Quanto tempo costumam durar os efeitos colaterais da Venlafaxina? No início do tratamento tive vário

2 respostas
Quanto tempo costumam durar os efeitos colaterais da Venlafaxina? No início do tratamento tive vários efeitos colaterais, alguns já estão se amenizando, mas outros persistem. A constipação, sonhos anormais e anorgasmia continuam mesmo com 45 dias de tratamento. Esses efeitos serão constantes enquanto eu continuar o tratamento? (Tomo venlafaxina, bupropiona e lítio. Não sei se essa informação é relevante.)
O tempo necessário para a melhora ou desaparecimento dos efeitos colaterais é variável, podendo demorar dias, semanas, meses ou mesmo permanecer. De modo geral, a evolução é esta mesma que menciona - alguns melhoram mais rápido e outros mais devagar ou mesmo permanecem. Sonhos anormais costumam desaparecer mais rápido, se não houver aumentos de dose. Constipação, um efeito que não é tão frequente, pode demorar mais a melhorar ou permanecer e a anorgasmia frequentemente permanece. Fale com seu médico, para com ele verificar se a origem de suas queixas está na venlafaxina ou é outra (ou, mesmo, não somente na venlafaxina) e para que ele possa orientar as melhores condutas para lidar com elas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os efeitos colaterais da venlafaxina, assim como de muitos antidepressivos, podem variar em duração e intensidade de pessoa para pessoa. É comum que alguns efeitos colaterais diminuam nas primeiras semanas de tratamento, à medida que o corpo se ajusta ao medicamento. No entanto, alguns efeitos podem persistir por mais tempo.

Constipação: Este é um efeito colateral comum e pode persistir, mas muitas vezes pode ser gerenciado com ajustes na dieta, aumento da ingestão de líquidos e atividade física. Em alguns casos, o uso de laxantes sob orientação médica pode ser necessário.


Sonhos Anormais: Sonhos vívidos ou anormais são relatados por alguns pacientes e podem persistir, mas muitas vezes tornam-se menos frequentes com o tempo.


Anorgasmia: A dificuldade em atingir o orgasmo é um efeito colateral conhecido dos antidepressivos, incluindo a venlafaxina. Este efeito pode persistir, mas algumas pessoas encontram alívio com ajustes na dosagem ou mudanças no regime de medicação.

A combinação com bupropiona e lítio é relevante, pois cada medicamento pode contribuir para os efeitos colaterais gerais e pode influenciar a resposta ao tratamento. A bupropiona, por exemplo, é às vezes usada para mitigar os efeitos sexuais adversos de outros antidepressivos.

É importante discutir esses sintomas persistentes com seu médico. Eles podem considerar ajustar a dosagem, mudar a medicação, ou adicionar tratamentos para ajudar a gerenciar os efeitos colaterais. Além disso, a avaliação contínua do seu regime de medicação pode garantir que você esteja recebendo o máximo benefício com o mínimo de desconforto.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1082 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.