Quanto tempo dura os efeitos colaterais do desmame da paroxetina?

3 respostas
Quanto tempo dura os efeitos colaterais do desmame da paroxetina?
A suspensão da paroxetina deverá ser gradual para evitar os sintomas de retirada (como tontura, náuseas, inquietação, intolerância à luz, alteração do sono, entre outros). Normalmente são transitórios e desaparecem em alguns dias (geralmente 5-7 dias). Sugiro entrar em contato com seu médico se piora da intensidade dos sintomas ou na manutenção dos mesmos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente, fala-se em "efeitos colaterais" quando se está usando uma medicação e não quando ela está sendo suspensa. O efeito colateral é "colateral", porque a droga tem um efeito terapêutico, desejado e efeitos "ao lado" deste (e, portanto, colaterais), que podem ou não ser desejáveis. Assim, não é possível ter "efeitos colaterais" de algo que foi suspenso, pois não há algo no organismo para causar este efeito. Neste caso, fala-se em "síndrome de retirada". A paroxetina é uma medicação que deve ser suspensa devagar, para tentar prevenir uma síndrome de retirada, que pode levar a ansiedade, inquietação, insônia, entre outros sintomas desagradáveis. A síndrome de retirada dura poucos dias, não costumando ultrapassar uma semana. Como ela é muito desagradável, convém falar com o médico prescritor, para verificar a possibilidade de uma reintrodução provisória do remédio ou outra medida para diminuir o sofrimento.
So' acrescentando, algumas pessoas podem experimentar os sintomas de retirada da paroxetina por periodos maiores, eu ja tive casos de pacientes que tinham sintomas incomodos ate 2-3 semanas depois. Depende muito de variacoes individuais e da dose que estava sendo utilizada, e , como o colega descreveu acima, a velocidade da retirada tambem pode minimizar ou acentuar esse desconforto. A boa noticia e' que vai passar. Completamente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1332 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.