além de ser um poderoso aliado do tratamento medicamentoso.
Boa sorte!
Qualquer medicação leva alguns dias para que a pessoa possa perceber seus efeitos. Geralmente em torno de 15 a 20 dias é possível perceber o efeito.
Os efeitos da Sertralina podem ocorrer em 15 dias, podendo surgir efeitos colaterais, onde o médico assistente deverá ser imediatamente contactado,
para os ajustes necessários. É de suma importân-
cia que haja concominantemente o acompanhamento psicológico.