Quanto tempo demora para o luto passar? Faz 2 anos que perdi meu pai e ainda sinto como se meu cora

20 respostas
Quanto tempo demora para o luto passar?
Faz 2 anos que perdi meu pai e ainda sinto como se meu coração estivesse sendo arrancando do meu peito todos os dias
Não consigo dormir, penso o tempo todo nele. Em tudo que eu queria poder dizer, em como eu poderia ter aproveitado mais a presença dele
Quanto tempo dura?
Olá! Primeiramente gostaria de te falar que sinto muito por você estar sofrendo, pois é realmente muito doloroso lidar com a perda de alguém querido. Respondendo a sua pergunta, é difícil precisar o tempo do luto, pois isso depende muito do tipo de relação que você tinha com a pessoa e também da forma como ocorreu a morte. Outro fator importante é que cada indivíduo responde de diferentes maneiras a uma mesma situação e isso também acontece no processo de luto. Portanto, somente um profissional da área da psicologia poderá te auxiliar a entender melhor suas emoções e dar um novo significado a tudo o que aconteceu no passado. Uma questão muito importante com relação ao luto é que não temos a chance de mudar o que passou, mas podemos transformar os pensamentos e emoções com relação aos fatos e viver melhor no momento presente.
Espero ter ajudado
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Olá! Receba o meu acolhimento, sinto muito que esteja se sentindo assim!

Lidar com a perda de um ente querido, como a de um pai, é uma experiência profundamente pessoal e pode variar enormemente de pessoa para pessoa.

Não existe um prazo definido para o luto passar, e muitas vezes ele não "passa" completamente, mas se transforma e se integra na vida de uma maneira diferente ao longo do tempo.

Para algumas pessoas, os sentimentos mais intensos de dor e tristeza podem começar a diminuir após alguns meses ou um ano, no entanto, é comum que o luto profundo persista por mais tempo, especialmente quando a perda é de alguém tão próximo e significativo.

No seu caso, sentir uma dor intensa dois anos após a perda do seu pai não é incomum. O luto pode ser um processo muito longo e é importante reconhecer e aceitar que cada pessoa tem seu próprio ritmo para lidar com essa dor.

Vou deixar alguns pontos pra você refletir

1. **Processo Individual**: Cada pessoa tem um ritmo diferente para processar a perda. Algumas pessoas podem sentir uma melhora significativa após um ano, enquanto outras podem levar mais tempo.

2. **Ciclos de Luto**: O luto não é linear. Pode haver momentos de melhora seguidos por recaídas de tristeza intensa, especialmente em datas significativas como aniversários ou feriados.

3. **Apoio**: Procurar ajuda pode ser crucial. Grupos de apoio, terapia ou conversar com amigos e familiares podem proporcionar conforto e novas perspectivas sobre a sua dor.

4. **Autocuidado**: Cuidar de si mesmo é fundamental. Atividades que promovem o bem-estar físico e emocional, como exercícios, hobbies e tempo na natureza, podem ajudar.

5. **Permissão para Sentir**: Permita-se sentir a dor sem se culpar por isso. O luto é uma resposta natural à perda.

Se a intensidade da dor e os sintomas como insônia e pensamentos obsessivos persistirem sem melhora, considerar procurar a ajuda de um psicólogo (a) especializado(a) em luto pode ser benéfico. Juntos vocês poderão traçar estratégias específicas para lidar com a dor e te ajudar a encontrar uma maneira de seguir em frente sem esquecer a memória de seu pai.

Lembre-se de que o luto é um processo e não há um caminho certo ou errado para percorrê-lo.

