Quanto tempo sem comer para o corpo entrar em modo de sobrevivência e baixar o metabolismo?

5 respostas
Quanto tempo sem comer para o corpo entrar em modo de sobrevivência e baixar o metabolismo?
Com a falta de comida ou insuficiência dela, o corpo começa a usar suas reservas de energia. Primeiro o glicogênio (carboidrato armazenado) e as gorduras. Quando o glicogênio está perto do fim começa uma processo chamado gliconeogênese, onde as proteínas dos músculos são usadas para produção de glicose e energia, após alguns dias, para poupar os músculos a produção de energia vem de corpos cetônicos. O processo de "diminuir o metabolismo" é gradual ao longo dos dias, pela supressão de hormônios e perda de massa magra. Gostaria de deixar claro que este é um processo que gera muito estresse para o metabolismo, não é saudável e pode ser perigoso para a sua integridade. Caso seja necessário, procure ajuda de um profissional. Este processo pode ocorrer de maneira crônica em dietas muito restritivas.

Dietas muito restritivas não devem ser feitas sem acompanhamento profissional. Ficar sem comer irá gerar muito stress e seu corpo irá guardar energia para emergência, ou seja, vai guardar gordura e consumir músculo, o correto é acelerar o seu metabolismo para aumentar a queima de gordura, isso através de alimentação saudável adequada para você, exercícios físicos, sono de qualidade...
Olá, te oriento a procurar uma nutricionista para ajudar com seu objetivo, sem precisar ficar sem alimento porque alimento é o combustível necessário para o corpo, fazer distribuição de nutriente, para células para que você tenha energia e saúde, não vai ser sem alimento que você vai conseguir isso, jejum intermitente é muito bem indicado, porem tem uma janela que é o tempo para corpo fazer uso das reservas, que deve ser reposto dentro de um período do dia.
O corpo humano é altamente adaptável e possui mecanismos de sobrevivência que entram em ação quando a ingestão de alimentos é reduzida. No entanto, o tempo necessário para o corpo entrar em modo de sobrevivência e diminuir o metabolismo pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores individuais, incluindo composição corporal, nível de atividade física, idade, sexo e saúde geral.

É importante ressaltar que entrar em modo de sobrevivência e diminuir o metabolismo não é um objetivo desejável para a maioria das pessoas. Essa resposta fisiológica ocorre quando o corpo não recebe calorias suficientes para suprir suas necessidades energéticas, levando a uma redução do gasto energético para conservar energia.

Jejuns prolongados ou restrições calóricas extremas podem levar o corpo a entrar em modo de sobrevivência, mas essa não é uma estratégia saudável para perda de peso ou manutenção da saúde a longo prazo. Além disso, esse estado de baixo metabolismo pode resultar em efeitos colaterais negativos, como fadiga, fraqueza, perda de massa muscular e comprometimento do sistema imunológico.

É importante buscar orientação de profissionais de saúde, como médicos e nutricionistas, para estabelecer um plano alimentar equilibrado e saudável, adequado às suas necessidades individuais. Eles poderão ajudá-lo a alcançar seus objetivos de forma segura e sustentável, sem colocar a sua saúde em risco.

Sua pergunta me deixa outras. Qual seria o motivo para você querer saber? Se sua dúvida está relacionada a uma estratégia para perda de peso, é importante considerar que ficar sem comer pode representar um importante gatilho no desenvolvimento de um transtorno alimentar, caso possua à predisposição genética para tal. E isso é difícil de se avaliar sem uma investigação genética. O risco no desenvolvimento de um transtorno é bem grande uma vez que existe o princípio na psicologia que toda restrição severa pode gerar uma compulsão, princípio do equilíbrio e depois que uma dinâmica alimentar disfuncional se instala, o indivíduo e seus familiares podem sofrer muito pois pode impactar a saúde mental de forma bastante prejudicial comprometendo muitas vezes a vida do indivíduo. Se sua questão se trata de uma curiosidade, aí a resposta é depende. Depende de cada organismo, depende de sua genética, que predispõe o seu metabolismo, depende da sua estrutura física, das suas atividades físicas, se faz ou não, depende se tem alguma doença, infecção ou questão específica. De qualquer forma, você deve se alimentar regularmente e de forma saudável para garantir o melhor funcionamento do seu metabolismo! Qualquer dúvida, sigo à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!