Quando uma pessoa é considerada um viciado?

10 respostas
Quando uma pessoa é considerada um viciado?
O termo Viciado é preconceituoso e não deve ser usado. Prefiro falar que tal pessoa tem dependência em relaçao a determinada droga.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É uma linha muito tênue, o consumo "recreativo" e o consumo dependente. Vale lembrar que o fator que devemos nos atentar é em relação ao prejuízo , seja ele; financeiro,afetivo e profissional que o indivíduo esta tendo pelo uso da substancia.Esse é um importante fator que serve para a mensuração do tipo de uso de determinada substancia.
Existem os dependentes quimicos de drogas licitas e dependente quimicos de drogas ilicitas. O viciado tratado dessa forma pelo senso comum é aquele que afastou -se de sua vida produtiva e entregou-se definitivamente à droga por motivos psicologicos.O uso abusivo de substância quimica de certa forma causa ao longo do tempo uma dependencia quimica. Qualquer droga! principalmente o àlcoo lque é droga socialmente aceita e tratada como prática sociall Deve-se iniciar uma escuta da historia de vida desse paciente atraés de uma psicoterapia caso ele aceite!!!
Olá!
Existem critérios diagnósticos para poder avaliar a dependência de substâncias de qualquer indivíduo. O recomendável é que seja um profissional especialista na área para fazer esta avaliação porque é preciso colher muitos dados da história de vida da pessoa e não , apenas, uma avaliação subjetiva. É muito importante este diagnóstico para a melhor indicação de tratamento.
abs
O que precisa ser avaliado, clinicamente para se constatar se a pessoa passou para fronteira tênue da dependência química dentre os critérios diagnósticos é analisar até que ponto está atrapalhando o seu dia à dia como o seu trabalho por exemplo. Baseado em sua história de vida colhida através de uma anamnese clinica apurada aliando à uma avaliação mais subjetiva deste psiquismo só aí para se constatar ou não a dependência de alguma substância psicoativa.
O usuário de drogas pode passar por 4 fases:
- Uso experimental;
- Uso regular;
- Uso problemático/abusivo;
- Dependência.
Dificilmente o indivíduo chega a ultima fase, mas quanto ocorre, pode ser percebido por algumas características, tais como: inabilidade para reduzir ou parar o consumo, consumo em quantidade maiores do que o intencionado (falta de controle), muito tempo gasto em atividades para a obtenção da droga, uso continuado apesar dos possíveis problemas que a droga pode estar lhe causando (problemas sociais, de saúde, familiar e/ou no trabalho).
Quando ele passa a não ter mais o autocontrole, na limitação do uso. Passa a se tornar "refém", pela substância química, a qual faz uso.

Atenciosamente,

Gustavo Figueirêdo.
De modo geral não se utiliza esse termo "viciado" na medicina e na saúde mental. Esse termo está associado a um problema moral. O viciado é um dependente químico, sendo portanto um portador de uma doença como outra qualquer e não um mal caráter como supõe o senso comum. A dependência química está relacionada à necessidade que o cérebro tem de receber certas substâncias tóxicas devido ao seu constante uso. Devemos separar os diversos tipos de usuários de drogas lícitas (álcool, tabaco, medicamentos psicotrópicos) e usuários de drogas ilícitas (maconha, cocaína, heroína, craque, metanfetamina, etc). O comum entre usuários de drogas lícitas e ilícitas está no seguinte: existem os usuários ocasionais, os usuários que abusam na quantidade mas em períodos espaçados de uso e os usuários frequentes. Os usuários frequentes são considerados como dependentes químicos ou viciados segundo seu dizer e sofrem crises de abstinência quando privados da droga.

Atenciosamente,

Sandro César
Esta avaliação é feita por um Psiquiatra.
Busque um e busque também um psicólogo que trabalhe com terapia cognitivo comportamental para o tratamento.

Obrigado.
Uma pessoa é considerada viciada quando faz uso abusivo de substâncias químicas, intoxicando o organismo. O indivíduo perde o controle em atividades que lhe trazem prejuízos pessoais. Torna-se inábil em vários setores da vida, causando conflitos sociais, familiares, prejuízos à saúde, e para o ambiente de trabalho.
O vício traz uma exclusão social.
Atenciosamente.

Especialistas

Marcos Roberto Viana

Marcos Roberto Viana

Psicólogo

Porto Alegre

Rafaella De França

Rafaella De França

Psicólogo

Recife

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Thiago Alencar de Moura

Thiago Alencar de Moura

Psicólogo

São Paulo

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Abuso de substâncias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.