Quando uma pessoa age normalmente, não enxergar nada de estranho (tipo alienígenas), não ouve vozes,

4 respostas
Quando uma pessoa age normalmente, não enxergar nada de estranho (tipo alienígenas), não ouve vozes, mas coloca um esparadrapo na câmera do computador, pois acha que pode ser vigiada, isso é um sinal de que a pessoa pode desenvolver a esquizofrenia?
Dependendo da situação, esse comportamento pode ser considerado desde normal até um delírio persecutório, que tem tanta importância para o diagnóstico de esquizofrenia quanto alucinações. Cabe avaliação especializada, principalmente na presença de outros comportamentos suspeitos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiro, efetivamente lê-se que certos hackers usariam a câmera de um computador para olhar sem serem convidados. Segundo, eu gostaria lhe dar uma resposta um pouco pedagógica e peço a sua compreensão de antemão. O motivo da pergunta parece-me revelar uma relação problemática que você possa ter com a pessoa da qual está falando. Parece que você está procurando uma justificação para diminuir a pessoa, declará-la como diferente ou até doente, enfim, rotulá-la. A psicologia e a psiquiatria nunca deveriam servir para isto. Elas deveriam servir para ajudar a quem precisar de ajuda, não para ajudar outros para classicificar -- a ainda negativamente -- uma outra pessoa. Eu sei que muitas empresas e o sistema judiciário fazem isto, mas este uso da psicologia e da psiquiatria está sendo amplamente criticado por muitos profissionais por ser anti-humanista, além de ser questionável nos seus instrumentos científicos. Espero que você não me leve a mal.
Pode ser compreendido pela lógica ou pode ser um delírio. Recomendo uma avaliação psiquiátrica para este avaliar detalhes deste comportamento, entre outros sintomas.
Se for um dado isolado, pode até ser o sinal de ser uma pessoa atualizada que conhece os reais riscos da internet. Mas, se tem medo de estar sendo vigiada e perseguida o tempo todo, em outros contextos, pode ser bom ser avaliada por um psiquiatra.

Especialistas

Patricia Barradas Batista

Patricia Barradas Batista

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Manuele Eloy

Manuele Eloy

Psiquiatra

Anapu

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.