Quanto tempo em média leva para curar uma tendinite fibular?

10 respostas
Quanto tempo em média leva para curar uma tendinite fibular?
O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a, no máximo, seis semanas, dependendo do início do tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá !
O tempo de recuperação vai depender de cada caso. Pessoas com idades mais avançadas demoram mais para melhorar, pois o organismo é mais lento e as funções de cicatrização e absorção da inflamação são menos eficientes; pessoas com tarefas mais pesadas demoram mais, por exigirem bem mais dos tendões; pessoas com doenças que interfiram nos tendões também demoram mais para se recuperarem destas lesões.
O tempo é muito relativo, a literatura fala em até 12 semanas. É importante avaliar a causa desse evento, idade do sujeito, saúde num contexto geral, traumas anteriores como entorse ou fratura, enfim, uma boa avaliação é necessária para precisar o tempo.
O tempo pode variar de paciente para paciente, depende de outros fatores também. O ideal é passar por uma avaliação para dizer o tempo de recuperação com mais precisão.
Estudos trazem um tempo de até 6 semanas, porém é necessário avaliação da gravidade da lesão, tempo de lesão, idade, atividades físicas e laborais. Oriento a procurar um fisioterapeuta para melhor avaliá-lo.
O tempo de resposta ao tratamento é individual de cada paciente e, também, intimamente relacionado ao tratamento ou intervenção realizada.

Importante destacar a necessidade de identificar o porque que esta tendinite aconteceu. É muito comum praticantes de atividade física ou esporte e que tenham aumentado a intensidade nos treinos ou na prática desenvolver esta inflamação no tendão, dada por uma sobrecarga, pelo desequilíbrio da carga de treinamento e a capacidade de resposta do seu corpo.

Aumentar gradativamente a carga de treinamento, bem como ter um bom tempo de recuperação é fundamental para que não hajam estes sintomas e diagnóstico.

Sempre o acompanhamento de um especialista é de fundamental importância!

Olá. Muito relativo falar em tempo pois importante avaliar o período em que se encontra e com isso traçar o tratamento adequado para cada fase.
Te sugiro buscar uma consulta com um fisioterapeuta e conversar para que consigas entender o que está acontecendo com a região da lesão.
O termo tendinite (inflamação do tendão) vem sendo subistituido pelo termo tendinopatia (patologia do tendão), pois nem sempre o processo inflamatório está associado, especialmente em casos subagudos e crônicos. O tempo de recuperação do tendão é de 8 a 12 semanas, devendo ser realizado com exposição gradual a carga para remodelação do tecido, tratamentos passivos, terão pouco ou nenhum efeito adicional na recuperação. É importante procurar um fisioterapeuta capacitado para que elabore um programa de exposição gradual à carga.
Se conseguir identificar qual causa e desequilibrio que está levando a sobrecarga do fibular (dentro da atividade que você começou a sentir dor), com certeza a recuperação é rapida. O que não pode, é parar de fazer as atividades pra sempre ou esperar a dor passar e depois voltar a fazer tudo como antes. Desse jeito vira um ciclo de dor eterno.
Impossível prever sem avaliar.
Uma tendinite pode ter inúmeras causas. Inclusive pode ter causas repetitivas, onde, se nao cessar o estímulo não terá melhora.

Especialistas

Laura De Paula Machado

Laura De Paula Machado

Homeopata

Belo Horizonte

Marcelo D'Amado

Marcelo D'Amado

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Larissa Maria Oliveira Gonzaga

Larissa Maria Oliveira Gonzaga

Reumatologista

Montes Claros

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 122 perguntas sobre Tendinite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.