Quando um paciente tem sindrome de panico e tem esquecimento de memória recente, quanto tempo em média

5 respostas
Quando um paciente tem sindrome de panico e tem esquecimento de memória recente, quanto tempo em média leva para voltar?
Você quer dizer voltar a memória? Outros fatores precisam ser avaliados para entender o que existe por trás dessa perda de memória e assim saber se o caso é reversível ou não

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Síndrome do Pânico se caracteriza por reações extremadas decorrentes do incremento de ansiedade. É frequente o paciente se queixar de dificuldades de manter a atenção (que está voltada, na maior parte do tempo) para os sintomas e para a evitação das situações que podem desencadear uma nova crise. Algumas vezes são relatadas perdas de memória, porém quando não tem causa neurológica, tendem a se reverter com a redução e controle da ansiedade. É muito importante que você converse com seu psiquiatra sobre o que sente e sobre a perda da memória recente. Também se recomenda psicoterapia para o entender e trabalhar melhor os fatores que desencadeiam a ansiedade e as crises.
Provavelmente é que esse problema de memória recente seja devido à ansiedade em si. Pensando no T. Do pânico, não há sequelas cerebrais que envolvam a memória. O tratamento do pânico irá melhorar a ansiedade (claro que pensando na hipótese mais provável do déficit de memória ser secundário a o processo ansioso,
Olá! Quando se tem um diagnóstico de síndrome do pânico, é imprescindível ter um acompanhamento frequente com psiquiatra, pois ele vai poder avaliar se os sintomas estão associados a essa condição ou se tem outra explicação, e encaminhar para outro especialista se necessário. É importante ainda fazer acompanhamento com psicólogo, para diminuir e entender melhor as crises, lidar melhor com elas e diminuir a frequência dos episódios, bem como dos sintomas associados. O tempo de melhora varia muito de pessoa pra pessoa, não é possível determinar!
A perda de memória deve ser melhor avaliada se é consequência da síndrome do pânico ou tem uma causa secundária. Os sintomas da síndrome do pânico costumam diminuir após 2 semanas de tratamento, mas a remissão total pode levar mais de 30 dias, tudo isto deve ser conversado com seu médico assistente

Especialistas

Laura De Paula Machado

Laura De Paula Machado

Homeopata

Belo Horizonte

Karina Marcuci

Karina Marcuci

Psicólogo

Bauru

Milena Tavares Gaspar

Milena Tavares Gaspar

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.