Quanto tempo leva para uma pessoa com bulimia ter consequências na saúde dental? (Por exemplo, uma

10 respostas
Quanto tempo leva para uma pessoa com bulimia ter consequências na saúde dental? (Por exemplo, uma erosão dentária pode acontecer ainda no primeiro ano da doença?)
Esse tipo de previsão é difícil de ser feita apenas com base no tempo de duração da doença, sendo necessário também levar em conta a gravidade do quadro, a sua tipologia e os fatores individuais da pessoa com o transtorno.

De toda maneira, é possível sim que ocorram consequências muito significativas do quadro no primeiro ano da doença, envolvendo gengivite, desgastes do esmalte dentário, inflamação no esôfago, doenças causadas por uso inapropriado de medicações, comum na bulimia, alterações de ciclos hormonais e mesmo alterações do equilíbrio químico do organismo potencialmente fatais.

Também são comuns e graves as comorbidades de saúde mental, sendo comum a presença concomitante de transtornos de humor, ansiedade, pânico e uso e dependência de drogas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A falta de controle sobre o consumo alimentar geralmente indica um sofrimento causado pela busca da imagem de um corpo ideal. Os efeitos da bulimia não geram uma alteração considerável da imagem porém provocam mal estar que , aos poucos , demostram a contradição que existe entre a satisfação com a comida e a necessidade de obter um corpo ideal. A psicanálise trabalha na relação entre a causalidade psíquica e a imago corporal . O tratamento analítico é uma via possível que consiste em levar a pessoa a inventar uma outra relação com seu corpo, contribuindo para que este descontrole alimentar possa adquirir um novo sentido frente ao seu real mal estar subjetivo.
Bom dia. Dificilmente acontece no primeiro ano de doença, mas depende da intensidade, frequência, acidez estomacal e a condição dentaria.
Converse com seu medico.
Atenciosamente.
As consequências dentárias irão depender da frequência com que os vômitos ocorrem, da idade do paciente e de sua condição geral de saúde bucal. Mas além dos prejuízos dentários, a bulimia nervosa pode promover refluxo, má digestão, desnutrição, além de uma série de impactos sociais e emocionais. Os transtornos alimentares costumam promover muita culpa, obsessão e medo de comer. Fora isso, pode haver descontrole alimentar e, em longo prazo, até ganho excessivo de peso.
As consequências na integridade dos dentes vão depender da saúde prévia deles, em seguida da gravidade do quadro da bulimia: quanto maior a frequência de indução de vômito, maior o contato do ácido estomacal com os dentes, maiores e mais graves as consequências. Porém convém ressaltar que danos na integridade dos dentes é apenas um dos malefícios causados por este quadro. Toda a mucosa do esôfago, orofaringe e boca não é prepara para contato constante com ácido tão potente, então surgem ferimentos por toda região, há o desenvolvimento de uma "frouxidão" no esfíncter estomacal, estão a pessoa pode ter sérios problemas com refluxo, lesionar seriamente o esôfago e a longo prazo pode desenvolver câncer nesta região.
Se você acredita que alguém sofre deste quadro, converse com calma e tranquilidade, ajude a procurar um profissional da psicologia e um da psiquiatria.
O nosso corpo, o seu tamanho e formato dele não devem ser prisão dolorosa do coração, somente ferramenta para felicidade.
Olá! Bem... o transtorno alimentar bulimia ocorre com o regurgitar por comer compulsivamente. Ácidos estomacais passam pela boca durante o vomito e dependendo da frequência do vomito,desgastam o esmalte dos dentes, podem ainda causar carie , descoloração e extração do dente.
O tempo é relativo, dependerá do seu historio clinico e genético. Tratar a bulimia com um especialista em transtorno alimentar é o primeiro passo. Grande abraço e sucesso.
A resposta é a pergunta : O porque da pergunta de compreender o tempo para acontecer uma questão mais grave? Seria a Curiosidade por curiosidade, resistência à buscar um tratamento, observação de alguém próximo que vem passando por isso? E se isso, ocorre contigo. Por que não buscar o tratamento o quanto antes? São perguntas para te dizer que cada caso é um caso, não espere piorar para tentar resolver, pois, cada pessoa é diferente uma da outra.
Olá...
Depende do organismo, da condição da saúde bucal do indivíduo e da intensidade do transtorno.
Esse é um dos prejuízos dentre muitos outros no transtorno de bulimia.
Considero extremamente importante o cuidado neste momento com a saúde mental, a deteriorizaçao dentaria é terciária diante da desorganização emocional sofrida neste momento.
Um espaço de escuta pode lhe proporcionar novas possibilidades, estou falando de um espaço liberto de julgamentos.
Não hesite em procurar um psicólogo.
A mudança de pensamento possibilita qualidade de vida.
Gratidão!
Olá.
A bulimia é uma doença muito, muito grave. E as consequências dela, dependem de muitos fatores e podem acontecer de maneira diferente a cada pessoa.
É preciso buscar ajuda profissional o quanto antes.
Olá, bom dia. Este transtorno alimentar é muito grave e pede um tratamento multidisciplinar: psicólogo, psiquiatra e nutricionista. Busque essas ajudas. Respondendo a sua pergunta: um de seus sintomas é o problema com a saúde dental. As consequências desse dependem de muitos fatores, como a frequência dos vômitos, o quanto vomita e a formação dentaria particular de cada pessoa. O tempo varia principalmente conforme esses fatores.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Dagmar Fatima de Abreu

Dagmar Fatima de Abreu

Psiquiatra

Belo Horizonte

Débora Marcili de Souza

Débora Marcili de Souza

Nutricionista

Mococa

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Fernanda Cristina Grilletti

Fernanda Cristina Grilletti

Psicólogo

São Paulo

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Bulimia Nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.