Quando uma pessoa precisa medir a temperatura corporal e na axila dá 36.5 e na boca dá 37.7. A pesso

1 respostas
Quando uma pessoa precisa medir a temperatura corporal e na axila dá 36.5 e na boca dá 37.7. A pessoa tem que dar atenção a temperatura axilar ou bucal? Tipo, a temperatura bucal de 37.7 é considerada febre? Porque as temperaturas são diferentes?
A febre pode ser medida na boca, axila ou reto usando termômetros de contato direto com a pele. Atualmente é comum a utilização de termômetros infra vermelhos que medem a temperatura na testa ou na membrana do ouvido.
Os estudos mais apurados mostram que o local de medição mais fidedigno com a temperatura interna é o reto. Seu uso é mais comum nos Estados Unidos e quase não utilizada na Brasil.
A temperatura da boca tende a ser um pouco mais baixa do que a do reto, principalmente devido a respiração, mas pode ser influenciada pelo consumo de bebidas quentes ou frias antes da medição. Já a da axila pode ter interferência com o posicionamento do termômetro e acabar assim sendo influenciada pela temperatura do ambiente.
Os termômetros infra vermelhos (com ou sem contato) podem sofrer com imprecisão devido a má qualidade do equipamento, porém há no mercado termômetros cada vez mais precisos e acurados. Exposição ao sol também pode influenciar na medida da temperatura por termômetro infra vermelho.
Dito isto, a medida mais confiável é a retal, seguida da oral. A temperatura axilar pode ser usada sem problemas desde que seguida a técnica correta, garantindo que o termômetro esteja em contato direto com a axila. Os termômetros infra vermelhos também podem ser usados desde que se respeite as instruções do fabricante. A maioria orienta apontar o sensor para o meio da testa a uma distância que pode variar conforme o produto.
Apesar dos limites variarem durante o dia e com a idade, costumamos definir febre como temperatura acima de 37,7o C.
Na dúvida, melhor procurar um médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.