Quando uma pessoa é considerada um viciado?

10 respostas
Quando uma pessoa é considerada um viciado?
O termo Viciado é preconceituoso e não deve ser usado. Prefiro falar que tal pessoa tem dependência em relaçao a determinada droga.

É uma linha muito tênue, o consumo "recreativo" e o consumo dependente. Vale lembrar que o fator que devemos nos atentar é em relação ao prejuízo , seja ele; financeiro,afetivo e profissional que o indivíduo esta tendo pelo uso da substancia.Esse é um importante fator que serve para a mensuração do tipo de uso de determinada substancia.
Existem os dependentes quimicos de drogas licitas e dependente quimicos de drogas ilicitas. O viciado tratado dessa forma pelo senso comum é aquele que afastou -se de sua vida produtiva e entregou-se definitivamente à droga por motivos psicologicos.O uso abusivo de substância quimica de certa forma causa ao longo do tempo uma dependencia quimica. Qualquer droga! principalmente o àlcoo lque é droga socialmente aceita e tratada como prática sociall Deve-se iniciar uma escuta da historia de vida desse paciente atraés de uma psicoterapia caso ele aceite!!!
Olá!
Existem critérios diagnósticos para poder avaliar a dependência de substâncias de qualquer indivíduo. O recomendável é que seja um profissional especialista na área para fazer esta avaliação porque é preciso colher muitos dados da história de vida da pessoa e não , apenas, uma avaliação subjetiva. É muito importante este diagnóstico para a melhor indicação de tratamento.
abs
O que precisa ser avaliado, clinicamente para se constatar se a pessoa passou para fronteira tênue da dependência química dentre os critérios diagnósticos é analisar até que ponto está atrapalhando o seu dia à dia como o seu trabalho por exemplo. Baseado em sua história de vida colhida através de uma anamnese clinica apurada aliando à uma avaliação mais subjetiva deste psiquismo só aí para se constatar ou não a dependência de alguma substância psicoativa.
O usuário de drogas pode passar por 4 fases:
- Uso experimental;
- Uso regular;
- Uso problemático/abusivo;
- Dependência.
Dificilmente o indivíduo chega a ultima fase, mas quanto ocorre, pode ser percebido por algumas características, tais como: inabilidade para reduzir ou parar o consumo, consumo em quantidade maiores do que o intencionado (falta de controle), muito tempo gasto em atividades para a obtenção da droga, uso continuado apesar dos possíveis problemas que a droga pode estar lhe causando (problemas sociais, de saúde, familiar e/ou no trabalho).
Quando ele passa a não ter mais o autocontrole, na limitação do uso. Passa a se tornar "refém", pela substância química, a qual faz uso.

Atenciosamente,

Gustavo Figueirêdo.
De modo geral não se utiliza esse termo "viciado" na medicina e na saúde mental. Esse termo está associado a um problema moral. O viciado é um dependente químico, sendo portanto um portador de uma doença como outra qualquer e não um mal caráter como supõe o senso comum. A dependência química está relacionada à necessidade que o cérebro tem de receber certas substâncias tóxicas devido ao seu constante uso. Devemos separar os diversos tipos de usuários de drogas lícitas (álcool, tabaco, medicamentos psicotrópicos) e usuários de drogas ilícitas (maconha, cocaína, heroína, craque, metanfetamina, etc). O comum entre usuários de drogas lícitas e ilícitas está no seguinte: existem os usuários ocasionais, os usuários que abusam na quantidade mas em períodos espaçados de uso e os usuários frequentes. Os usuários frequentes são considerados como dependentes químicos ou viciados segundo seu dizer e sofrem crises de abstinência quando privados da droga.

Atenciosamente,

Sandro César
Esta avaliação é feita por um Psiquiatra.
Busque um e busque também um psicólogo que trabalhe com terapia cognitivo comportamental para o tratamento.

Obrigado.
Uma pessoa é considerada viciada quando faz uso abusivo de substâncias químicas, intoxicando o organismo. O indivíduo perde o controle em atividades que lhe trazem prejuízos pessoais. Torna-se inábil em vários setores da vida, causando conflitos sociais, familiares, prejuízos à saúde, e para o ambiente de trabalho.
O vício traz uma exclusão social.
Atenciosamente.