Quanto tempo demora pra passar os efeitos de retirada do escitalopran? Fiz a redução das doses assim

3 respostas
Quanto tempo demora pra passar os efeitos de retirada do escitalopran? Fiz a redução das doses assim como pedido pelo meu médico. Mas mesmo assim agora no momento de retirada ainda estou sentindo tontura e enjoo. Quanto tempo demora?
Primeiramente, retirada de escitalopram não costuma causar os efeitos que cita. Há pessoas que não sentem nenhum sintoma, quando se tira a medicação. Naquelas que sentem depende da dose que tomava e de características individuais, assim como da velocidade da diminuição. "Tontura" é uma palavra imprecisa, que as pessoas usam para denominar sintomas distintos como vertigem, sensação de mundo rodando, sensação de cabeça oca, vista turva, sensação de estar "andando sobr nuvens" etc. Assim, somente com base neste termo, não é possível correlacioná-lo a nenhuma causa. Em relação ao "enjoo", geralmente as pessoas usam esta palavra para denominar náuseas, aquela sensação de que a pessoa está prestes a vomitar. Este é um sintoma relativamente comum no início do tratamento (e não na retirada) com remédios do grupo do escitalopram e costuma desaparecer após alguns dias ou poucas semanas de uso. Deve-se pensar na possibilidade, por outro lado, de o que sente serem sintomas físicos de ansiedade, algo que o escitalopram costuma tratar e, quando ele é suspenso, pode voltar. Fale com seu/sua psiquiatra, que conhece pessoalmente os detalhes de seu caso e de seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na psiquiatria é difícil precisar quanto tempo demora os efeitos colaterias da retirada, vai ser sempre individual, depende de pessoa para pessoa.
Olá, todos estes efeitos que você apresenta podem estar todos relacionados a descontinuação do Escitalopram. Os sintomas de retirada dessa medicação iniciam-se 2-3 dias após parar o uso da medicação e normalmente duram 1-2 semanas. Sempre importante que essa retirada ou troca de medicações sejam feitas de forma lenta e gradual, o que diminui bastante a chance de ocorrer tal desconforto. Em alguns casos podem ser necessárias medicações adjuvantes para controle desses sintomas, principalmente se houver uso prolongado e histórico de maior sensibilidade a medicações.
Caso os sintomas persistam por um tempo maior que o esperado (2 semanas) ou ainda tenha dúvidas, sugiro que retorne ao seu médico para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança nesse processo delicado. O profissional deve fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação, prezando por uma boa Aliança Terapêutica e um tratamento de excelência.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2126 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.