Seja gentil consigo mesmo e busque o apoio que precisa para navegar por esse período difícil.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! O tempo de elaboração do luto costuma ser de 3 a 6 meses. Quando passado esse tempo, como no seu caso, seria muito importante buscar ajuda profissional que te ajude a elaborar esse luto. Essa situação gera um vazio, muito importante ressignificar ate por toda a historia que você viveu com seu pai. A disposição.
Olá, sinto em ouvir que está sofrendo, desejo meus pêsames. Quanto a sua pergunta, não existe um período correto para o luto, depende de cada pessoa. O luto possui fases que podem ocorrer separadas ou juntas, precisa identificar em qual fase você está e te auxiliar a passar por ela. A falta que uma pessoa especial faz não deixa de existir, mas a saudade não pode ser dolorosa e nem causar sofrimento. O que deve ficar são as lembranças de momentos felizes e do amor que tínhamos por aquela pessoa. Não se culpe ou pense que você poderia ter aproveitado mais tempo, mas pense na qualidade que foram esses momentos. Estar junto por muito tempo não quer dizer que esse tempo foi de qualidade ao lado da pessoa. Reflita sobre a qualidade de cada momento ao lado do eu pai e perceberá como foi bom cada segundo ao lado dele.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Olá! Sinto muito por você perder uma pessoa especial para você. Não existe um tempo certo para super um luto. Não há como esquecer ou superar, esse não é o objetivo do luto e sim precisa se aprender a viver com esse vínculo físico que não existe mais. Uma perda e um luto tem vários significados. Como o luto será vivido depende de cada vínculo que se rompeu. O luto é um processo não linear e imprevisível, vão ter momentos em que você vai está ali na areia, em terra firme, conseguindo seguir em frente e de repente vem uma onda (lembranças, memórias) que te leva lá para o fundo do mar! Se você sente que na maioria do tempo está no fundo do mar, seria interessante pensar em um espaço para você poder falar sobre isso!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá. Sinto muitíssimo pela sua perda.
Não existe um tempo exato para a eloboração de um luto, mas no seu caso, talvez seja necessário passar por um psicólogo. Dois anos é tempo suficiente para conseguir voltar as suas atividades normais e já ter ressignificado a perda, em algum grau, não é esquecer a pessoa e não mais sofrer, mas trazer um novo sentido para esse momento difícil.
Fica bem!
Olá, Meus sentimentos pela perda de seu pai. A ausência dói, e o luto é experienciado de muitas formas, e sobretudo é algo subjetivo em tempo e intensidade. Seu relato demonstra o sofrimento que isso tem lhe causado, e muito mais que delinear ou estabelecer um prazo ou algo assim, é olhar para esse sofrimento, essas memórias e todo esse afeto. Reitero as palavras das outras profissionais no sentido de uma busca de um encontro terapêutico para você, que surjam ressignificações importantes e de autocuidado.
Olá, sinto muito por sua perda e sua dor. Entendo que desejaria não sentir o que sente, imagino o quanto esteja sendo difícil seu dia a dia.
Bom, não temos o prazo exato, mas, temos pesquisas e protocolos de como lidar com o luto de forma saudável e, talvez seja importante você consultar com Psicóloga para te auxiliar nesse processo difícil.
Você não precisa passar por isso sozinha, sem auxílio profissional. Estou à disposição, abraço.
Olá, primeiramente Sinto muito pela sua perda. É comum que sentimentos intensos de tristeza e saudade persistam por um tempo após a perda de um ente querido, mas quando esses sentimentos se tornam esmagadores e interferem significativamente na sua vida diária por um período prolongado, podemos estar diante de um quadro chamado de luto patológico. Os sintomas que você descreveu, como a insônia persistente, pensamentos intrusivos sobre o seu pai e a sensação constante de perda, são indicativos de que você pode estar enfrentando esse tipo de luto. Um psicólogo pode ajudá-lo a processar seus sentimentos de maneira saudável e a desenvolver estratégias para lidar com a dor. A terapia cognitivo-comportamental e a terapia de aceitação e compromisso são abordagens que têm demostrado eficácia no tratamento do luto patológico.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Olá! O luto, assim como outros processos psíquicos, é muito pessoal e não tem uma duração padrão estabelecida. O que podemos avaliar é a persistência da profundidade do enlutamento após um período maior de tempo, que parece ser seu caso. Temos várias fases não-lineares para processar o luto, e se ele não ameniza com um período maior, é importante e indicado investigar num processo psicanalítico porque o afeto persiste numa fase mais melancólica, buscando assim a sua própria invenção para caminhar rumo à aceitação. Fico à disposição!
