Quanto tempo após a refeição posso ingerir açúcar para evitar picos de insulina?

5 respostas
Quanto tempo após a refeição posso ingerir açúcar para evitar picos de insulina?
Desconheço o seu quadro clínico, mas o açúcar em qualquer momento vai gerar pico de insulina. Quanto maior a quantidade ingerida, maior o pico. O açúcar pode até ser incluído de maneira individualizada na rotina. O ideal é procurar um profissional para criar uma estratégia adequada para você atingir seu objetivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai? Para evitar picos de insulina após uma refeição, o ideal é dar ao corpo um tempo para processar o que você comeu. No entanto, mais importante do que o tempo, é a qualidade do que você ingere. Quando comemos carboidratos, como açúcares simples, sem outros macronutrientes como proteínas ou gorduras, o corpo tende a absorvê-los rapidamente, o que pode gerar um aumento brusco de glicose e, consequentemente, de insulina.

Por isso, uma forma mais equilibrada de lidar com o açúcar é garantir que, quando o consumir, ele venha acompanhado de outros nutrientes. Por exemplo, ao ingerir uma sobremesa junto com uma refeição que inclua proteínas, gorduras saudáveis e fibras, a absorção do açúcar será mais lenta, o que ajuda a evitar esses picos. Dessa forma, o foco deve estar menos em "quando" consumir e mais em "como" equilibrar os nutrientes, já que o corpo responde melhor quando recebe alimentos de forma harmoniosa e balanceada.
Olá, tudo bem? Seria necessário entender se você apresenta diabetes ou não e qual a sua alimentação habitual. De forma geral é importante você saber que o consumo isolado de doces, refrigerantes, bebidas doces, chocolates, bolachas, vai afetar sua glicemia, o que a depender de seu estado de saúde pode trazer consequência mais graves. A sugestão é que o consumo de açúcar (carboidratos) não seja feito de forma isolada. Por exemplo, uma sobremesa após o almoço, uma fatia de bolo com um copo de leite, doce de frutas com uma fatia de queijo, iogurte e geleia de frutas sem adição de açúcar. Lembrando sempre que diabético ou não, é importante que você tenha uma alimentação saudável e equilibrada sempre, para evitar picos de glicemia. Estou a disposição, caso queira agendar uma consulta.
Neste caso, a pergunta mais ideal seria 'porque consumir açúcar depois do almoço?' De qualquer forma, o consumo de açúcar vai aumentar os níveis de insulina ou até mesmo a taxa de glicemia sanguínea. O importante, neste caso, é entender qual a necessidade de consumir este açúcar e se não há outros alimentos que podem suprir esta necessidade "obscura" pelo açúcar. Antes de qualquer coisa, as taxas de sangue precisam ser levantadas para obter uma melhor orientação e condutas a serem tomadas. Procure sempre um especialista para ajudar neste processo.
Olá! Primeiro, é importante avaliar seus exames e verificar seu quadro clínico geral, verificando se existe um processo de resistência à insulina ou cuidados especiais. Contudo, em situações normais, deixar para utilizar alimentos que possuam açúcar após as grandes refeições, especialmente ricas em fibras (refeições com feijão, salada, legumes) e proteínas pode ser uma boa estratégia, já que estes nutrientes citados vão retardar a digestão e absorção dos carboidratos após a refeição. A insulina certamente subirá pelo simples fato de você ter se alimentado, mas o açúcar será digerido e absorvido mais lentamente junto à refeição, o que evitará picos agudos e abruptos de insulina, como quando consumimos o açúcar mais isoladamente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.