Quando se perde o ânimo dela vida, não vê mais sentido nela, quer dizer que esta depressivo?

7 respostas
Quando se perde o ânimo dela vida, não vê mais sentido nela, quer dizer que esta depressivo?
Hoje em dia está na "moda" falar em depressão quando na verdade pode estar se passando apenas por um momento de tristeza ou recolhimento em busca de elaborar certas questões para elaboração de alguns conflitos internos. Cabe a um profissional escutar o seu caso, suas particularidades, e independente do diagnóstico de depressão ou não, lhe ajudar em lidar melhor com essa desmotivação. Compreenda também que tristeza faz parte da vida, é ilusão essa ideia de felicidade eterna.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode sim ser depressão, mas é preciso uma investigação sobre há quanto tempo se sente assim, o que pode ter motivado esse sentimento.
O importante no primeiro momento é buscar ajuda para entender a raiz dos seus sentimentos e qual caminho se deve seguir para recuperar sua qualidade de vida, a psicoterapia em conjunto com a psiquiatria são importantes para que se ache caminhos para isso.
Pode ser, mas o que isso significa para você? Pela minha experiência clínica, em muitos casos a depressão aparece como consequência de uma sensação de impotência, como se a vida fosse um rolo compressor e as pessoas não pudessem ou não conseguissem fazer nada para reverter essa dinâmica. Mas será que é assim mesmo? Será que esse sujeito em sofrimento não se encontra nessa situação justamente porque de alguma maneira consente com as exigências que lhe chegam? O desafio colocado para o deprimido é justamente sair desse lugar "sem saída" e construir novos caminhos em função de SEU desejo. Para isso é preciso "separar" o que é seu e o que é do outro e se responsabilizar pelas escolhas que o levam ou o levaram a acatar ações que o fazem se sentir acoado. A análise é um lugar para essa reconstrução!
Existem alguns critérios para o diagnóstico da depressão, como uma tristeza intensa por período extenso, perda de prazer pela coisas que antes eram interessantes, dentre outros. Somente um especialista pode dar um diagnóstico. Muitas vezes, o tratamento combinado com os profissionais Psicólogo e Psiquiatra pode ajudar nesses casos. Att Ana Paula Nunes, Salvador BA.
Olá!

Difícil definir ser depressão assim, tão prontamente. Pode ser uma das características dela, mas é preciso avaliar e explorar sua questão em particular, por um profissional adequado. É importante dizer que em momentos da vida é natural pensar que ela não faz sentido, que perde o encanto, pois faz parte de um processo de maturação. Por exemplo, acreditar e ter como base tal pensamento, e em algum momento da vida perceber que esse pensamento, essa forma de ver o mundo não mais serve para nossos propósitos. Um desânimo pode aparecer, por exemplo, por conta de uma sensação de incompletude, que algo falta. Mas existir essa situação pode justamente oferecer oportunidade para o explorar de novas perspectivas, o que pode gerar um "novo" ânimo por conta da caminhada e busca de algo diferente.

Atenciosamente
Psicólogo Leandro Winter
Esse pode ser sim um dos sintomas relacionados a depressão, mas não significa que seja. Se a situação lhe traz sofrimento, procure a ajuda de um Psicanalista na sua região para que possa iniciar um processo de análise.
Olá! Como já disseram, apenas com o que contou não é possível dizer se é uma depressão ou não. Claro, pode ser, mas para isso é preciso mais informações, entender um pouco como e/ou quando começou (há quanto tempo), entre outras coisas. Terapia, mesmo que seja breve, é muito indicado para olhar, entender, resgatar e re-significar o que pode ter ocorrido (ou ainda estar ocorrendo), dando novo sentido a ela.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.