Olá, sinto muito pela sua perda!
Sobre o luto, sua passagem não é medida pelo tempo e sim por outras marcadores: como era sua relação com a pessoa? que função ela tinha na sua vida? como vc lidou e está lidando com a ausência? qual a dificuldade em seguir com a vida?
Creio que são questões boas, que trabalharia no consultório com vc, para que vc possa enfim viver com menos sofrimento
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Lamento muito pela sua perda e pela dor que você está enfrentando. O processo de luto é altamente individual e não existe um prazo fixo para que ele passe completamente. Cada pessoa lida com o luto de maneira única e o tempo necessário para se recuperar pode variar.
É importante lembrar que o luto não tem uma linha reta de progresso. Pode haver momentos em que a dor parece mais intensa e outros em que parece mais suportável. É normal sentir uma série de emoções complexas, como tristeza, raiva, culpa e saudade.
O luto é um processo de adaptação à perda e pode levar tempo para aceitar e encontrar uma nova maneira de viver sem a pessoa amada. Algumas pessoas podem encontrar conforto em compartilhar suas emoções com amigos, familiares ou em grupos de apoio. Outras podem buscar ajuda profissional, como terapia, para ajudá-las a lidar com o luto.
Não há uma resposta exata para quanto tempo o luto dura, mas com o tempo e o apoio adequado, muitas pessoas conseguem encontrar maneiras de honrar a memória de seus entes queridos e reconstruir suas vidas. Se você está encontrando dificuldades significativas em lidar com a perda de seu pai, considerar buscar apoio de um profissional de saúde mental pode ser uma opção valiosa para você.
Seja gentil consigo mesma e permita-se passar pelo processo de luto no seu próprio tempo. Espero ter ajudado, abraços!
Olá. Sinto muito pela sua perda. O luto é um processo muito doloroso e difícil de ser vivido, por isso, não existe um tempo certo para elaboração, mas todo sofrimento intenso que seja complexo para lidar sozinho(a) é um sinal que está sendo necessário acolhimento e cuidado. O trabalho analítico pode te ajudar nessa tarefa de desenvolvimento de estratégias para que consiga investir o afeto que era destinado ao seu pai em outras relações, criações, enfim na reconstrução do sentido de vida para você, após essa grande perda. Diante disso, aconselho que busque um psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Como os colegas disseram, não existe um tempo pré definido, depende muito de como você lida com ela. Se em 2 nos sua dor e sofrimento continua igual, procure uma ajuda psicológica para te ajudar a elaborar melhor esse seu quadro. A lembrança sempre ficará mas não o sofrimento e nem a sensação de vazio. Fique bem!! Qualquer dúvida pode perguntar.
Olá! Parece que a perda do teu pai o tornou intensamente presente dentro de ti e o que te tortura seria a culpa por não ter feito e dito algumas coisas a ele, como se lamentasse a perda da convivência e troca com ele. Mas talvez estas sensações te tirem do momento presente, te deixando no lá então e não no aqui e agora. Assim, seria o duas vidas não vividas. Penso que isto está te cansando e precisa elaborar estes pensamentos que te acompanham e preenchem o vazio deixado pela perda. Se não tem conseguido sozinha, importante ser acompanhada por um espaço que possa falar, ser acolhida na tua dor e ressignificar tuas faltas. Busque um tratamento psicanalítico para organizar isto que te passa.
Olá. O luto é uma experiência singular, portanto não é possível definir tempo para que ele acabe. Tudo depende do apego que vocé tinha, da forma como se estabeleceu vínculo, se a relação era ou não satisfatória, se houve algum tempo de preparação, ainda que ele não dê conta do luto, mas de alguma forma permita que o organismo imagina o que pode estar por vir ou não, se a morte foi inesperada e outras infinidades de possibilidades.
Talvez, você esteja falando de sentir algum alivio, de conseguir se conectar com a vida, de já poder sentir sobre seu pai sem essa dor tão expressiva e dilacerante.
Recomendo que busque psicoterapia e trabalhe para elaborar o seu luto, respeitando o tempo, ritmo para lidar com cada fase que precisar ultrapassar.
Olá, a psiquiatria estipula uma média de três meses para o processo de luto, após esse tempo,entende-se que se trata de um quadro depressivo. Te aconselho a procurar uma avaliação psiquiátrica e caso não faça, que possa fazer terapia, pois o luto é necessário ser elaborado da melhor forma e com acompanhamento psicoterapêutico.

Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 220
O luto é necessário e serve para que possamos abrir e perceber o espaço que irá ficar vazio. Sim, isso dói, mas é a partir desta vivência que poderemos em algum momento liberar um novo espaço para a continuidade na vida.
Há aí um parceiro inseparável: o tempo. O problema é que o tabu anda acelerando ou ditando prazos para o luto de uma pessoa. Não julgue seu tempo de luto, cada um tem o seu. A psicoterapia irá ajudar você neste período.
Boa tarde,
Respondendo a sua colocação. O luto é um período de tristeza que deve ser vivenciado devido a uma perda. Porém, o limite para tal são até quinze dias. Após, chama-se depressão. Procure um psicólogo experiente para lhe ajudar a enfrentar e ressiguinificar e retornar a sua vida normal
O luto é uma experiência profundamente pessoal e não existe um prazo fixo para sua duração. A dor da perda pode variar muito de pessoa para pessoa, e a intensidade e duração do luto são influenciadas por diversos fatores, incluindo a relação que você tinha com seu pai, suas experiências de vida anteriores, seu apoio social, e sua própria capacidade de processar emoções e eventos traumáticos.

É normal, mesmo anos após uma perda, ter momentos em que a dor parece tão intensa quanto no início. Sentir como se o coração estivesse sendo arrancado todos os dias e ter dificuldades para dormir são sinais de que você ainda está profundamente envolvido no processo de luto. Pensar no seu pai frequentemente e refletir sobre o que poderia ter sido diferente são também aspectos comuns do luto.

Como o Luto Evolui
Fases do Luto: Tradicionalmente, o luto é descrito como um processo que inclui várias etapas, como negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. No entanto, na realidade, o luto raramente segue um padrão linear ou previsível. É comum passar por essas etapas em ordens diferentes ou experienciar algumas delas várias vezes.

Luto Prolongado: Se os sentimentos de luto são tão intensos que impedem suas atividades diárias e afetam sua capacidade de funcionar, você pode estar passando por um luto prolongado ou complicado. Isso é caracterizado por uma dor persistente que não melhora com o tempo e impede a pessoa de retomar sua vida.

Estratégias para Gerenciar o Luto
Terapia: Considerar terapia com um psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode ser extremamente útil. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar seus sentimentos, lembrar de seu pai e encontrar maneiras de lidar com a dor.

Expressão Emocional: Encontre maneiras de expressar suas emoções, seja através da escrita, da arte, da música ou falando sobre seu pai com amigos e familiares que entendam sua perda.

Rituais e Lembranças: Alguns acham conforto em rituais ou em manter viva a memória de seus entes queridos, como dedicar um espaço em casa com fotos e objetos que eram importantes para a pessoa ou participar de atividades que seu pai gostava.

Cuidado Pessoal: É importante cuidar de sua saúde física e mental. Tente manter rotinas regulares de sono, alimentação saudável e atividade física.

Grupos de Apoio: Participar de um grupo de apoio para enlutados pode ajudar a compartilhar sua experiência com pessoas que estão passando por situações semelhantes, oferecendo compreensão e apoio mútuo.

Considerações Finais
O luto é uma jornada pessoal e única, e "deixar passar" não significa esquecer quem você perdeu, mas sim encontrar um modo de continuar vivendo com a lembrança e o amor que permanecem. Não hesite em procurar ajuda profissional se sentir que está tendo dificuldades para lidar com seu luto de maneira saudável.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!