Quando vou fazer uma apresentação na sala de aula, minhas pernas tremem descontroladamente, a ponto

16 respostas
Quando vou fazer uma apresentação na sala de aula, minhas pernas tremem descontroladamente, a ponto de dar algumas tonturas. O que pode ser?
Olá. O que você descreveu pode ser uma crise de ansiedade. Ela está ligada ao medo de se expor, de falar em público. Esse medo é muito comum.
Caso tenha interesse procure um psicólogo para te ajudar a lidar com essa situação para que você consiga se sair melhor nas próximas vezes.
Sucesso.

Pela descrição aparenta ser uma crise de ansiedade. Acredito que possa ser importante observar se os sintomas de ansiedade só aparecem diante do evento de apresentar um trabalho ou se você observa sintomas como taquicardias, falta de ar, tremor em outras situações do seu dia a dia.

O profissional de psicologia pode te ajudar a lidar melhor com esses sintomas.
Bom dia! Seu relato condiz com a sinais de ansiedade. A ansiedade pode se apresenta de formas variadas como tremores, sudorese excessiva, batimentos cardíacos acelerados, tontura, preocupação excessiva, dentre outras formas de apresentação. Pode ser importante a busca de um profissional de Psicologia para te auxiliar a entender o que causou e o que mantêm esse problema e também te ajudar a manejar essa dificuldade.
Olá! Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos, fraqueza muscular ou cansaço físico. No seu caso em especifico você relata a questão da apresentação em sala de aula, o que pode ser um fator estressante. Para a psicanálise, a ansiedade é definida como uma tentativa do sujeito de encontrar solução para seus conflitos psíquicos, por isso, as pessoas com esse tipo de transtorno evita situações temidas ou as suportam com muito medo e insegurança. Busque um profissional da área psicológica para te auxiliar nesse processo no qual você precisa se expor, terapia é indispensável.
Bom dia.
A princípio parece ser uma crise de ansiedade, a terapia pode te ajudar a entender os sintomas e as causas.
Olá! Infelizmente não tem uma resposta direta e única para sua pergunta. Iniciar um processo terapêutico lhe ajudará a agir nas causas que estão fazendo aparecer esses sintomas, assim você conseguirá resultados mais satisfatórios.
Olá, você pode estar passando por um estresse, que é uma resposta física a um estímulo Nosso corpo reage, por defesa, ou instinto, e libera substâncias químicas como adrenalina para preparar o corpo para uma ação física de defesa. Isso é comum ocorrer. Apresentar algo na frente de todos, pode ser um desafio e pode gerar ansiedade, que é "viver" antes um evento que ainda não aconteceu. Se isso vem se repetindo, pode ser a hora de buscar ajuda psicológica para tratar os sintomas do estresse e da ansiedade.
Parece uma crise de ansiedade. Você deve ficar muito ansioso com a exposição e isso desencadeia no seu corpo uma grande quantidade de estresse e adrenalina. Isso gera sintomas indesejáveis e desagradáveis, como tonteira, falta de ar, vista turva, aceleração cardíaca e outros, porque seu corpo entende que está numa situação de luta e fuga e por isso descarrega no seu organismo esses hormônios ruins. Procure um psicólogo que ele vai te ajudar a entender esses sintomas e tratar a origem.
Oi! Me parece um início de ataque de ansiedade e de pânico com possível fobia social. O bom disso tudo é que é altamente tratável inclusive com a TCC Terapia Cognitivo Comportamental, linha que trabalho. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá!
De acordo com sua descrição, são sintomas de ansiedade. Vamos compreender ansiedade como um estado negativo, caracterizado por : sintomas físicos, comportamentais, cognitivos e emocionais. Exemplos:
Sintomas cognitivos: pensamentos antecipatórios negativos; pensamentos acelerados;
Sintomas emocionais: medo constante; irritabilidade; "nervosismo"; apreensão;
Sintomas comportamentais: agitação motora; fala acelerada; necessidade de comer (sem ter fome)
Sintomas fisiológicos: Taquicardia; Transpiração; tremores; dessaranjo intestinal.

Como você pode perceber, a ansiedade se dá em quatro níveis. Observe seus pensamentos, suas emoções, suas reações fisiológicas e seus comportamentos quando se sentir assim.
Como outros colegas já apontaram, não é legal ter esta reação diante dos desafios da vida, pois para além dos sintomas, a ansiedade traz umimpacto para sua saúde e qualidade de vida.
Procure uma psicóloga, ela poderá ajudar você!
Olá! Quando a gente se expõe ficamos mais vulneráveis, não é mesmo?! O outro pode tecer elogios ou te colocar no banco dos réus. O importante é conquistar alguma autonomia, aquela segurança básica pra não se deixar levar de antemão pelo julgamento alheio. Sentindo-se frágil nessa e em outras situações, você fica sem chão, e a ansiedade é um sintoma dessa fragilidade que vc precisa construir. Te ajudei?
Olá , essas sensações extremamente desagradáveis , vai impossibilitando vc de dar o seu melhor , gerando muito desconforto e precisam ser tratadas . Isso que chamamos de Ansiedade , fobia social , precisa avaliar as causas , e os gatilhos que estão provocando tudo isso .Estou a disposição .
Olá, como já foi descrito pelos colegas, é provável que nesses momentos de exposição, você pode ter uma crise de ansiedade, pânico. É muito importante entender os fatores que causam esse desconforto e os gatilhos decorrentes. Sugiro que você busque uma psicoterapia para entender, analisar e buscar o alivio desses sintomas. Estou a disposição.
Olá! Os sintomas que relata estão relacionados à ansiedade que geralmente ocorre antes de eventos, medo do futuro. É natural desde que não o paralize. Nestes casos mais intensos e frequentes o ideal é buscar a ajuda de profissionais de psicologia para compreender a causa e tratar, alcançando um melhor desempenho e qualidade de vida. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá, inicialmente sinto muito por essa situação que aparentemente é algo recorrente, mas com essas informações que você disponibilizou ao que parece são sintoma de ansiedade ou um quadro de estresse que podem estar ligados a uma vivencia nova ou algo que tenha acontecido a mais tempo, mas é relativamente comum o receito de falar em publico, no seu caso a psicoterapia iria te ajudar a construir estratégias para lidar com essas ocasiões.
Olá. O que você está descrevendo parece ser um caso de ansiedade e nervosismo intenso, algo comum em situações de falar em público. A ansiedade pode causar uma série de sintomas físicos, como tremores, tonturas, aumento da frequência cardíaca e suor excessivo. Sugiro que você procure a orientação de um psicólogo para desenvolver auto-conhecimento e estratégias mais específicas além de suporte emocional. Sempre à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!